Login

Fabricação flexível com o TopSolid'Cam

16 July 2021

A Kersten Maschinenbau GmbH estava precisando desesperadamente de um sistema para criar programas de máquinas para o número cada vez maior de componentes altamente complexos. A empresa já possuía o parque de máquinas adequado. A aquisição do sistema CAD-CAM TopSolid finalmente permitiu que eles explorassem de forma otimizada todo o potencial de suas máquinas multitarefas e reduzissem significativamente os tempos de preparação.


Kersten
Kersten
Kersten
Kersten
Kersten
Kersten
Kersten
Kersten
Kersten

"Temos um maquinário de última geração que exige muito de um sistema CAD-CAM. Adquirir o TopSolid'Cam não foi apenas a decisão perfeita, mas também provou ser uma verdadeira economia de dinheiro." 
Norbert Wittig, Kersten Maschinenbau GmbH, Niederau, Alemanha

A Kersten Maschinenbau GmbH estava precisando desesperadamente de um sistema para criar programas de máquinas para o número cada vez maior de componentes altamente complexos. A empresa já possuía o parque de máquinas adequado. A aquisição do sistema CAD-CAM TopSolid finalmente permitiu que eles explorassem de forma otimizada todo o potencial de suas máquinas multitarefas e reduzissem significativamente os tempos de preparação. 

 

  • Empresa: Kersten Maschinenbau GmbH

   Gewerbegebiet 5
   01689 Niederau b. Meißen
   Telefone: +49 (0) 3521 4705 30
   Fax: +49 (0) 3521 4705 40
   E-Mail: info@kersten-maschinenbau.net

  • Projeto

Migração para um sistema CAM 3D de alto desempenho para criar programas de máquinas para componentes altamente complexos

  • Software 

TopSolid‘Cam 7

  • Parceiro

Moldtech GmbH

  • Serviços

Suporte à implementação, programação do pós-processador, treinamento de usuários, suporte à integração

  • Benefícios

Uso total dos recursos da máquina, redução dos tempos de preparação, processos de trabalho otimizados, maior produtividade, altíssima satisfação do cliente e produção flexível.

 

Como uma empresa comercial fundada em 1965, as "oficinas especiais para máquinas especiais" inicialmente fabricavam produtos para uma ampla gama de setores econômicos na República Democrática Alemã. Em 1990, o fornecedor de engenharia mecânica, que na época contava com 15 funcionários, mudou de direção e investiu no primeiro centro de usinagem CNC. Em seguida, veio a enchente recorde do rio Elba em 2002, que chegou até o antigo local e forçou a empresa a recomeçar do zero. Em seguida, houve uma mudança no nome da empresa para "Kersten Maschinenbau GmbH" e sua mudança para um novo local com novos parceiros e diretores executivos em 2003. Atualmente, a Kersten emprega mais de 130 funcionários e tem mais de 30 máquinas de processamento de última geração à sua disposição. O fabricante contratado de Niederau, próximo a Meißen, na Alemanha, consolidou sua especialização na produção de componentes e montagens de máquinas complexas e pré-acabadas da mais alta precisão.

 

 

Diversidade como a fórmula do sucesso

In den Hauptabteilungen Fräsen, Drehen und Schleifen stehen modernste  Bearbeitungszentrem mit Heidenhain- und Siemenssteuerungen zur Verfügung."Fabricamos componentes que variam de seis milímetros a seis metros, de dez gramas a dez toneladas", diz Thomas Kerber, usuário de CAM na Kersten Maschinenbau GmbH, resumindo o espectro de componentes que a empresa oferece. A diversidade dos componentes fabricados pela empresa sediada em Niederau é realmente astronômica e, ao mesmo tempo, demonstra sua grande força.
Seus clientes incluem fabricantes de máquinas têxteis e de impressão, bem como caixas de engrenagens, geradores, tecnologia de medição e fabricantes de plantas, entre outros. A unidade de produção de 9.000 m² abriga 30 centros de processamento diferentes, onde são fabricados componentes prismáticos e rotacionalmente simétricos, incluindo o tratamento térmico e de superfície necessário, e onde são realizados os trabalhos de soldagem e montagem. Os tamanhos dos lotes variam de componentes individuais a 1000 séries. 
A flexibilidade e a eficiência são uma prioridade e uma questão natural na Kersten. A Kersten é uma empresa com a qual você pode contar, com funcionários qualificados e confiáveis e um parque de máquinas de última geração. 

Parque de máquinas de última geração

"Os recursos técnicos de nossas máquinas desempenham um papel vital na fabricação de componentes individuais e pequenas séries", diz Thomas Kerber. "Elas se mostram muito lucrativas para nós graças exclusivamente às modernas máquinas multitarefas." É também por isso que elas foram deliberadamente projetadas para serem grandes e equipadas com opções que podem não ser necessárias todos os dias. Essas opções incluem, por exemplo, perfuração profunda, perfilamento, fresamento de engrenagens e até mesmo uma ferramenta de polimento de rolos para usinagem de acessórios de rolamentos deslizantes. Os centros de usinagem localizados no parque de máquinas de Niederau são igualmente impressionantes. Além de um centro de usinagem C50 U de 5 eixos de alto desempenho da Hermle, o parque também abriga um Reiden RX18 e vários centros de rotação, perfuração e fresamento WFL para a usinagem completa de peças complexas e de alta precisão.

"É essa consistência que incorpora a força especial de nossa oferta de manufatura", diz Norbert Wittig, responsável pela TI, com orgulho. Temos máquinas de vários tamanhos que executam todas as etapas de usinagem. 
Com o aumento da oferta, a demanda também aumentou e, por fim, a empresa se viu na necessidade desesperada de um sistema para criar programas de máquinas para um número cada vez maior de componentes complexos. Até aquele momento, os programas de fabricação eram executados apenas na própria máquina, o que levava a longos períodos de inatividade da produção.


Depois de avaliar cuidadosamente todos os sistemas CAD-CAM disponíveis no mercado, a empresa finalmente tomou a decisão de escolher o TopSolid'Cam e o fornecedor de sistemas Moldtech como o parceiro desejado para implementar o sistema. "Finalmente, optamos pelo TopSolid'Cam devido à sua interface amigável e às muitas vantagens integradas", diz Norbert Wittig. 

Preparação ideal dos dados

Para os programadores da Kersten, essas vantagens integradas incluem as funções de CAD em particular, continua Norbert Wittig. Um dos benefícios do TopSolid'Cam é que ele oferece o modelador de volume paramétrico Freeshape, que permite projetar componentes individuais e até mesmo montagens inteiras e prepará-las para a fabricação, incluindo a extração automática de desenhos. 
Isso é especialmente vantajoso se, por exemplo, a Kersten não receber dados 3D de um cliente e tiver que primeiro modelar os componentes antes de começar a programá-los. Mesmo que o programador CAM receba dados 3D, muitas vezes ele ainda precisa fazer ajustes na geometria e levar em conta as tolerâncias de produção. Isso requer pouco esforço graças ao recurso Freeshape do TopSolid'Cam. "É claro que usamos o TopSolid principalmente para nossos programas de fabricação, mas, graças à função CAD, também o usamos para criar planos de fixação ou projetar montagens autônomas", diz Thomas Kerber. "Isso acelerou as coisas exponencialmente."  


O processo é ainda mais rápido ao lidar com alterações feitas posteriormente na linha, pois não gera novos programas CAM ou os ciclos individuais contidos neles, mas precisa recalculá-los. Todos os dados e documentos, o componente ou a montagem, os desenhos, as listas de peças e os processos de usinagem também são vinculados associativamente uns aos outros. Isso significa que todas as informações são mantidas continuamente e nada se perde.

Gerenciamento eficiente de dados

Outra vantagem, de acordo com Thomas Kerber, é o software de gerenciamento de dados de fabricação (MDM) integrado ao sistema, que possibilitou à Kersten processar as ordens de produção de forma consistente na área multiusuário. O MDM oferece a todos os funcionários da manufatura uma visão geral do complexo fluxo de trabalho em sua totalidade. Todos os dados coletados, como folhas de configuração, planos de trabalho, listas de ferramentas e os dados NC associados, são compilados, documentados e armazenados em um local central. Isso torna a produção transparente e o processamento de pedidos o mais eficiente possível. 

Preparação perfeita para o trabalho

O uso do TopSolid'Cam também melhorou a produtividade da Kersten. As máquinas agora são amplamente programadas no escritório. A situação de fixação completa para a usinagem pode ser mapeada na tela, juntamente com o modelo da máquina, a fixação, a ferramenta e o suporte da ferramenta. A sincronização, muitas vezes demorada, de torres e eixos na máquina pode ser transferida para a estação de programação CAM para economizar tempo. Os especialistas em software da Moldtech podem até mesmo mapear todo um parque de máquinas no sistema, como o notável parque de Niederau, tornando extremamente simples a transferência de um componente de uma máquina para outra, bem como a transferência e o ajuste automático de todos os dados de fabricação necessários.


A simulação completa da máquina também inclui o reconhecimento automático de superfícies planas, furos, ranhuras, cavidades abertas e contornos, o que provavelmente é uma das funções mais importantes do TopSolid'Cam. O sistema sugere estratégias de usinagem com base na análise de componentes, que podem ser selecionadas com um simples clique do mouse ou ajustadas posteriormente. "Graças ao TopSolid'Cam, não precisamos mais nos preocupar com a perda de tempo valioso de produção", diz Thomas Kerber com um sorriso.


Uma equipe forteDank der vollständigen Abbildung der Maschinenumgebung kann die Kersten Maschinenbau GmbH die Bearbeitungszyklen am Rechenr zuverlässig  simulieren und optimieren.

Os clientes da Kersten Maschinenbau GmbH estão buscando soluções que ainda não existem, e a empresa precisa de mais flexibilidade no que diz respeito à produção para acompanhar as demandas futuras. "Nossas máquinas nos permitem fornecer a gama necessária de ofertas. Isso também inclui centros de usinagem com demandas muito especiais no pós-processador e no modelo da máquina", acrescenta Norbert Wittig. "Encontramos na Moldtech exatamente o parceiro certo para conseguir isso."

O fornecedor do sistema conquistou a equipe de Niederau com sua experiência e qualidade de serviço. "Todos os pós-processadores estavam prontamente disponíveis para operação, o que significa que pudemos começar a programar imediatamente. Se descobrirmos que uma operação não tem o suporte ideal, recebemos rapidamente um pós-processador atualizado. Não há nada melhor do que isso."


Kerstin também usou o conceito de treinamento passo a passo desde o início, que a Moldtech adaptou às necessidades específicas do fabricante contratado. Isso significa que o investimento no novo software proporcionou vantagens imediatas. A solução CAD-CAM está sendo usada atualmente em nove estações de trabalho. 

 

Um flexibel auf Kundenwünsche reagieren zu können, sind die Bearbeitungszentren umfangreich ausgestattet.

Die Kersten Maschinenbau GmbH garantiert Bauteile in höchster Qualität. Mit Moldtech und TopSolid'Cam als Partner ist es einfach, dieses Versprechen  zu halten. Von links: Falko Zedler, Vertrieb Ost Moldtech GmbH, Norbert Wittig, Kersten Maschinenbau. Die Kersten Maschinenbau GmbH garantiert Bauteile in höchster Qualität. Mit Moldtech und TopSolid'Cam als Partner ist es einfach, dieses Versprechen  zu halten. Von links: Falko Zedler, Vertrieb Ost Moldtech GmbH, Norbert Wittig, Kersten Maschinenbau.

 

 

Determinado para o futuro

A tarefa mais importante para os fabricantes contratados no setor de fabricação de ferramentas no momento é a automação progressiva e a digitalização simultânea do ambiente de produção, garantindo que a usinagem permaneça o mais econômica possível. Esse desafio é enfrentado graças à experiência profissional e ao conhecimento abrangente do fornecedor de sistemas Moldtech e do sistema CAD-CAM TopSolid com seus recursos voltados para o futuro. 
O TopSolid'Cam impressiona graças a: 

  • Programação no ambiente da máquina, que fornece uma visão geral de toda a situação de fixação
  • Implementação simples de marcas de sincronização
  • Controle total de colisão, mesmo em situações complexas de fixação
  • Gerenciamento integrado de espaços em branco
  • Saída de conjunto NC rápida e segura
  • Fácil de usar

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação