Login

Lindauer Dornier GmbH

27 September 2019

O material de que o futuro é feito. "Graças ao TopSolid'Cam, podemos representar virtualmente a crescente complexidade e diversidade funcional das máquinas de produção atuais e obter pós-processadores bem concebidos e sem problemas para sequências de programas de execução suave em nossas máquinas-ferramentas." Karl-Heinz Kragl, Chefe de Produção, Lindauer Dornier GmbH


Até hoje, o nome Dornier está associado ao espírito de invenção e confiabilidade. No entanto, uma história de sucesso tão constante só pode ser alcançada por meio de uma alta capacidade de adaptação e da coragem de fazer mudanças. Com a Moldtech como parceira e com o suporte de sua poderosa solução de software 3D, o TopSolid'Cam, o fabricante de máquinas de tecelagem de Bodensee abriu novas linhas de negócios, o que deve garantir seu sucesso contínuo no futuro.

 

Empresa A DORNIER GmbH, sediada em Lindau, é hoje uma das líderes tecnológicas na construção de teares de alto desempenho, máquinas de acabamento têxtil e máquinas para esticar filmes. A fabricação de todas as máquinas e instalações ocorre nas unidades de produção alemãs.
Projeto Acompanhamento da introdução à tecnologia de torneamento-fresagem por meio da programação ideal das máquinas CNC recém-adquiridas

Software

TopSolid'Cam

Serviços Suporte introdutório, programação pós-processador, treinamento de usuários, suporte à integração
Benefícios Aproveitamento total das possibilidades das máquinas, otimizando os processos de trabalho e, assim, obtendo maior produtividade e produção flexível

 

Em 1950, a Lindauer DORNIER GmbH foi fundada no local da atual sede em Lindau-Rickenbach. A Dornier, fabricante de aeronaves de renome mundial, começou a construir máquinas de tecelagem após o fim da Segunda Guerra Mundial, forçada a fazer isso porque a fabricação de aeronaves foi proibida na Alemanha pós-guerra pelos Aliados. Atualmente, o único fabricante alemão de máquinas de tecelagem têxtil também desenvolve e produz máquinas de estiramento de filmes para os filmes plásticos mais finos, como os usados em semicondutores, capacitores para veículos híbridos e telas de filme para telefones celulares, bem como para tecidos altamente exigentes, como airbags e tecidos de aramida para aplicações à prova de fogo ou balísticas. Nas duas fábricas, em Lindau e Esseratsweiler, as máquinas são fabricadas com uma equipe de cerca de 1.000 pessoas, 90% para exportação. Com subsidiárias nos EUA, China, Índia e Turquia, a "LiDO" também tem representação internacional.

 

Com a compra de vários centros de torneamento-fresagem INDEX, foi necessário um sistema CAM 3D para que a recém-criada divisão de negócios se tornasse produtiva da forma mais rápida e perfeita possível e para que ela se integrasse de forma ideal ao parque de máquinas existente. O fornecedor de sistemas Moldtech provou ser um parceiro competente que, com seu TopSolid'Cam, foi capaz de demonstrar um sistema de programação altamente eficiente para implementação, treinamento e suporte contínuo.

O TopSolid'Cam demonstra suas credenciais por meio de:

  • Controle total de colisão, mesmo com conjuntos de fixação complexos
  • Fácil configuração de marcas de sincronização
  • Importação de dados estrangeiros e dimensionamento para tolerância média
  • Saída de bloco NC rápida e segura
  • Gerenciamento de peças brutas em tempo real
  • Fácil manuseio

A tecelagem torna muitas coisas possíveis

Depois do trabalho com madeira e pedra, a tecelagem é um dos ofícios mais antigos da humanidade, com provas da atividade que remontam a 32.000 anos. Restos de roupas tecidas, por exemplo, foram encontrados nas câmaras funerárias do Egito Antigo. Hoje, é claro, não se trata mais de enviar uma lançadeira para frente e para trás em um tear de madeira barulhento. Em máquinas de tecelagem altamente tecnológicas, a lã, a seda e o linho são tecidos em materiais de alto valor para roupas, móveis e cortinas. E isso não é tudo: "Os materiais tecidos podem ser encontrados em mais produtos do que se imagina", diz Karl-Heinz Kragl, líder da equipe de programação NC da Lindauer DORNIER GmbH. Veja o caso dos airbags ou dos pneus: nos milhões de carros que circulam em nossas estradas e também nas aeronaves, o fio do pneu é usado para reforçar o perfil de borracha. Os airbags, feitos de um material extremamente denso que precisa ser inflado em segundos em caso de acidente, também são tecidos, principalmente nas máquinas da Lindauer DORNIER GmbH.

Além disso, os chamados tecidos "técnicos" respondem por mais da metade dos negócios da empresa. Por esse motivo, para muitos, o nome DORNIER ainda hoje está associado ao desenvolvimento e à construção de aeronaves, exatamente como era até o final da Segunda Guerra Mundial. Antes disso, a fábrica em Lindau funcionava como uma empresa fornecedora, na qual, entre outras coisas, eram fabricadas peças da unidade de cauda. No entanto, após a guerra, as forças de ocupação aliadas proibiram a fabricação de aeronaves na Alemanha e, por isso, a DORNIER teve que procurar um novo campo de atividade. Uma fábrica têxtil próxima precisava de teares e peças sobressalentes, após a inatividade dos teares durante a guerra. As altas demandas deram o impulso necessário. Por meio da inovação, a DORNIER, mais uma vez, como anteriormente na construção de aeronaves, alcançou renome mundial também nesse campo, partindo do zero.

 

Os primeiros a serem produzidos foram os teares de lançadeira, com suas lançadeiras que disparam para frente e para trás, e as usinas de secagem para o setor de papelão, papel e placas de gesso. Em 1967, a introdução do tear de pinças forneceu a plataforma para um sucesso renovado e, desde então, a empresa DORNIER, sediada em Lindau, estabeleceu-se como a maior fabricante de máquinas de tecelagem da Alemanha e de renome internacional.

O material de que o futuro é feito

Com sua divisão "Composite Systems", fundada em 2015, a empresa está se concentrando atualmente no desenvolvimento de máquinas especiais para a fabricação de compostos reforçados com fibra. Esse é um campo no qual a empresa vê um grande mercado futuro. As máquinas de tecelagem 3D unem vários materiais à base de fibra de vidro e carbono, com possibilidades de aplicação extremamente versáteis, como em lâminas de turbina para aviões a jato.

Para essa nova linha de negócios, uma nova sala de produção foi colocada especificamente em funcionamento. Desde o planejamento, passando pela fabricação de componentes até a montagem, as máquinas de tecelagem têxtil sempre foram totalmente construídas internamente na LiDO, e nada mudará nesse aspecto com as máquinas ultramodernas do setor de compósitos.

Para que as renomadas máquinas de tecelagem possam funcionar sem problemas, a qualidade é o foco de atenção desde a produção das peças individuais da máquina. Para isso, os mais recentes centros de torneamento-fresagem foram instalados na nova sala de produção. Eles oferecem flexibilidade de uso e possibilitam a usinagem completa de uma grande variedade de peças, praticamente desde a prancheta de desenho.

As peças de trabalho geometricamente exigentes e altamente precisas devem, além disso, possuir alta qualidade de superfície. As restrições espaciais, os muitos eixos e os contornos ainda mais interferentes na sala de máquinas das máquinas INDEX exigem, portanto, não apenas o know-how de décadas dos funcionários, mas também um sistema CAM moderno, que permita a programação pelo usuário em uma máquina virtual. "Desde o início, ficou claro para nós que só é possível programar uma usinagem tão complexa com um modelo 3D", relata o Sr. Kragl.

Simulação convincente

A excelente simulação de máquina no TopSolid'Cam também foi um fator decisivo para que o fornecedor de sistemas, a Moldtech, recebesse o contrato para conectar o novo pool de máquinas.  Para isso, a Moldtech gerou primeiro no TopSolid'Cam os modelos 3D dos modelos de máquinas INDEX, incluindo a cinemática relacionada. No TopSolid'Cam, os usuários programam a peça de trabalho já na situação de fixação virtual e podem combinar todos os componentes de forma ideal entre si no PC. Isso também inclui a representação das ferramentas disponíveis. Os usuários podem - e devem - expandir e gerenciar a biblioteca de ferramentas específicas do sistema com base em suas ferramentas reais, incluindo os parâmetros de corte. Em seguida, o TopSolid'Cam calcula, com base nos parâmetros de corte armazenados, as taxas de avanço e os valores de tempo para a troca de ferramentas, a duração dos processos e também exibe graficamente a sequência do processo. As colisões podem ser eliminadas em um estágio inicial e os caminhos ideais da ferramenta podem ser determinados, também graças ao gerenciamento automático de peças brutas no TopSolid'Cam. Todos os caminhos de máquina são gerados em constante comparação entre dois modelos geométricos: a peça bruta e a peça acabada. A peça bruta é atualizada após cada execução de usinagem para que o trabalho continue sempre alinhado com a geometria atual.

"Se continuarmos a trabalhar tão bem juntos, atingiremos nossa meta de alcançar praticamente 100% de operação sem problemas de nossos programas NC", declara o Sr. Kragl. Somente quando se importam modelos 3D a partir do design é que são necessárias pequenas adaptações na LiDO e, de qualquer forma, elas podem ser implementadas rapidamente por meio da função de modelagem integrada para dados CAD importados. Graças à função de superfície do TopSolid'Cam, os dados podem ser facilmente importados, modificados conforme necessário, de acordo com a produção, e até mesmo dimensionados para tolerância média.

Puxando todas as cordas com pós-processadores confiáveis

O programa segue a sequência do pós-processador de acordo com a simulação e as otimizações feitas. O TopSolid'Cam já possui como padrão excelentes pós-processadores, que são desenvolvidos em estreita colaboração com os fabricantes de máquinas. A Moldtech conectou todas as máquinas multitarefas da nova sala de produção ao TopSolid'Cam por meio de pós-processadores de alto desempenho. Eles são fornecidos com um código NC do aplicativo CAM. "Você nunca ouvirá a Moldtech dizer que não pode fazer", declara o Sr. Kragl: "Todos os pós-processadores estavam prontos e funcionando em pouco tempo, para que pudéssemos programar com eles. Se alguma usinagem não puder ser suportada de forma satisfatória, receberemos em um dia um pós-processador atualizado." Isso também enche a empresa de Lindau de confiança para o mais recente projeto a ser realizado com a Moldtech e o TopSolid'Cam: um pós-processador para um cabeçote deslizante com 3 canais e 10 eixos.

Uma equipe forte

Para acompanhar a implementação, a Moldtech produziu para a LiDO um conceito de treinamento progressivamente construído que foi adaptado às necessidades do fabricante de máquinas de tecelagem. Com isso, os funcionários não só aprenderam os conceitos básicos de como trabalhar com o TopSolid'Cam, mas também receberam treinamento especial sobre os tópicos de CAD, CAM e ferramentas de torneamento e fresamento. E se algum funcionário da LiDO ficar preso em um aspecto de sua preparação para o trabalho, o parceiro de software sempre pode ser contatado por e-mail, telefone e manutenção remota. Quando se trata de suporte, a LiDO também encontrou o parceiro certo. Por meio da adaptação aos desenvolvimentos tecnológicos e às demandas cada vez maiores na fabricação de componentes, o parque de máquinas de qualquer empresa deve passar por mudanças ao longo do tempo. No entanto, para uma empresa inovadora como a Lindauer DORNIER GmbH, isso não é motivo de receio. "Graças à mudança para o inovador TopSolid'Cam 7, estamos confiantes de que seremos capazes de atender a todas as demandas futuras que surgirem", diz o Sr. Kragl.

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação