Login

IWC

-
TopSolid'CamMechanical industry

Os entusiastas de relógios já estão familiarizados com a IWC, a International Watch Company. No caso da divisão CAM, é o sistema TopSolid'Cam da Missler Software que dá suporte à criação de todos os programas NC necessários usados na fabricação de peças, carcaças e recursos de produção.


Os entusiastas de relógios já estão familiarizados com a IWC, a International Watch Company: Os cronômetros de Schaffhausen são conhecidos em todo o mundo. Até mesmo objetos bonitos, como os relógios da IWC, precisam de tecnologia precisa para dar a eles seu valor real. No caso da divisão CAM, é o sistema TopSolid'Cam da Missler Software que dá suporte à criação de todos os programas NC necessários usados na fabricação de peças, carcaças e recursos de produção.

Para muitas pessoas, esse nome representa as Cataratas do Reno, a maior cachoeira da Europa. Para os fãs de relógios, entretanto, Schaffhausen representa a IWC, um dos fabricantes de relógios mais conhecidos e renomados do mundo. Os relógios da IWC alcançaram o status de cult! Por que isso acontece?

Se pensarmos bem, a resposta já pode ser encontrada no título. Os relógios IWC são muito precisos. Qualquer pessoa que use um deles pode afirmar com orgulho que seus relógios não precisam ser ajustados por semanas ou até meses, pois a divergência em relação ao tempo real é simplesmente insignificante. Os relógios fabricados pela IWC têm uma vida útil muito longa. Sempre encontramos pessoas exibindo orgulhosamente no pulso seus relógios IWC da década de 1950. Eles ainda cumprem seu dever depois de todo esse tempo.

Além disso, a IWC produz relógios de alta durabilidade, como, por exemplo, o "Ingenieur". Um relojoeiro de Nuremberg disse o seguinte: "Se você comprar este relógio, não precisará comprar outro para o resto de sua vida! "Isso fala por si só.

Atualmente, a IWC produz relógios em uma variedade de modelos, que representam os elementos terra, água e ar. Assim, o Aquatimer pertence claramente ao elemento água, o Ingenieur ao elemento terra e os relógios para pilotos, que foram completamente reformulados somente este ano, ao elemento ar.

Além dos relógios comuns, a IWC também produz alguns com complexidades mais ou menos elaboradas, como reserva de marcha, fases da lua, funções de cronógrafo, repetição de minutos e calendário perpétuo. Lançado em 1993 para comemorar o 125º aniversário da IWC, o Il Destriero Scafusia, o cavalo de guerra de Schaffhausen, chamado de grande complexidade, superou tudo o que havia sido criado até aquele momento.

A empresa foi fundada em 1868 por F. A. Jones, um americano de Boston. Ele lançou as bases para a carreira dessa fábrica de relógios. Atualmente, com aproximadamente 500 funcionários, a IWC pertence à Richmont, o grupo de fabricantes de artigos de luxo, como A. Lange & Sons e Jaeger-LeCoultre.

Além das caixas, que são mostradas aqui, a IWC também constrói uma série de relógios e módulos adicionais, de acordo com a tendência crescente. Entre eles estão também as famílias de Calibre 5000 e 8000.

PROGRAMAÇÃO NC E SIMULAÇÃO EM TEMPO REAL

A tecnologia de ponta é necessária para a construção e o desenvolvimento, para a programação NC, bem como para a produção propriamente dita.

A IWC usa o software CAM TopSolid'Cam, da Missler Software. Para máquinas de processamento, eles confiam fortemente na Kern e na Mikron, entre outras empresas. Os pós-processadores são da NCDATA, revendedor oficial da TopSolid na Suíça.

No passado, a IWC costumava trabalhar com o que hoje consideramos um sistema de programação NC simples da DLog. "Quando começamos a trabalhar com um sistema de CAD 3D, por um lado, e com máquinas de processamento modernas com 5 eixos, por outro, algo também teve que acontecer com relação à programação NC", diz Beat Pletscher, chefe da Casing Manufacturing. "Foi realizada uma análise de mercado, na qual foram considerados de quatro a cinco fornecedores de sistemas", acrescenta Christian Graber, executivo da NC DATA de Schlieren, perto de Zurique.

Após uma apresentação intensiva do sistema, Graber e sua equipe da NC Data conseguiram o contrato. A IWC optou pelo TopSolid'Cam pelos seguintes motivos:

  • O TopSolid'Cam era o único sistema de programação NC com o qual era possível trabalhar (e ainda é possível agora), "como se estivéssemos diretamente em frente à máquina" (Graber). A lógica da operação é a mesma que a lógica da mecânica de usinagem. Isso foi conveniente para a IWC, pois os quatro postos de trabalho do TopSolid'Cam estão localizados diretamente no chão de fábrica.
  • Além disso, a simulação é possível, não apenas para operações de ponta, mas para toda a área de trabalho.
  • O TopSolid'Cam tem uma interface direta com o Solidedge. Portanto, os dados podem ser obtidos diretamente pelo sistema de programação NC.
  • O TopSolid'Cam oferece a opção de salvar métodos e processos específicos do cliente, o que aumenta significativamente a produtividade.

O sistema de programação NC é usado atualmente para os processos de torneamento, fresamento e erosão a fio nos departamentos de produção de peças, produção de carcaças e fabricação de recursos de produção. A programação é realizada com 2, 3 e 5 eixos.
"Na produção de carcaças, trabalhamos cada vez mais com 5 eixos simultaneamente", explica Beat Pletscher, "por exemplo, as carcaças do atual "Ingenieur" e do "Aquatimer" foram produzidas usando usinagem simultânea de 5 eixos".

RELÓGIOS IWC FABRICADOS COM TOPSOLID'CAM

O TopSolid'Cam é um sistema de programação NC para a produção e o cálculo de trajetórias de ferramentas, especialmente para os processos de torneamento, fresamento e perfuração, bem como para todas as combinações dos processos acima. O sistema funciona com base em sólidos. Todos os caminhos de ferramenta são gerados pela correspondência constante de dois modelos geométricos, o blank e a peça usinada. Ao fazer isso, a peça bruta é atualizada após cada etapa de processamento, de modo que o trabalho continua na geometria atual. Os benefícios desse método são:

  • A prevenção de colisões
  • A geração dos melhores caminhos de ferramenta é possível porque a quantidade relevante de material é sempre conhecida.

AO GERAR PROGRAMAS NC, É POSSÍVEL ESCOLHER ENTRE TRÊS "NÍVEIS DE CONVENIÊNCIA":

  • Uma análise topológica apenas do modelo da peça
  • Programação semiautomática baseada em contornos 2D
  • Produção automática de programas NC, usando tecnologia de recursos, em que os recursos também são reconhecidos automaticamente por modelos importados.

A importação de dados é realizada por meio de interfaces padrão, como IGES, STEP, Parasolid, DXF/DWG, SAT ou por meio de interfaces diretas disponíveis para Catia V4/V5, Pro/Engineer, ME10, Solidworks e Solidedge. Além disso, o sistema vem com uma biblioteca abrangente de ferramentas.

O TopSolid'Cam tem um sistema de simulação moderno, com o qual é possível inspecionar a qualidade dos caminhos da ferramenta. De forma conveniente, toda a máquina-ferramenta com todos os seus processos pode ser incluída na simulação para evitar colisões e reduzir o tempo de inicialização subsequente.

O TopSolid'Cam suporta continuamente a usinagem HSC. Obviamente, estão disponíveis funções abrangentes para usinagem simultânea de 5 eixos. Isso é tudo com relação ao software em si.

Ganhos de tempo de 50% com o TopSolid'Cam

O primeiro grande benefício que o TopSolid'Cam trouxe para a Schaffhausen foi a economia de tempo. "Quando os pós-processadores funcionam perfeitamente, economizamos 50% do tempo usado anteriormente na programação NC", explica Joerg Demmerle, que programa as carcaças no sistema. Os projetos atuais de carcaças não poderiam ser realizados economicamente sem a tecnologia de 5 eixos; para a programação em si, basta um sistema de ponta como o apresentado aqui. As amplas possibilidades de simulação também provaram seu valor. Entre outras coisas, a IWC usa várias fixações para as carcaças. Por isso, não é mais possível simplesmente realizar estimativas de suposições com relação à ausência de colisões. Agora, somente uma simulação precisa poderá ajudar. O que também favorece o TopSolid'Cam é o fato de que, até o momento, todos os objetivos da atividade de programação foram alcançados. Nenhum projeto teve de ser abandonado ou mesmo processado com meios convencionais. Devido ao trabalho perfeito na interação entre os sistemas de programação e a máquina, a proporção de trabalho manual realizado nas carcaças é reduzida. Outro benefício de economia de dinheiro. No final das contas, o que mais há para dizer? A IWC e a Missler Software parecem ser uma excelente combinação. Os padrões e as possibilidades estão de acordo. A precisão e a disponibilidade estão em ambos os lados e podemos esperar por novos desenvolvimentos... 


- Karl Obermann -

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação