Login

A Value Feet reinventa a ferradura

23 September 2019

A jovem empresa sediada em Bordeaux deu nova vida a esse artigo ancestral ao digitalizar o design completo e a linha de produção. Uma iniciativa 4.0 que se tornou possível graças aos aplicativos de software TopSolid'Design e TopSolid'Cam.


A ferradura foi inventada na Europa no século IX e, de acordo com a lenda popular, é um portador mítico de boa sorte. Ferraduras de vários formatos são feitas de diferentes materiais, dependendo se o cavalo é usado para trabalhar ou para cavalgar e da condição e do estado de saúde de seus cascos (ferraduras ortopédicas). Antigamente feita por ferreiros usando métodos tradicionais, essa peça de metal em forma de U que protege a parte inferior dos cascos do cavalo entrou no século XXI.

A Value Feet, uma empresa fundada em Canejan, perto de Bordeaux, na França, combina tecnologia digital e técnicas de ferradura de cavalos, desenvolvendo sistemas computadorizados para ferreiros.  "Industrializamos a produção de ferraduras adotando uma abordagem original baseada em uma cadeia digital que abrange todas as etapas do processo de design e fabricação", explica Maxime Rooryck, de 30 anos, que fundou a empresa com seu irmão Thibaut, de 27 anos, e espera empregar cerca de 15 pessoas até o final deste ano. "Colaboramos de forma muito próxima e contínua com vários ferreiros, veterinários e profissionais do meio equino para criar os melhores produtos possíveis."

Facilidade de uso e poder de modelagem

Essa empresa fora do comum oferece soluções que abordam todos os aspectos desafiadores de um produto que é tão complexo quanto uma prótese médica. Cada ferradura deve ser adaptada de forma exclusiva à morfologia do cavalo para proporcionar conforto ideal, maior amplitude e liberdade de movimento e condições ideais de trabalho em diferentes tipos de solo. As ferraduras devem ser resistentes, leves e oferecer aderência suficiente ao solo. "Uma peça padrão fabricada pela Value Feet pesa 150 g, o que representa quase um terço do peso das ferraduras existentes no mercado", afirma Maxime Rooryck. "Além disso, sua baixa vibração minimiza a ressonância e sua capacidade de absorver ondas de choque oferece maior conforto aos cavalos esportivos. Sem mencionar sua biocompatibilidade, que é essencial para melhorar a qualidade do casco e acelerar o crescimento do chifre.

Seria difícil produzir essas características sem usar ferramentas computadorizadas." Consequentemente, em 2015, a empresa decidiu investir nos bem adaptados softwares TopSolid'Design e TopSolid'Cam CAD-CAM. "Estávamos procurando uma solução que combinasse facilidade de uso e poder de modelagem, além de um parceiro genuíno capaz de reagir prontamente para nos ajudar a superar todos os obstáculos em um caminho como o nosso", explica o especialista. Impulsionada por um espírito de inovação permanente, a jovem empresa começou do zero. Os dois jovens irmãos, um dos quais estudou engenharia mecânica, enquanto o outro se formou em administração de empresas, praticamente revolucionaram a profissão ao inventar um processo computadorizado para um ofício tipicamente tradicional. Prova de que as start-ups não se limitam ao mundo da TI, mas também podem ser bem-sucedidas em antigos setores mecânicos.

Projetos feitos sob medida

"Depois de pesquisar o mercado, fomos conquistados pela solução abrangente e fácil de usar do TopSolid", explica Maxime Rooryck.  "Hoje, usamos todos os módulos TopSolid'Design e TopSolid'Cam, que complementam as outras habilidades essenciais para desenvolver nossos produtos e serviços: engenharia de materiais, óptica, eletrônica, software especializado, sistemas incorporados e habilidades especializadas em logística, finanças, marketing e vendas." Para esse jovem empresário, "ter o PDM integrado ao software TopSolid'Design oferece inúmeras vantagens: gerenciamento dos vínculos entre peças, montagens e todos os documentos do projeto, trabalho remoto e colaborativo, dados seguros, rastreabilidade das alterações, etc." Os contatos permanentes com a filial da TopSolid em Toulouse, que acreditou nesse projeto original desde o início, ajudam a resolver todos os problemas de design e fabricação que a empresa enfrenta diariamente.

A solução moderna que a Value Feet oferece aos ferreiros inclui um scanner, um tablet e um aplicativo de software. "Mais do que um simples gerador de ferraduras, esse sistema gerencia todos os parâmetros necessários para projetos sob medida: tipo, espessura, tamanho, torneamento, posição dos pinos, cobertura, esponjas, ranhuras, furos, calafetagens, laminação, encaixe, chanfros e pregos", ressalta o especialista. Os usuários podem criar suas próprias linhas de ferraduras a partir dos materiais que oferecem os melhores desempenhos com um scanner de fusão de imagens ótico-termográficas e uma ferramenta digital feita sob medida. Depois de escanear os cascos nus e aparados do cavalo, o ferreiro pode enviar os arquivos eletrônicos pela Internet para a Value Feet, que então fabrica as ferraduras.  Inicialmente, a Value Feet implementou um scanner, o TopSolid e a cadeia digital TopSolid's Cam, e depois uma máquina-ferramenta com controle numérico. Mas, desde então, a empresa otimizou sua produtividade automatizando o processo computadorizado de ponta a ponta. A Value Feet solicitou à TopSolid um desenvolvimento sob medida que evita quase totalmente qualquer intervenção humana entre a geração da digitalização e a produção da ferradura acabada. Quando uma nova digitalização chega, os arquivos CAD-CAM genéricos são atualizados automaticamente para usinar a ferradura correspondente.

 "Costumávamos fabricar até 25 pares de ferraduras personalizadas por dia, incluindo o tratamento de superfície. Mas, graças a essa solução, aumentamos nossa taxa de produção para cerca de 100 pares por dia", explica Maxime Rooryck. As peças são feitas de diferentes materiais, incluindo ligas especiais geralmente usadas no setor aeroespacial. "Estamos estudando soluções multimateriais, envolvendo o uso de cerâmica ou polímeros capazes de oferecer desempenhos próximos aos das peças de metal", continua o especialista.

Essas soluções avançadas de design e fabricação permitem que a Value Feet proponha uma oferta altamente competitiva e seja muito reativa. "Nossas ferraduras custam 70 euros por par, e podemos produzi-las e entregá-las em apenas 24 horas. Em outros lugares do mercado, isso pode levar de seis a sete semanas, e a um preço muito mais alto", conclui Maxime Rooryck.

Os pontos fortes do aplicativo TopSolid

  • Facilidade de uso e poder de modelagem 3D
  • Uma resposta muito rápida e econômica às demandas dos ferreiros
  •  PDM (Product Data Management) integrado para rastreabilidade de alterações e trabalho colaborativo
  • Uma parceria produtiva com a filial local da TopSolid

 

Opinião de Maxime Rooryck: "Apreciamos particularmente a versatilidade das soluções TopSolid, que se tornaram nosso factotum. Nós as usamos para projetar e fabricar nossas peças, mas também para fazer todo o resto, incluindo a construção de nossos próprios equipamentos, como as máquinas de tratamento de superfície e as máquinas de triboacabamento atualmente em desenvolvimento, a organização de nossos escritórios ou o design de nossos estandes para diferentes eventos."

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação