Login

E.S.P.A.C.E - COMO E.S.P.A.C.E BENEFICIA DA USINAGEM INTELIGENTE

24 April 2017

Está Pequena e Média Empresa francesa é um parceiro preferencial dos principais atores da indústria aeroespacial, e tem apoiado todos os seus programas de fabri-cação há mais de 20 anos. A empresa cumpre as rigorosas exigências de produ-tividade e qualidade utilizando poderosas ferramentas, tais como TopSolid'Design e TopSolid'Cam, que apresentam funções avançadas para acelerar a programação das operações de usinagem.


A empresa E.S.P.A.C.E está ativa no setor da fabricação aeroespacial há mais de 25 anos, trabalhando com nomes prestigiosos como Airbus, Safran, Latécoère e Stelia Aerospace. Estes clientes e muitos outros, confiam nos especialistas da E.S.P.A.C.E para fabricar subconjuntos complexos, peças mecânicas e peças de chapa metálica para estruturas aéreas e interiores de aeronaves. As suas fábricas produzem também peças urgentes, suportes aviônicos e unidades elétricas. Todos os dias, a empresa recorre à sua riqueza de competências e know-how nas suas fábricas de produção localizadas perto dos centros da indústria aeroespacial francesa em Saint-André-Des-Eaux perto de Saint-Nazaire e Muret perto de Toulouse.

Em 2010, a empresa criou a sua filial 2AS (Ateliers Aéronautique du Sahel) em Jemmel, Tunísia. "O nosso principal objetivo é satisfazer as exigências dos nossos clientes propondo soluções de fábrica adaptadas às suas necessidades", explica Alain Ganne, o Diretor de Engenharia de Produção e Programação da empresa. As atividades nas três fábricas são orientadas por um enfoque na produtividade e qualidade, e a empresa faz tudo o que está ao seu alcance para satisfazer as especificações exigentes. Graças aos seus recursos humanos e materiais especializados, a E.S.P.A.C.E tornou-se especialista em usinagem de precisão, incluindo fresamento de 3 a 5 eixos, trabalho de chapa fina, soldas TIG, e a montagem de subconjuntos. "Por exemplo, temos um forte domínio de numerosos processos especiais para os programas Airbus, tais como ADET / AIPI-AIPS para as estruturas aéreas", explica o especialista.

"A nossa atividade de produção está organizada em equipes e linhas dedicadas que garantem a flexibilidade inerentemente necessária em projetos aeroespaciais. Desta forma, podemos facilmente passar da fabricação de peças para a produção em série da produção de subconjuntos complexos". Nada é deixado ao acaso na usinagem de peças mecânicas, graças ao poderoso software de programação TopSolid'Cam. "Os nossos clientes nos enviam os modelos CAD das peças a serem usinadas, e depois programamos as operações utilizando o software TopSolid da TopSolid SAS. Utilizamos esta solução há 14 anos, e recentemente atualizamos para a versão 7, que apresenta numerosas funções inteligentes", continua Alain Ganne. "As peças em liga leve e metal duro (aço inoxidável e titânio) são usinadas em fresadoras de 3 e 5 eixos (Mori Seiki, Haas, Hurco) que satisfazem uma vasta gama de necessidades, desde peças de ultra alta precisão a operações de produção menos exigentes". De acordo com este especialista em usinagem, a implementação da solução da TopSolid SAS tem os processos de programação de usinagem significativamente mais ágeis. Os prazos de produção de peças usinadas podem ser cumpridos em apenas alguns dias (geralmente cinco a dez dias), dependendo da sua complexidade. "TopSolid'Cam oferece uma série de benefícios, incluindo a sua capacidade de criar rapidamente percursos de usinagem por propagação da estratégia, o que permite ciclos curtos. Também nos permite construir com base no nosso know-how. Os procedimentos de usinagem podem agora ser reproduzidos para peças semelhantes. Isto poupa tempo e aumenta a rentabilidade", observa o Gerente de Engenharia de Produção e Programação da E.S.P.A.C.E.

Os trabalhos dos programadores são facilitados graças à gestão de tolerâncias com FreeShape e às completas bibliotecas de ferramentas e condições de corte. Simples, intuitivo e escalável, o TopSolid pode fornecer aos operadores, programas de usinagens que facilitam o controle até das máquinas mais sofisticadas. O software também inclui um módulo de simulação de usinagem que apresenta uma pré-visualização das trajetórias de ferramentas. O sistema também gerencia os movimentos de interoperações, as quais são as aproximações e retrações, além de analisar possíveis colisões, limite dos eixos e materiais remanescentes. Estas características reduzem o desperdício de tempo e setups. "Isto é muito útil para peças de alto valor agregado e/ou\ sob encomendas urgentes", acrescenta Alain Ganne.

Com a sua interoperabilidade nativa, o TopSolid também protege as bases de dados de usinagem da empresa, graças ao seu sistema integrado de gestão de dados de produtos (PDM). "Somos agora capazes de manter o nosso histórico de produção, que é um bem indispensável nas operações de produção aeroespacial", entusiasma o engenheiro. A colaboração bem-sucedida com a filial local da TopSolid SAS sediada em Nantes é outra razão pela qual os especialistas em engenharia de produção da E.S.P.A.C.E estão tão satisfeitos. "Comunicamos frequentemente e a nossa busca pela excelência da usinagem é ampliada pela atenção da equipe da TopSolid SAS", confirma Alain Ganne. "Um exemplo é a instalação de pós-processadores de alto desempenho que são adaptados e personalizados para as nossas máquinas, em colaboração com os especialistas do ramo local". Esta colaboração pode muito bem ser ampliada para incluir outras atividades. Constantemente em busca de novas soluções, a E.S.P.A.C.E utiliza a manufatura aditiva para produzir determinadas peças. Como parte do projeto C-FAST, a TopSolid SAS está cooperando com a CIRTES no desenvolvimento de uma proposta de hardware e software dedicada a manufatura aditiva dentro dos próximos três anos. Utilizará o processo de Strato concept com a CIRTES e o software CAD/CAM TopSolid da TopSolid SAS, especialmente adaptado a este processo, para fabricação de grandes peças. Espere e veja...

O ponto forte da aplicação do TopSolid na E.S.P.A.C.E:

  • A conservação das bases de dados de usinagem graças ao sistema de gestão integrada dos dados de produção (PDM)
  • Reutilização do know-how de programação
  • Simulação de usinagem para minimizar os ciclos de desenvolvimento do programa
  • Diálogo frutífero e permanente com o especialista local da TopSolid SAS

As conclusões de Alain Ganne: "A capacidade do TopSolid'Cam de gerar rapidamente percursos de usinagem, e a capacidade de construir sobre o know-how dos nossos programadores, aumentar a produtividade, e a qualidade imprime. Estes são alvos essenciais na fábrica aeroespacial".

E.S.P.A.C.E em números

Mais de 25 anos de atividade na indústria aeroespacial

volume de negócios em 2016: 28,7 milhões de euros

Total de efetivos: 330

Três plantas de produção: duas em França, em Saint-André-des-Eaux perto de Saint-Nazaire e Muret perto de Toulouse, e uma fábrica em Jemmel, Tunísia. A produção é organizada por linha de produtos, com os objetivos e indicadores correspondentes. A empresa implementa a gestão visual em todas as suas oficinas de produção, num esforço para envolver cada um dos empregados nesta organização. Cada empregado conhece e respeita as linhas de produtos. Os dois sites em França estão ligados por uma linha SDSL para partilhar recursos informáticos (ERP Hélios, Contabilidade, Action Tracker) e recursos de comunicação (telefonia integrada, webcam e redes de videoconferência).

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação