Login

Jean Pierre Lépine: uma empresa que combina habilmente arte e micromecânica

17 September 2015

Destinados a uma base de clientes sob medida, os produtos de luxo fabricados por essa microempresa devem atender a requisitos rigorosos de precisão e perfeição. A produção é única e complexa, e dominada de A a Z com o software TopSolid.


Os amantes da paisagem de Haut-Jura realmente precisam fazer um desvio por Pratz. No parque empresarial dessa pequena cidade situada a cerca de 100 quilômetros de Besançon, eles descobrirão uma empresa diferente de todas as outras. As habilidades aprimoradas de gerações de artesãos da região do Jura se refletem no know-how da Lépine, uma empresa familiar que produz canetas, facas, relógios automáticos e, agora, óculos.

Esses itens não convencionais de alta qualidade são produzidos em pequenas séries. São verdadeiras obras de arte que combinam habilmente funcionalidade e estética: um verdadeiro prazer de se ver. "Somos a quinta geração e somos a continuação de uma atividade de micromecânica de alta precisão que começou há 30 anos", diz Benjamin Lépine, o jovem chefe dessa microempresa que emprega quatro virtuosos da usinagem. A produção foi aperfeiçoada até os mínimos detalhes. Nada é deixado ao acaso. "Do design às vendas, dominamos todos os estágios complexos de nosso processo de fabricação para obter um acabamento perfeito", confirma o especialista.

As formas complexas e o uso de materiais exclusivos não facilitam em nada a tarefa desses verdadeiros "artistas industriais". Eles deram a si mesmos a melhor chance possível de sucesso ao escolher o software TopSolid'Design para criar seus modelos, que são então usinados na oficina graças a uma máquina multifuncional e uma fresadora de alta precisão controlada digitalmente. "As peças, cada uma produzida individualmente, são usinadas a partir de materiais sólidos e nobres, como acrílico, rodoide, latão, alumínio, delrin, aço inoxidável, ouro, prata, madeiras exóticas, carbono, urze, couro e até mesmo pedras preciosas", explica Benjamin Lépine. "Tudo começa com o design desses produtos dos sonhos, que é feito pelo meu pai, Jean Pierre Lepine." Formado pela Escola de Belas Artes, o criador incansavelmente inventivo desenha esses produtos excepcionais. Batizadas de Indigo, Zig-zag, Samba, Winston, Casanova, Zeemanta, Hedera, Hong Kong, Cybergraph ou Graphyscaf, essas obras de arte são uma combinação de qualidade, desempenho técnico e precisão.

A pincelada mágica desse artista é então convertida em modelos CAD (Computer Aided Design) graças ao TopSolid'Design, que analisa as formas complexas, as montagens de micropeças e as funções de todos os ângulos. Por exemplo: o relógio automático Belharra, feito com o mesmo grau de aço inoxidável usado para implantes médicos. Inspirado nas profundezas do oceano, seu mecanismo complexo tem um sistema patenteado de articulação esférica na pulseira, o que significa que ele pode se ajustar a qualquer tamanho de pulso. Ou as canetas Hommage au Titanic ou Freeride, além de muitas outras, que estão revolucionando as formas e as ideias do mundo da escrita. Elas demonstram o nível de complexidade com o qual o TopSolid'Design pode lidar. "Inventamos esses instrumentos com formas revolucionárias que combinam ergonomia, conforto e estética", diz Benjamin Lépine.

O mesmo design complexo e os mesmos processos de fabricação estão presentes na faca Sécurisoux, que mostra claramente suas raízes de Haut-Jura. Basta olhar para seu cabo ergonômico para lembrar o J de Jura e seu nome vem da floresta Risoux, perto da cidade de Morez, onde ela nasceu. Essa ferramenta apresenta um sistema de travamento e uma trava patenteada, que funciona igualmente bem nas posições de lâmina aberta e fechada.

Lançada recentemente, a nova linha de óculos também faz parte dessa busca pela perfeição e demonstra o apetite da pequena empresa por inovação. "Usamos a manufatura aditiva para produzir as dobradiças de titânio de nossos óculos com um processo de fusão de metal em 3D", diz o especialista.

Para Benjamin Lépine, a escolha da solução da Missler Software foi óbvia para esse tipo especial de produção. "Usei o software TopSolid'Design durante um estágio que fiz há alguns anos, portanto, estava bem informado ao escolhê-lo para gerenciar nosso projeto 3D", diz ele. "Em operação diária, essa solução se tornou um 'quinto parceiro' e pode até ser usada para preparar nosso trabalho de terceirização sob medida. Fácil de usar e capaz de lidar com modelos complexos, o software tem alguns recursos integrados muito úteis para o nosso processo de produção, como o gerenciamento de montagens sensíveis, a simulação e o uso de componentes padrão inteligentes que contêm dados de usinagem. Os esboços são detalhados e padronizados."

Uma experiência bem-sucedida que convenceu os especialistas da Lépine da necessidade de complementar sua cadeia de projeto e fabricação digital com a futura instalação do software TopSolid'Cam (Computer Aided Manufacturing). A criação manual de programas de usinagem, uma operação tediosa que pode ser uma fonte de erros, em breve será coisa do passado. "Essa ferramenta facilitará significativamente a criação de programas de usinagem e garantirá que o potencial de nossas máquinas NC seja usado com mais eficiência", conclui Benjamin Lépine.  Essas vantagens consideráveis ajudarão a dar continuidade ao extraordinário trabalho técnico e estético da Lépine.  

Alguns destaques do TopSolid:

  •  Uma ferramenta poderosa e intuitiva capaz de lidar com produtos complexos
  •  Simulação antes da fabricação para projetos mais seguros e precisos
  •  Desenhos detalhados e padronizados para garantir a maior produtividade possível

 

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação