Login

Meusburger

23 March 2021

Desde o ano passado, todos os pedidos especiais na Meusburger foram programados no TopSolid, permitindo um aumento de até 30% na eficiência.


 

MUDANÇA DE PARADIGMA CONCLUÍDA

A Meusburger recorre à TopSolid/Evoltec para o seu fabrico personalizado, formação e cálculo preliminar de custos.
A Meusburger Georg GmbH & Co KG é conhecida mundialmente na produção de ferramentas, moldes e máquinas como fornecedor de peças padrão de alta precisão. Para além dos produtos standard, a empresa sediada em Vorarlberg também oferece produtos especiais personalizados. Para assegurar a sua viabilidade económica contínua, bem como para contrariar a escassez de trabalhadores qualificados, a empresa decidiu que era necessária uma mudança de paradigma no que diz respeito à programação. Graças ao TopSolid, apoiado pela Evoltec, foram alcançados aumentos consideráveis na eficiência do processamento de encomendas. Por Robert Fraunberger, x-technik

Os factos do sucesso da Meusburger falam por si. De uma operação de um só homem, na sua fundação em 1964, transformou-se numa empresa que emprega 1670 pessoas em todo o mundo (1000 das quais em Vorarlberg) e, atualmente, com cerca de 130 aprendizes, é também uma das maiores empresas de formação da região. Além disso, a empresa é líder de mercado no domínio das peças normalizadas de alta precisão, com mais de 22.500 clientes em todo o mundo no sector da produção de ferramentas, moldes e máquinas que beneficiam das vantagens da normalização. O portfólio de produtos compreende cerca de 96.000 itens de catálogo e abrange desde peças padrão de alta precisão e produtos seleccionados para requisitos de oficina, passando pela tecnologia de canais quentes e de controlo, até ao método de gestão do conhecimento WBI® e soluções para uma gestão empresarial eficiente no campo do software ERP/PPS.

 

Ferramentas de produção inteligentes

Os pedidos são fabricados em centros de usinagem de alta qualidade usando várias estações de controle.

 

Os operadores de máquinas são apoiados por visualizadores, que têm uma licença do TopSolid que oferece direitos totais de leitura.

Atalho
Missão: Instalar um sistema CAM para programar pedidos especiais. 
Solução: TopSolid, suportado e implementado pela Evoltec. Benefícios: Aumento de até 30% na eficiência, melhoria significativa da qualidade e confiabilidade máxima do processo.

 

Alto nível de integração

A principal prioridade da Meusburger é garantir que seus próprios produtos atendam aos mais altos padrões de qualidade possíveis. Por esse motivo, somente as melhores matérias-primas são processadas, após passarem por um teste de dureza e análise espectral internos. O recozimento com alívio de tensão de todos os tipos de aço em um dos três fornos de recozimento, realizado de acordo com os padrões da Meusburger, cria as melhores condições para o processamento posterior das peças com baixa distorção. O maior armazém central de peças padrão do mundo, com mais de 18.000 m², garante a disponibilidade constante de praticamente qualquer produto. 
A Meusburger é igualmente intransigente quando se trata de produção mecânica. Com cerca de 300 modernas máquinas-ferramentas CNC e produção altamente automatizada de painéis e peças redondas, a fábrica de Wolfurt processa cerca de 180 toneladas métricas de aço por dia.

 

Mudança de paradigma na fabricação personalizada

A maioria dos produtos fabricados na Meusburger são produtos de catálogo e, portanto, são produzidos como parte de um processo altamente automatizado. Os produtos personalizados constituem uma proporção muito menor dos pedidos. Eles são atribuídos ao departamento de processamento personalizado. Aqui, cerca de 30 funcionários trabalham em centros de usinagem de alta qualidade. Graças à experiência dos trabalhadores qualificados,
até dois anos atrás, cerca de 60% de todos os pedidos eram programados diretamente nas diversas máquinas CNC.
"Também programamos, por exemplo, superfícies de forma livre ou padrões de perfuração usando dois sistemas CAM externos", diz Stefan Muxel, líder da equipe de processamento de pedidos/CAM da Meusburger, que acrescenta: "Nossa equipe é altamente proficiente em programação e isso nos manteve muito eficientes por um longo tempo."
No entanto, há cerca de três anos, a empresa decidiu investir em um novo sistema CAM que atendesse de forma ideal a todos os requisitos da Meusburger - 2D, 2,5D, 3D, torneamento e EDM de fio:
"A meta, em primeiro lugar, era expandir constantemente o campo da fabricação personalizada e, em segundo lugar, esperávamos obter maior produtividade e flexibilidade com um sistema de programação externo. Também queríamos combater a escassez de trabalhadores qualificados", diz Muxel, explicando a mudança de paradigma na Meusburger.

 

 

"O que fez com que a Evoltec e o TopSolid ganhassem o dia foi o pacote como um todo, com sua funcionalidade, tecnologia de pós-processamento, rastreamento de peças em branco e o alto nível de competência de toda a equipe." Stefan Muxel, líder da equipe de processamento de pedidos/CAM da Meusburger.

 

 

 

     

Para Meusburger, uma das principais vantagens do TopSolid é o alto nível de confiabilidade do processo proporcionado pelo pós-processador paramétrico.

 

Processo de seleção rigoroso

Após um processo de pesquisa geral, que envolveu, em particular, o contato com empresas conhecidas na região de Vorarlberg, dez fornecedores de CAM foram apresentados como candidatos, e eles foram testados em várias rodadas de seleção: "No que diz respeito à usinagem personalizada, somos, afinal, fabricantes contratados e não sabemos hoje quais peças teremos que fabricar amanhã. Atualmente, atendemos a cerca de 1.200 clientes com pedidos especiais, portanto, temos que lidar com uma grande quantidade de dados, o que é bastante desafiador", diz Stefan Muxel, que também preparou peças de referência muito exigentes para testar os candidatos. "Isso significa que conseguimos separar o joio do trigo com relativa rapidez."
No final, as negociações finais foram realizadas com três fornecedores de sistemas CAM e os requisitos foram estabelecidos em um conjunto muito abrangente de especificações: "A Evoltec com o TopSolid prevaleceu por apresentar o melhor pacote geral", resume o gerente de processamento de pedidos. Mario Malits, diretor administrativo da Evolving Technologies GmbH (Evoltec), lembra-se claramente do teste de estresse de um ano: "A equipe da Meusburger estava extremamente bem preparada e não deixou absolutamente nada ao acaso. Nem mesmo nós pudemos oferecer tudo de imediato, mas ainda acho que conseguimos convencer o cliente por meio de nosso know-how e dos amplos recursos do TopSolid."
De acordo com o Sr. Muxel, o fato de o processo de seleção ter sido tão extenso e demorado tanto se deveu à decisão - como já foi dito - de não deixar nada ao acaso: "Para nós, a mudança seria definitivamente decisiva para o sucesso e, na verdade, para o futuro de nossa fabricação personalizada."

 

 

"A cooperação com a Meusburger é um marco absoluto para nós, pois nunca passamos por um processo de seleção tão elaborado e exigente antes." Mario Malits, diretor administrativo da Evoltec

 

 

 

Meusburger também conta com o TopSolid para treinamento.


Amplo trabalho de base

Como a ideia era mudar a programação e, ao mesmo tempo, garantir operações irrestritas, foi elaborado um plano de projeto de apoio para introduzir o TopSolid passo a passo:

 

Ferramentas de produção inteligentes

"Além do treinamento dos funcionários, tivemos que começar praticamente do zero e criar milhares de ferramentas, acessórios, sistemas de fixação, etc., bem como um banco de dados de corte baseado na alimentação. Também tivemos que criar cerca de 200 métodos de usinagem para programação automática", diz Muxel, descrevendo a tarefa gigantesca. "Somente o tópico de equipamentos de fixação foi extremamente complexo, pois todos eles são 100% desenvolvidos por nós mesmos. Todos os dispositivos de fixação se posicionam parametricamente em termos de comprimento, largura, altura, etc., e tudo tem que ser consultado e verificado com antecedência", acrescenta Armin Huber, engenheiro de aplicação de CAD/CAM da Evoltec. É claro que esse imenso trabalho preparatório certamente rende dividendos no processo em andamento, pois toda essa automação reduz o dispendioso tempo não produtivo.

 

Pós-processador paramétrico inigualável

Em paralelo com a formação, a Evoltec desenvolveu e programou os pós-processadores. "Fornecemos um pós-processador paramétrico que funciona em todos os controladores com uma otimização absoluta do processo", sublinha Mario Malits. Esta é uma vantagem que Stefan Muxel está pronto a confirmar: "Na minha opinião, a personalização do pós-processador da Evoltec é inigualável. É claro que os funcionários devem primeiro ser capazes de tirar proveito dessas amplas capacidades. O facto é que não tivemos qualquer falha desde a mudança. Não se trata de uma simulação de código G, mas o pós-processador tem em conta todos os parâmetros de que necessitamos para a produção." Especialmente para 5 eixos, e ainda mais importante para centros de torneamento-fresagem, o TopSolid juntamente com o pós-processador Evoltec é uma combinação sólida. Para o programador CAM Jürgen Fussenegger, que também desempenhou um papel fundamental no sucesso do projeto, o rastreio de peças em bruto do TopSolid, que pode ser calculado com base no Parasolid ou utilizando a triangulação (STL), dependendo do componente, também é muito eficiente, além de ser altamente preciso: "Com o TopSolid, os programadores vêem o aspeto atual da peça em cada ciclo, como se estivessem a usar óculos 3D."

 

TopSolid em uso contínuo

Atualmente, 20 estações de trabalho TopSolid completas estão em uso na Meusburger, divididas entre cálculo, programação e treinamento. Todas as máquinas-ferramentas também são equipadas com visualizadores. "Esses visualizadores são praticamente estações de trabalho TopSolid completas, que não permitem que os operadores de máquinas alterem nada, mas que visualizem todas as informações na tela em um ambiente sem papel", diz Armin Huber, destacando outra vantagem.

 

 

"O rastreamento de peças em branco no TopSolid, em particular, oferece aos programadores o suporte perfeito, pois permite que você veja a aparência atual da peça em qualquer ponto durante cada ciclo." Jürgen Fussenegger, programação CAM na Meusburger

 

 

 

 

Atualmente, está em andamento o trabalho de implementação de centros de usinagem horizontais.

 

Também está em uso o módulo Boost Milling, uma estratégia de fresamento desenvolvida internamente pela TopSolid para uma usinagem econômica e eficiente. "O Boost Milling é um algoritmo de fresamento com condições de corte otimizadas para usinagem de cavidades e para o desbaste de peças 3D, e está disponível a partir da versão 7.14. Entre outras coisas, o ciclo suporta a tecnologia multicore e é ilimitado em termos de tolerância lateral. Os caminhos de fresagem consistem em círculos concêntricos, trocoidais e linhas paralelas", disse o Sr. Huber.

 

Custo preliminar otimizado dos painéisO resumo técnico também incluía uma solução não tão comum para o cálculo de custos preliminar mais rápido possível de painéis especiais, usando um banco de dados de conhecimento existente da Meusburger: "Carregamos dados de terceiros (Step) no TopSolid e os usamos para criar uma análise de furo e fresagem. Não há programação aqui, apenas analisamos o componente CAD", explica o Sr. Malits, cuja equipe adicionou essa função ao TopSolid. Com base nessas análises, dados como profundidades, raios, volumes ou alturas são transferidos para um formato neutro. O próprio programa da Meusburger usa esses dados para estabelecer um cálculo de custos preliminar automático que, de acordo com o Sr. Muxel, é muito preciso: "Isso nos permite processar cerca de 90% das solicitações automaticamente e fornecer uma cotação em 24 horas."

 

A usinagem econômica e eficiente é possível, especialmente por meio de condições de corte otimizadas para a usinagem de cavidades e o desbaste de peças 3D, graças ao módulo Boost Milling.


Aumento da confiabilidade, qualidade e eficiência do processo

Na Meusburger, foram necessários cerca de um ano e meio para concluir a mudança para o TopSolid, com o resultado de que agora eles se beneficiam de uma incrível economia de tempo. "Atualmente, estamos obtendo um aumento na eficiência de até 30%, dependendo dos requisitos do trabalho, com um aumento significativo na qualidade e na confiabilidade absoluta do processo. Isso significa que podemos reduzir as clarificações de componentes em até 95% e sem absolutamente nenhuma rejeição", diz Stefan Muxel, que está absolutamente convencido do que foi alcançado até agora. Atualmente, oito programadores trabalham continuamente com o TopSolid, e aproximadamente 8.500 pedidos especiais podem ser processados por ano.

O fato de uma parceria de longo prazo ter se desenvolvido aqui se deve, em grande parte, às pessoas envolvidas: "A equipe da Evoltec foi capaz de convencer com seu know-how e experiência em consultoria. A comunicação é sempre direta, e cada um de nós pode se beneficiar ao máximo!", conclui Stefan Muxel, exuberante em seus elogios.

Graças à alta competência técnica dos parceiros do projeto, todas as especificações da Meusburger puderam ser implementadas com sucesso (da esquerda para a direita): Stefan Muxel e Jürgen Fussenegger (ambos da Meusburger) com Mario Malits e Armin Huber (ambos da Evoltec).

 

"A Meusburger é um lugar onde verdadeiros profissionais trabalham e onde até mesmo programadores experientes podem aprender uma ou duas coisas. O fato de o projeto ter sido tão bem-sucedido se deve, em grande parte, ao alto nível de competência da equipe do projeto." Armin Huber, engenheiro de aplicação de CAD/CAM da Evoltec

 

 

O usuário

A Meusburger é líder de mercado na área de peças padronizadas de alta precisão. Clientes de todo o mundo desfrutam dos benefícios dessa padronização e dos mais de 55 anos da empresa no processamento de aço. O portfólio de produtos abrange desde peças padronizadas de alta precisão e produtos selecionados para requisitos de oficina, passando por tecnologia de controle e canais quentes, até o método de gestão de conhecimento WBI® e soluções para gestão corporativa eficiente na área de software ERP/PPS. Tudo isso faz da Meusburger um parceiro confiável e global para o setor de produção de ferramentas, moldes e máquinas.

 

Número de funcionários: 1.670 (dados de 2020)

Receita: 261 milhões de euros

Clientes: mais de 22.500

Meusburger Georg GmbH & Co KG Kesselstraße 42, A-6960 Wolfurt, Tel. +43 5574-6706-0

www.meusburger.com

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação