Login

Gattefin

23 August 2010

De acordo com Dominique Gattefin, CEO da empresa, "Como empresa, sempre quisemos estar na vanguarda da tecnologia. A TopSolid nos ofereceu uma relação preço/desempenho muito positiva e um serviço de primeira classe."


A empresa Gattefin, criada em 1977, deve seu nome ao fundador Noêl Gattefin. Dois anos depois, seu filho Dominique juntou-se ao negócio da família, com a equipe da empresa dobrando para 2 pessoas. Naquela época, a oficina se concentrava no torneamento e na fresagem tradicionais e era equipada com uma serra. Sua principal atividade era a fresagem para o setor de armamentos. Atualmente, a empresa emprega 85 pessoas, ocupa uma área de trabalho de 10.000 m² (composta por 7 edifícios) e fabrica peças de 10 mm a 10 m, sendo a média de 1,5 m. Essas peças são, em geral, tecnicamente complexas, com uma grande variedade de materiais. Em geral, essas peças são tecnicamente complexas, com alto valor agregado, e são produzidas em unidades individuais ou em quantidades muito pequenas. A Gattefin também fabrica subconjuntos, peças usinadas e lida com caldeiraria, chapas metálicas, soldagem mecanizada, pintura e montagem. A empresa trabalha nos seguintes domínios: aeronáutico (seu principal mercado), indústria agroalimentar, manuseio de materiais, máquinas padrão e especiais, bens de capital, gasolina e pneus.

TEMPOS DE PROGRAMAÇÃO REDUZIDOS EM 50%

A empresa adquiriu sua primeira máquina CNC em 1982. A máquina era programada diretamente no console usando as funções ISO mais avançadas, como parametrização e rotações angulares. Em três anos, no entanto, a empresa percebeu que precisava investir em um software CAD/CAM devido à crescente complexidade das peças que usinava. O GTL (antecessor do TopSolid) da Missler Software foi a solução escolhida depois de apresentar os melhores resultados em uma peça a ser usinada e, ao mesmo tempo, ser fácil de usar. Graças à simplicidade do TopSolid, o operador ficou operacional em um curto espaço de tempo, especialmente para a geração automática de furos para o domínio aeronáutico. Rapidamente, os tempos de programação da empresa foram reduzidos em 50%. De acordo com Dominique Gattefin, CEO da empresa, "Como empresa, sempre quisemos estar na vanguarda da tecnologia. O TopSolid nos ofereceu uma relação preço/desempenho muito positiva e um serviço de primeira classe. A Missler Software nos ajudou muito na programação de nossas primeiras peças quando começamos a usar o TopSolid. Dessa forma, sempre senti que não compramos apenas um preço, mas um retorno sobre o investimento." Desde 1982, a Gattefin adquiriu muitas máquinas multieixos de alto desempenho. Junto com esse progresso, o TopSolid evoluiu de 2D, 2 ½ D e 3D em fresamento, torneamento e EDM de fio. Atualmente, as informações do software CAD/CAM e da máquina são transferidas por um link de fibra óptica em alta velocidade. De acordo com Dominique Gattefin, "sempre tentamos nos manter a par dos mais recentes desenvolvimentos de software e maximizamos os resultados que podemos obter com esses avanços. Essa é uma boa maneira de obter uma vantagem competitiva sobre nossos concorrentes. Um grande recurso para nós também são nossos pós-processadores perfeitamente adaptados, que resultam em ganhos de tempo significativos. "

TOPSOLID E TOPSOLID'ERP - A CADEIA DE PROCESSOS DIGITAIS NA GATTEFIN

Atualmente, o Gattefin está equipado com dois sistemas de software da Missler Software. O primeiro é o TopSolid'Cam, que oferece a recuperação de arquivos nativos usando as interfaces Iges ou Step. Graças ao TopSolid'Cam, são obtidos ganhos significativos de tempo na programação e na usinagem. A estabilidade do sistema significa que o processo de usinagem é realizado sem a presença de um operador.

A Gattefin também está equipada com o sistema ERP da Missler Software, o TopSolid'Erp. Um sistema ERP totalmente integrado que atende a todos os requisitos da cadeia de suprimentos, do gerenciamento comercial ao de produção, o TopSolid'Erp oferece uma solução completa para as seguintes áreas: administração comercial, gerenciamento de dados técnicos, gerenciamento de chão de fábrica, suporte ao cliente e PDM (Product Data Management).

O TopSolid'Erp é totalmente integrado à linha de produtos TopSolid, permitindo assim a integração total entre todos os departamentos da empresa. Ele oferece uma solução completa para atividades comerciais, gerenciamento de dados técnicos, gerenciamento de chão de fábrica e suporte ao cliente, o que garante uma integração completa com os departamentos internos de pesquisa e métodos. Ele gerencia cotações, pedidos, processos de ordens de serviço, ordens de fabricação/trabalho, acompanhamento de código de barras, vigilância, notas de entrega e faturas.

3 PONTOS PRINCIPAIS DA SOLUÇÃO INTEGRADA CAD/CAM/ERP DA MISSLER SOFTWARE PARA GATTEFIN SÃO :

  • Fácil de usar com possibilidades de longo alcance
  • Um serviço pós-venda impressionante - O suporte técnico e o acompanhamento da Missler Software foram fundamentais para a Gattefin
  • Em termos de preço, o TopSolid e o TopSolid'Erp são produtos competitivos

OLHAR PARA FRENTE O TEMPO TODO

Dominique Gattefin acredita que uma empresa sempre precisa batalhar, trabalhar mais e olhar para o futuro. É necessário sempre se antecipar às forças do mercado. Por esse motivo, ele criou uma filial na Romênia em 2000, que realiza trabalhos de subcontratação para a matriz francesa em grandes séries e peças mais simples.

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação