Login

VACOM - DAR PASSOS SEGUROS PARA O FUTURO DA FABRICA DIGITAL COM TOPSOLID'CAM

16 July 2021

"Nossos clientes vêm de setores muito inovadores, bem como do campo da ciência. Há um grande número de ideias para as quais ainda não existem fórmulas testadas e comprovadas para implementação. Podemos confiar totalmente no TopSolid'Cam quando se trata de segurança e qualidade de fabricação no processo de encontrar as melhores soluções para os sistemas de vácuo individuais." Mauricio Tilz, usuário de CAM, VACOM Vakuum Komponenten & Messtechnik GmbH


Vacom
Vacom
Vacom
Vacom
Vacom
Vacom
Vacom
Vacom
Vacom
Vacom

Empresa: VACOM Vakuum Komponenten & Messtechnik GmbH

Nos arredores de Brückenäckern 307751 Großlöbichau
Telefone: +49 3641 4275-0
Website : www.vacom.de

  • Projeto

Utilize todo o potencial das máquinas e aumente a produtividade com o software CAD-CAM de alto desempenho

  • Software

TopSolid‘Cam 7

  • Parceiro

Moldtech GmbH

  • Serviços

Suporte à implementação, programação do pós-processador, treinamento de usuários, suporte à integração

  • Benefícios

Uso total dos recursos da máquina, redução dos tempos de configuração, processos de trabalho otimizados, maior produtividade e produção flexível.

 

 

De dois fundadores a quase 300 funcionários em menos de 25 anos - a história dos especialistas em tecnologia de vácuo de Großlöbichau, perto de Jena, é certamente uma história de sucesso. A Vakuum Komponenten & Messtechnik GmbH trabalha para a alta tecnologia de quem é quem na indústria e na ciência. Aceleradores de partículas, como o DESY, perto de Hamburgo, e o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), perto de Genebra, confiam nos componentes do desenvolvedor e fabricante da Turíngia ao realizarem suas pesquisas de física fundamental. Um grande número de empresas de engenharia mecânica e operadores de plantas de grande escala em todo o mundo também integram os sofisticados componentes de tecnologia de vácuo em seus sistemas.

 

 

Construindo o sucesso a partir do zeroMit nur einem Klick überträgt TopSolid'Cam die Bearbeitungsschritte in Fertigungspläne und hält diese aktuell.

Desde que Thomas Edison utilizou o vácuo em sua lâmpada incandescente em 1879 para evitar que o filamento de carbono se queimasse imediatamente, o vácuo encontrou seu caminho em muitas áreas de nossas vidas. Um número incontável de objetos que usamos no dia a dia hoje, como computadores, telefones celulares, câmeras digitais, LEDs que economizam energia ou até mesmo óculos refletivos, seria impensável sem a tecnologia de vácuo. Por exemplo, na liofilização de café, chá ou legumes, a água é removida das substâncias ao congelá-las e submetê-las a um vácuo, o que faz com que o gelo passe diretamente para a fase gasosa. Nem mesmo as garrafas térmicas e os refrigeradores funcionariam sem vácuo.


Muitos dos componentes necessários para a tecnologia de vácuo são fabricados pela VACOM, uma empresa familiar fundada em 1992. A empresa de médio porte de Jena desenvolve e fabrica para empresas de tecnologia analítica, eletrônica, óptica, solar e de aceleradores, entre outras. A VACOM também tem sua própria capacidade de desenvolvimento, com modernas instalações de construção e fabricação, e oferece um processo de fabricação abrangente que vai desde a especificação do material, o projeto do desenho, o corte do material e a soldagem, até o controle de qualidade. 
 

 


Perfuração e fresagem com a máxima precisãoDiese gute,visuelle Kontrolle über den ganzen Maschinenraum zählt zu den  Stärken von TopSolid'Cam. Sie erlaubt es den Anwendern Kollisionsprobleme schon gleich bei der Programmierung zu erkennen und zu vermeiden, so  dass sie zuverlässige NC-Programme an die Maschine schickt.

Nos últimos anos, a empresa tem aumentado seu nível de automação e modernizado sua produção para encurtar os processos de usinagem e obter melhores qualidades de superfície, ambos desempenhando um papel diferenciado na tecnologia de vácuo. As demandas das ferramentas vão muito além daquelas exigidas pela engenharia mecânica geral. As câmaras e os componentes são usinados em máquinas de torneamento de precisão e em centros de fresagem de 5 eixos. Diferentes tecnologias de soldagem são calibradas de acordo com a geometria do molde e do componente. 98% dos componentes produzidos são componentes de 5 eixos, e esses são exclusivamente componentes individuais fresados. A maioria dos componentes também é produzida individualmente no torneamento, usando máquinas com vários eixos-árvore e até duas torres.

A movimentação simultânea de todos os cinco eixos exigia um esforço consideravelmente maior no que se refere à programação e à criação de estratégias de usinagem complexas do que o sistema de programação anterior era capaz. Portanto, era necessário um novo sistema, e outro componente importante foi adicionado aos especialistas em vácuo durante o processo de seleção do software. "Promovemos novas ideias e soluções em nosso próprio centro de pesquisa e desenvolvimento e fazemos de tudo para transformá-las em inovações úteis", diz Michael Körbs, usuário de CAM na VACOM. Para garantir que o novo desenvolvimento seja lucrativo no final, "longos períodos de execução e testes elaborados estão fora de questão para nós". Não demorou muito para que o TopSolid'Cam fosse escolhido e o fornecedor de sistemas já ajuda várias empresas das áreas de ciência e pesquisa, como a DESY (German Electron Synchotron), que usa o TopSolid'Cam na fabricação de componentes para suas instalações de aceleração. Moldtech como parceiro. O especialista da Westfália

A próxima geração da tecnologia CAD/CAM


O TopSolid'Cam oferece funcionalidades como automação de processos, gerenciamento inteligente de peças em branco e uma função de modelagem integrada para dados CAD importados como padrão. Elas eliminam a necessidade de reprogramar uma peça de trabalho já programada no caso de alterações subsequentes, a remoção de material atual é continuamente comparada com a peça acabada e a conversão de tolerâncias para centro é altamente simplificada para modelos de superfície importados.

Preparação ideal de dados CAM graças às funções CAD integradas


Há muitos aspectos a serem considerados quando se trata de projetar a tecnologia de vácuo: Muitas vezes, os fluxos de saída precisam ser organizados em direção a um ponto focal definido, os desvios relacionados à produção de produtos semiacabados precisam ser compensados e os efeitos da entrada de calor da soldagem precisam ser levados em conta. Além disso, há padrões de fabricação, especificações técnicas e também requisitos do cliente a serem considerados. Como raramente é possível editar dados do projeto diretamente sem fazer ajustes, um componente CAD forte e totalmente integrado é essencial para uma boa solução CAM. Portanto, é fundamental que os dados 3D, nesse caso do Inventor, possam ser importados diretamente para o TopSolid'Cam e otimizados para produção quase automaticamente. O sistema CAM, então, fornece o cálculo completo para os caminhos da ferramenta, reduzindo significativamente o tempo e o trabalho envolvidos na programação.

Preparação off-line para aumentar a eficiência


O uso de um modelo detalhado para ilustrar o processo de usinagem e a possibilidade de programar a peça de trabalho diretamente em um ambiente de máquina realista também oferecem vantagens consideráveis em termos de tempo. Tempos de preparação curtos são um critério importante para a empresa, a fim de poder reagir com flexibilidade às exigências dos clientes e fabricar peças em pequenas quantidades com alta qualidade e de forma econômica. Todos os componentes podem ser sincronizados de forma otimizada no TopSolid'Cam e as possíveis colisões podem ser detectadas e eliminadas em um estágio inicial em configurações complexas em fusos principais e contrafusos com várias torres, em particular. "Nossos componentes são complexos e precisam atender a altos padrões de qualidade. Isso significa que não temos margem para erros", diz Michael Körbs. "A programação com o TopSolid nos dá a confiabilidade de que precisamos em nossa fabricação." As modificações agora também podem ser feitas mais rapidamente porque o programa CAM não precisa ser recriado todas as vezes, apenas recalculado.


Komplexe Bauteile mit einer hohen Oberflächenqualität werden mit  TopSolid'Cam zuverlässig gefertigt. (v.li.: Herr Jens Bergner, Geschäftsführer VACOM Vakuum Komponenten & Messtechnik GmbH, Falko Zedler,  Vertrieb Ost, Moldtech GmbH).Integrated manufacturing data management (MDM)

O TopSolid'Cam também se integra perfeitamente ao sistema de TI voltado para o futuro de uma empresa de médio porte que está procurando usar os mais recentes métodos de reestruturação e novas soluções para criar uma fábrica funcionalmente conectada em rede. Uma nova e recém-inaugurada sala de produção foi projetada totalmente de acordo com os requisitos da produção digitalizada. Ele abriga uma combinação exclusiva de tecnologias totalmente alinhadas com a Indústria 4.0, na qual todos os índices e dados da fabricação, da planta de limpeza, do controle de qualidade e da logística estão disponíveis e conectados entre si. O TopSolid'Cam é equipado com um sistema completo de gerenciamento de dados de fabricação, no qual todos os dados gerados podem ser armazenados com base em um projeto, com um histórico completo de versões, e podem ser recuperados de outros sistemas. Isso permite que a empresa de médio porte da Turíngia olhe para o futuro digitalizado com total tranquilidade.

 

 

Exatamente o parceiro certoDie neue Fertigungshalle beherbergt einen einzigartigen Technologiemix im  Sinne der Industrie 4.0.


A VACOM agora pode configurar suas máquinas com muito mais rapidez graças à simulação e à visualização da usinagem CAM. Isso se deve principalmente ao fato de que os programas que vão para as máquinas são tecnologicamente impecáveis e funcionam sem problemas. "Devemos agradecer à nossa boa colaboração com a Moldtech por isso. Os pós-processadores estavam prontos para serem usados imediatamente e os poucos ajustes que precisavam ser feitos foram feitos rapidamente", lembra Tilz. 
Para treinar seus programadores, a VACOM seguiu o conceito de treinamento passo a passo do fornecedor do sistema, que foi adaptado às necessidades individuais da empresa. Isso significa que o investimento no novo software também teve retorno rápido.

 

 

 

Eine Partnerschaft mit Zukunft: Mario Tilz und Michael Körbs, CAM Anwender der VACOM Vakuum Komponenten & Messtechnik GmbH.  Falko Zedler, Vertrieb Ost, Moldtech GmbH

 

 

Um sistema CAD/CAM inovador

Projetos de máquinas novos e cada vez mais complexos levaram a VACOM, fabricante de componentes a vácuo sediada na Turíngia, a mudar sua infraestrutura de CAD/CAM. O fornecedor de sistemas Moldtech provou ser um excelente parceiro em termos de implementação, treinamento e suporte para a solução de software TopSolid'Cam. O TopSolid'Cam impressiona graças a:

  • Programação no ambiente da máquina
  • Controle total de colisão, mesmo em situações complexas de fixação
  • Gerenciamento integrado de espaços em branco
  • Saída de conjunto NC rápida e segura
  • Fácil de usar

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação