Login

PMP- Processamento de multi-tarefas

3 November 2020

A PMP Multitask, uma empresa especializada em usinagem multitarefa para o setor médico, escolheu a solução CAD/CAM da TopSolid para responder ao seu rápido crescimento, que se refletirá na mudança para uma nova estrutura nos próximos meses, onde a empresa pretende dobrar sua produção usando a lógica Lean e a Indústria 4.0.


PMP Multi-tasking Processing
PMP Multi-tasking Processing
PMP Multi-tasking Processing
PMP Multi-tasking Processing
PMP Multi-tasking Processing
PMP Multi-tasking Processing

No âmbito da sua estratégia de crescimento, a PMP Multitask, empresa de maquinação multitarefa para a indústria médica, escolheu confiar na suite TopSolid da TOPSOLID SAS para os seus projectos CAD/CAM. Tendo em vista a mudança para um novo local que quadruplicará a área útil, e com um crescimento anual do volume de negócios de 20%, a PMP Multitask encontrou de facto na oferta da TOPSOLID SAS a solução mais adequada para reagrupar as ferramentas que serão utilizadas na conceção e produção da sua estrutura. Assim, a empresa beneficiará do conhecimento partilhado entre todos os operadores e obterá um elevado grau de versatilidade para gerir com rapidez e flexibilidade uma produção de qualidade.

No entanto, para além da muito apreciada modelação e desdobramento de sólidos, a possibilidade de utilizar licenças flutuantes a partir das licenças adquiridas foi um fator decisivo na escolha. Isto oferece uma maior flexibilidade no que diz respeito à utilização do software, proporcionando assim um ótimo retorno do investimento. O apoio e a experiência dos técnicos da TOPSOLID SAS também permitiram à PMP personalizar determinados pós-processadores e otimizar a produção com novas estratégias de maquinação especificamente adaptadas às suas necessidades. Finalmente, a conveniência do servidor TopSolid PDM será de grande ajuda no processo Lean que a PMP irá implementar nas suas novas instalações, mudando a imagem em termos de eficiência e limpeza das linhas de produtos, tal como exigido pelas normas rigorosas da indústria médica.

PMP Multitasking Treatment

Materiais especiais para múltiplas tarefas

A PMP Multitask é uma empresa fundada em 2005 em Peschiera del Garda, na Itália, por iniciativa dos irmãos: Maurizio e Alessandro Pederiva, que adquiriram dez anos de experiência nos negócios da família. 
A empresa é especializada no processamento multitarefa de materiais especiais, como aço inoxidável, duplex, super duplex, ligas de alumínio, plásticos especiais, titânio e suas ligas, ligas resistentes ao calor, hastelloy, inconel e superligas.

O sector médico é o principal sector de referência para o qual a PMP obteve também a certificação 13485, para além da norma 9001 para a mecânica geral. Os outros sectores industriais são, portanto, o das embalagens e o alimentar, com algumas aplicações no domínio do automobilismo e da hidráulica. 

- Graças ao processo de usinagem multitarefa, somos capazes de entregar peças acabadas a partir de matérias-primas, o que reduz o tempo de produção e aumenta os níveis de precisão de usinagem, com o posicionamento único da peça na máquina", explica Maurizio Pederiva, proprietário da PMP Multitask.

Os serviços oferecidos incluem torneamento, fresagem, perfuração e rosqueamento, bem como corte de 5 eixos e usinagem inclinada. Tudo é feito internamente, graças a uma frota de máquinas que inclui oito centros de maquinação de última geração, incluindo cinco centros para operações contínuas de 5 eixos. Para oferecer um produto acabado completo aos clientes finais, a empresa colabora externamente com um certo número de empresas especializadas em tratamentos térmicos e de superfície e outras operações de maquinação complementares. 

Em 2005, por recomendação de um técnico de máquinas-ferramentas, a PMP foi apresentada ao TopSolid e decidiu juntar as duas soluções CAD/CAM já utilizadas nos seus postos de trabalho a uma licença de teste TopSolid. A rápida expansão que se verificou nos últimos anos, com aumentos a uma taxa de 20% ao ano, atingindo um volume de negócios de 1,2 milhões de euros em 2018, levou a empresa a transferir as suas actividades para uma nova instalação na província de Mântua, Itália, que com os seus 1.200 m² quadruplicará a área útil.

- "Com o aumento acentuado da demanda no ano passado, começamos a sentir a necessidade de consolidar as soluções CAD/CAM que estávamos usando na empresa. A escolha recaiu sobre o TopSolid, com a compra de quatro licenças em setembro de 2018 para cobrir todas as operações de usinagem que ocorrem em nossa frota de máquinas", explica Pederiva.

PMP Multitasking Treatment PMP Multitasking Treatment

Estações de trabalho flutuantes altamente flexíveis

A PMP escolheu a solução TopSolid como referência CAD/CAM por várias razões, a começar pelo nível excecional de desempenho que oferece na modelação de sólidos. Embora a PMP seja um subcontratante, a empresa é frequentemente responsável por fazer alterações e aconselhar os clientes sobre as alterações a fazer nos projectos que lhes são atribuídos. O elevado nível de flexibilidade e versatilidade do software é, por conseguinte, muito apreciado, oferecendo à empresa um elevado nível de capacidade de resposta para efetuar mudanças rápidas de uma operação de maquinagem para outra. 

- Muitas vezes temos de ser muito reactivos e flexíveis quando maquinamos pequenas séries de peças. O TopSolid é uma ferramenta altamente versátil que responde perfeitamente a esta necessidade, permitindo-nos gerir rapidamente os pedidos urgentes, por exemplo, trocando ficheiros de projeto mesmo entre máquinas que não são totalmente compatíveis entre si, praticamente sem necessidade de modificar os ficheiros", afirma Pederiva.
Acima de tudo, o sistema de licença flutuante foi o fator decisivo para adotar a solução TopSolid. Este sistema permite que o software seja instalado em todas as máquinas da oficina, para que possam ser utilizadas de forma intercambiável por todos os operadores.

- Esta caraterística foi decisiva porque também torna a solução muito económica. A existência de estações CAD/CAM flutuantes também nos permitiu reunir os conhecimentos dos nossos operadores, sem termos de depender das competências de um único funcionário que anteriormente geria o software numa única estação de trabalho", afirma Pederiva.
Como parte do contrato com a TOPSOLID SAS, foram organizados cursos de formação para todos os operadores da PMP, que agora podem programar utilizando o mesmo software com todas as suas possibilidades e módulos em toda a frota de máquinas em funcionamento.

PMP Multitasking Treatment PMP Multitasking Treatment

Lean e conectividade para o setor médico

No processo de consolidação das soluções CAD/CAM utilizadas, a PMP trabalhou em estreita colaboração com a TOPSOLID SAS para personalizar certos aspectos do software.

- A TOPSOLID apoiou-nos efetivamente no desenvolvimento personalizado de alguns pós-processadores e na gestão de ferramentas padrão, com a criação da nossa base de dados de geração automática de ferramentas. O TOPSOLID SAS deu-nos recomendações sobre os métodos mais rápidos e mais eficientes a utilizar para personalizar a ferramenta. Obtivemos um resultado muito bom, também na criação de modelos de troca de uma máquina para outra que nos permitem ser realmente eficientes", explica Pederiva-. 

Com a sua experiência, a TOPSOLID SAS também aconselhou a empresa sobre novas estratégias de maquinação contidas nos módulos de 5 eixos disponibilizados, que poupam tempo considerável nas operações de maquinação específicas realizadas na PMP.

- Poupámos muito tempo nas operações de maquinação e aumentámos a nossa competitividade em relação aos nossos principais concorrentes. Estamos a utilizar a solução TopSolid completa, com exceção, de momento, do módulo para a maquinação de parafusos de passo variável, um tipo de peça que não temos frequentemente a oportunidade de maquinar, mas que será provavelmente implementado no futuro."

Finalmente, a decisão de confiar no TopSolid está a revelar-se vencedora, em particular devido à próxima expansão da empresa, com a mudança iminente para a nova estrutura que será construída de acordo com a lógica Lean para ter um ambiente de oficina limpo, quase totalmente esterilizado, inspirado nos melhores processos de fabrico. Nos projectos da PMP, o Lean deverá permitir um aumento de 50% da produção, empregando o mesmo número de funcionários, ou seja, 11 pessoas que trabalham na empresa até à data.

- Já estamos ligados em lógica 4.0 com algumas das nossas máquinas e, no novo edifício, teremos uma rede empresarial totalmente nova que nos permitirá ligar tudo ao sistema de gestão e CAD/CAM, que transmitirá os dados diretamente à máquina através da rede. É também graças à simplicidade do TopSolid PDM que aumentámos consideravelmente a velocidade de backup, bem como o controlo e a segurança dos próprios dados", explica Pederiva em conclusão.

Uma verdadeira mudança de imagem irá, portanto, apoiar a expansão da PMP nos próximos meses, com um impulso decisivo para a limpeza e a máxima eficiência do processo, a fim de oferecer uma qualidade de serviço que corresponda perfeitamente às exigências dos clientes finais da indústria médica.

 

(artigo escrito por Marco Zambelli - RMO, fevereiro/março de 2019)

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação