Login

Projetos de arquitetura do TopSolid Masters

14 April 2016

Um nome conhecido nas oficinas mecânicas, o programa Missler Software é usado na Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) para projetar e fabricar componentes arquitetônicos. Prova de sua versatilidade e flexibilidade.


Surpreendente... Para os fãs do software TopSolid CAD/CAM (projeto e manufatura assistidos por computador), a prestigiada escola suíça o utilizou de uma forma bastante inesperada. Um pouco sobre a EPFL: conhecida por seus programas de ciência e tecnologia, ela consiste em cinco escolas, duas faculdades, uma entidade interdisciplinar, 28 institutos e 354 laboratórios onde mais de 10.000 alunos de 112 países trabalham e fazem experimentos. Suas equipes educacionais estão sempre na vanguarda. Como prova disso, a Seção de Arquitetura da Escola ENAC (Ambiente Natural, Arquitetônico e Construído) usa a ferramenta de design e fabricação poderosa e fácil de usar da editora francesa para gerenciar os projetos de seus alunos.

A pessoa por trás dessa abordagem altamente original é o professor Bernard Cache, que criou o Laboratório de Cultura Digital para Projetos Arquitetônicos na EPFL em 2013. "A primeira vez que usei o TopSolid foi em 1991, para gerenciar os projetos de arquitetura que eu havia criado na empresa OBJECTILE para fazer painéis de madeira decorativos personalizados", explica o veterano da Missler Software. Ao criar essa estrutura original na EPFL, o objetivo desse especialista em construção de componentes arquitetônicos era simples: "Eu queria ver como poderíamos transpor o design industrial e os métodos de fabricação para o campo da arquitetura. Com suas geometrias ortogonais e grandes montagens, a arquitetura é um mundo próprio."  Ele continua: "Naturalmente, as soluções de software para integrar o trabalho dos projetistas já existem há algum tempo, mas nossa abordagem - usando uma ferramenta como o TopSolid, que tem um mecanismo de configuração poderoso - é diferente. Ela nos dá uma solução que integra projeto e fabricação e, ao mesmo tempo, oferece um PDM (gerenciamento de dados de produção) muito eficiente. Isso nos permite usinar elementos do projeto de arquitetura no centro de usinagem Maka de grande formato e cinco eixos que temos." Uma abordagem testada e comprovada, por exemplo, no projeto e na fabricação de peças para um projeto HydroContest em 2014 e, muito provavelmente, para o gerenciamento de BIM de um projeto Solar Decathlon em 2017. Conduzido em colaboração com a Escola de Engenharia e Arquitetura de Friburgo (HEIA), o objetivo desse projeto é construir uma casa em tamanho real e totalmente operacional em 18 meses, que usará a energia solar como sua única fonte de energia.

Apresentado em todo o programa universitário, o TopSolid é usado intensivamente na Seção de Arquitetura da EPFL. Várias centenas de alunos o utilizam simultaneamente, um fato inédito no mundo da educação. "Cerca de 300 alunos do primeiro ano criam suas geometrias durante minhas aulas usando o TopSolid, graças ao seu acesso em VDI (Virtual Desktop Interface)", explica Bernard Cache. O CAD/CAM é introduzido no segundo ano, até a usinagem na máquina de cinco eixos, e os 180 alunos podem, portanto, acompanhar todo o ciclo. O software facilitará o ensino de BIM (Building Information Modeling) nos anos seguintes do programa de mestrado, uma abordagem conduzida em conjunto com o Centro de Estudos Suíço para a Racionalização da Construção (CRB).  Ela deve representar uma das plataformas de experimentação para a padronização do BIM na Suíça francófona. Os alunos também têm acesso direto via VDI a softwares especiais dedicados à arquitetura, pois o TopSolid faz interface com o Archicad, o Revit e o Revizto.

No outro extremo do programa universitário, alguns dos alunos que participam desse experimento educacional se tornaram pioneiros ao modelar seu projeto de graduação usando o TopSolid.

 

Os pontos fortes do TopSolid:

  • Uma solução econômica, fácil de usar e poderosa que integra uma ferramenta de gerenciamento de dados de produção (PDM) perfeitamente adequada para aplicativos BIM em arquitetura
  • O software abrange todas as etapas de um projeto, desde o design até a usinagem de cinco eixos
  • A ferramenta é eficiente tanto para o trabalho de geometria educacional quanto para experimentar a padronização BIM

 

 Opinião de Bernard Cache:

"Ao associar design e fabricação, o TopSolid permite gerenciar todo o ciclo de vida de um projeto de arquitetura em BIM, ao mesmo tempo em que permite que jovens usuários não engenheiros tenham uma ideia da abordagem industrial."

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação