Login

O TopSolid 7 é um bom investimento para a Bärtschi Mechanik!

1 March 2018

A Bärtschi Mechanik GmbH é uma empresa de engenharia mecânica com três funcionários, sediada em Birrhard, no cantão suíço de Aargau. A empresa foi fundada em 1997 por Jean-Paul Bärtschi. Ao longo dos anos, ela se especializou na fabricação de peças de alumínio fresadas relativamente pequenas, em especial caixas para dispositivos eletrônicos e de pesquisa.


A Bärtschi Mechanik GmbH, sediada na Suíça, é especialista na fabricação de peças de alumínio fresadas muito pequenas, principalmente para caixas de componentes eletrônicos e de pesquisa. Devido ao aumento das exigências do mercado, a produção precisava se tornar mais eficiente. Um passo importante nessa direção foi o investimento no software CAD/CAM 3D: TopSolid 7. A equipe da Missler Software Switzerland AG apoiou com sucesso sua implantação.

Logo após a fundação da empresa, ela já havia adquirido um centro de usinagem CNC. No entanto, logo ficou claro que um sistema CAM é indispensável para a programação. Naquela época, foi adquirida uma solução CAM 2,5D. Durante vários anos, esse sistema CAM simples prestou um bom serviço, mas, infelizmente, não conseguiu acompanhar o ritmo dos desenvolvimentos no campo de CAD/CAM.

Logo ficou claro que era necessário um novo sistema CAD/CAM 3D. A escolha recaiu sobre o TopSolid 7, pois esse software oferece uma solução CAD/CAM totalmente integrada. Isso significa que você trabalha em uma única e mesma interface de usuário: não há interface entre CAD e CAM. Como a Bärtschi Mechanik também faz projetos, essa solução integrada oferece enormes vantagens.

TopSolid 7 com PDM integrado

Outra grande vantagem do TopSolid 7 é o PDM já integrado. Graças ao PDM, é possível adaptar o sistema de forma ainda mais flexível aos desejos do cliente, seja no lado do CAD ou do CAM. Por meio de uma combinação de CAD/CAM e PDM, é possível gerar facilmente modelos, listas de ferramentas, documentos de configuração, etc., específicos para o cliente.

Depois de instalar o Topsolid 7, a Bärtschi Mechanik também observou rapidamente que os processos de configuração de peças repetidas não eram ideais, ou que se perdia muito tempo procurando ferramentas. Isso se aplicava especialmente a ferramentas muito pequenas, com diâmetros inferiores a 1 mm. Com ferramentas tão pequenas, não é mais possível fazer uma identificação óptica inequívoca. Isso inspirou a Bärtschi Mechanik a criar uma lista de ferramentas com o local de armazenamento das ferramentas. Com o apoio da equipe da Missler Software Switzerland, a administração de ferramentas, incluindo a lista de ferramentas, pôde ser estabelecida, permitindo uma configuração rápida e clara das ferramentas para os trabalhos. A lista de ferramentas é gerada automaticamente com base nos dados do programa CAM.

As listas de ferramentas são baseadas em três bibliotecas. Em primeiro lugar, os suportes de ferramentas: aqui são armazenados os modelos CAD precisos dos suportes usados, com a identificação correspondente. Em segundo lugar, as ferramentas de corte: aqui são armazenadas todas as ferramentas de corte, definidas com precisão geométrica, com comprimentos de corte, raios de canto, chanfros etc., de modo que, posteriormente, o componente corresponda no CAM à simulação, até os mínimos detalhes. Em terceiro lugar, as ferramentas completas: aqui, as ferramentas "casadas" são armazenadas, ou seja, conjuntos de montagens e ferramentas de corte com uma extensão definida. Cada modelo de uma ferramenta completa também é representado pictoricamente na lista de ferramentas com os dados de identificação correspondentes. Além disso, esses modelos são usados para simulação de máquinas.

A criação dessas bibliotecas é demorada, mas a redução considerável do tempo gasto na configuração compensa esse fato. Além disso, as definições claras das ferramentas significam que não há mal-entendidos, o que contribui significativamente para a reprodutibilidade segura dos produtos.

 "Após discussões com nossos parceiros, que projetam usando outros sistemas CAD sem PDM e, mais tarde, incorrem em grandes despesas com a compra de um PDM para acompanhá-lo e têm que se adaptar a ele, ficou claro para nós que o PDM pronto para ser integrado no TopSolid 7 constitui uma enorme vantagem. Graças também a esse PDM, é possível adaptar o sistema de forma ainda mais flexível aos desejos do cliente, seja no lado do CAD ou do CAM. Essa foi, sem dúvida, a decisão certa!", Jean-Paul Bärtschi.

Os pontos fortes do aplicativo TopSolid Design 7 na Bärtschi Mechanik:

  • TopSolid 7 PDM: a chave para aumentar a eficiência
  • Solução CAD-CAM-PDM totalmente integrada
  • Gerenciamento de ferramentas de componentes individuais
  • Ferramenta completa até o gerenciamento do depósito

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação