Login

Mecânica W&F Therwil

28 February 2011

O caminho para o sucesso com novos meios. A W&F Mechanik é uma típica empresa suíça de médio porte com 20 funcionários. A região da Basileia, onde Therwil está localizada, é de grande importância econômica, pois também abriga empresas como Endress+Hauser, Novartis, Hoffmann-La-Roche e Ricola.


A empresa W&F Mechanik foi criada em fevereiro de 1980 pelos atuais proprietários Werner Wüst e Edi Flury. O objetivo da empresa era criar um negócio orientado a serviços, no qual todos os tipos de coisas seriam fabricados: desde peças técnicas individuais até montagens completas ou máquinas inteiras para fins especiais. Esse objetivo ambicioso só pode ser alcançado com uma equipe especializada, máquinas de alto desempenho e programação eficiente. A empresa W&F Mechanik conta com uma equipe competente e altamente treinada: muitos funcionários estão na empresa há bastante tempo e, portanto, podem trazer seu know-how diariamente para a operação do negócio. Os clientes da empresa estão na área médica técnica, na indústria de semicondutores, de fabricação de máquinas ou de blindagem.

A EFICÁCIA E O MAQUINÁRIO SÃO FUNDAMENTAIS

Embora as expectativas dos clientes e a complexidade dos componentes estejam em constante crescimento, a fabricação a curto prazo e a preços acessíveis também é um fator essencial para o sucesso.

Foi exatamente por isso que a W&F Mechanik adquiriu uma máquina CNC: após a aquisição de uma máquina CNC de 5 eixos, a empresa logo se deparou com a necessidade de ter uma programação eficiente para a cinemática da máquina que estava por vir. Paralelamente à avaliação da máquina, eles buscaram uma solução integrada, juntamente com os operadores e programadores da máquina. O sistema CAM deve levar em consideração toda a cinemática da máquina, pois a programação não será feita diretamente na máquina no futuro. Da mesma forma, o sistema CAM precisa ser capaz de realizar um teste de colisão para todos os componentes usados na máquina. A gama de sistemas CAM possíveis ficou rapidamente menor, pois era necessário oferecer tratamento de dados simultâneo de 5 eixos, juntamente com a integração da programação MAZAK Integrex no sistema CAM. Além disso, como a W&F Mechanik fabrica não apenas peças únicas, mas também montagens completas e máquinas para fins especiais, uma funcionalidade CAD madura integrada ao sistema CAM certamente seria uma vantagem.

MUITO ESTÁVEL, EMBORA ALTAMENTE DINÂMICO

Finalmente, foi tomada a decisão de adquirir a máquina QUASER UX500dyn, do importador suíço da QUASER, RIMA AG, com sede em Widnau. A máquina demonstra uma estabilidade extraordinária, ao mesmo tempo em que é altamente dinâmica com os eixos redondos no campo de simulaneidade de 5 eixos nos motores de torque. A relação imbatível entre preço e qualidade também foi um fator fundamental para a aquisição.

Pouco antes da aquisição, os proprietários Wüst e Flury puderam avaliar o alto desempenho da máquina no showroom da Rima AG. A empresa CADAM Solutions AG, revendedora de valor agregado da linha de produtos TopSolid da Missler Software e parceira de CAD-CAM da RIMA AG, programou e fabricou bustos de tamanho médio ("Carmen") com processamentos de dados combinados, de 2,5D a 5 eixos de tratamento simultâneo com a máquina W&F Mechanik.

PÓS-PROCESSADOR E KNOW-HOW DOS REVENDEDORES DE VALOR AGREGADO

Como a decisão sobre a escolha de um sistema CAM ainda não havia sido tomada, os benefícios da linha de produtos TopSolid também foram debatidos. No início das discussões, ficou óbvio que não apenas o software, mas também os pós-processadores e o know-how dos revendedores desempenham um papel importante na integração do software e da máquina. A W&F Mechanik também expressou a necessidade de conectar o maquinário existente à rede. A ampla experiência prática da CADAM Solutions com o TopSolid, juntamente com a experiência em máquinas QUASER e usinagem, levou à escolha da CADAM Solutions e do TopSolid. A CADAM Solutions também foi capaz de dar suporte ao cliente recém-adquirido no campo de sistemas de fixação, ferramental e fixação de ferramentas, graças ao amplo conhecimento da equipe da CADAM sobre o assunto. A equipe, em especial, manteve-se atenta à aplicabilidade e à adequação dos contratos futuros, bem como aos novos projetos. 3 outros sistemas também entraram na lista de seleção final, ao lado do TopSolid. No entanto, logo após as demonstrações de produtos da concorrência, as vantagens do TopSolid se tornaram óbvias. Os programadores de máquinas foram convencidos pelo TopSolid graças ao seu sistema visualmente atraente, ao CAD-CAM integrado, à facilidade de uso e ao manuseio claro e intuitivo do software.

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PERSONALIZADO

Após a entrega e a ativação da máquina, os primeiros componentes de 5 eixos foram programados e fabricados, com o apoio da equipe da CADAM Solutions. Enquanto eram treinados na máquina, os funcionários da W&F Mechanik também receberam treinamento básico no TopSolid'Design e no TopSolid'CAM em Rotkreuz. Além disso, a CADAM Solutions também cuidou da parte de hardware da conexão das máquinas e começou a desenvolver uma solução DNC simples, o cadamDNC, que combinou perfeitamente com o TopSolid e assumiu a manutenção completa dos dados via banco de dados.

Um outro desenvolvimento de software da CADAM Solutions ocorreu com o cadamTOOL. No passado, o usuário do TopSolid tinha que perguntar várias vezes sobre o banco de dados ou modelos para o banco de dados de ferramentas do TopSolid, o TopTool. Por isso, a CADAM Solutions procurou uma solução fácil de usar e desenvolveu seu próprio cadamTOOL para essa finalidade. O cadamTOOL simplifica a coleta de ferramentas com mais de 80 modelos 3D parametrizados e mais de 2.500 registros de dados de ferramentas de renomados fabricantes de ferramentas (mais informações: www.cadam-solutions.ch). Esse CadamTOOL pode ser adquirido por qualquer usuário do TopSolid, enquanto qualquer cliente da CADAM Solutions AG pode usá-lo gratuitamente. Denis Wioland, programador CAM da W&G Mechanik, explica: "O processamento de dados com o cadamDNC e as ferramentas realistas do cadamTOOL facilitam o uso eficiente e fácil."

SATISFAÇÃO DO CLIENTE E VISÃO POSITIVA DO FUTURO

"Tivemos uma primeira impressão positiva do TopSolid, que foi confirmada mais tarde. Estamos muito satisfeitos com nossa escolha e escolheríamos o TopSolid novamente a qualquer momento", afirma Denis Wioland, programador do TopSolid para a W&F Mechanik. Graças ao TopSolid, as taxas de erro com esse sistema, em comparação com a programação manual, foram reduzidas drasticamente. Ele abriu novas possibilidades para a fabricação de peças, o que não teria sido possível sem um sistema CAM, e permitiu, dependendo da peça, uma economia de tempo entre 30 e 50%. Com relação aos revendedores de valor agregado CADAM Solutions AG, o serviço prestado e o relacionamento com o cliente são particularmente apreciados por ele. O proprietário Werner Wüst e o programador do TopSolid Denis Wioland concordam:

"Graças à experiência da equipe da CADAM Solutions, todas as nossas solicitações técnicas foram tratadas rapidamente e recebemos um suporte sólido e relevante - esse é normalmente o tipo de atendimento ao cliente que você deseja."

As perspectivas para o futuro são uma combinação de cautela e otimismo. Werner Wüst enfatiza que provavelmente levará de um a dois anos, se não mais, até que a economia se recupere da grave crise financeira. Apesar disso, os contratos e as vendas aumentaram, e uma maior carga de trabalho para as pequenas e médias empresas na Suíça é facilmente detectável. Com a convicção de que essa tendência de crescimento será duradoura, o futuro é definitivamente promissor!

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação