Login

Dabrigeon

20 August 2010

"O poder do TopSolid é evidente para qualquer pessoa que o utilize. O desenho na prancheta, ou o desenho aprimorado usando software 2D, pode parecer mais imediato e acessível, mas as imagens 3D são muito mais impressionantes do ponto de vista do cliente." M. Pierric, da Dabrigeon.


UM POUCO DE HISTÓRIA...

A empresa Chalvignac foi fundada no início do século passado como uma empresa individual dirigida pelo homônimo Sr. Chalvignac. Durante muito tempo, a empresa esteve envolvida na fabricação de alambiques de conhaque (em deferência à região), aparelhos de aquecimento e trabalho com chapas metálicas. Em 1984, a empresa orientou seu desenvolvimento para a fabricação de tanques de aço inoxidável para os setores de produção de vinho e industrial. Desde então, ela continuou a diversificar sua atividade, com a aquisição, por exemplo, da Sodipia, uma empresa especializada na fabricação de tanques de poliéster, e a aquisição da CCM-Simonneau, uma empresa líder na produção de reboques para agricultura e vinicultura. Essas duas empresas também estão equipadas com o TopSolid. Em 2002, o Grupo NOV-TECH foi criado para unificar o conjunto de estruturas desenvolvidas em torno da Chalvignac SA, que hoje conta com mais de 170 funcionários.

O ESCRITÓRIO DE DESIGN DABRIGEON E TOPSOLID

Com uma infinidade de referências de produtos e estudos de demanda em seu nome, Olivier Pierric tem orgulho de exibir em sua parede as criações que desenvolveu usando o TopSolid: desenhos que se assemelham a obras de arte e que demonstram o know-how da Dabrigeon. Seu segredo? A disciplina e a reflexão que o trabalho com o TopSolid implica. "Costumávamos ter o AutoCAD", explica ele, "com o qual tudo era produzido em 2D depois de ter sido definido, para o bem ou para o mal, na mente do projetista. Em 2004, quando ocorreu a consolidação com as outras empresas do Grupo, queríamos modernizar nossos processos de design. A tecnologia 3D oferece uma solução melhor para os requisitos cada vez mais exigentes dos clientes e, portanto, ficou claro que precisávamos avançar nessa direção. Projetar tudo em 3D não era mais uma aspiração, mas uma realidade."

O TopSolid foi a escolha mais natural, pois se destaca por suas funções de modelagem e desenho 3D e por suas possíveis operações de sequenciamento. Olivier Pierric disse ainda que: "O 3D é mais capaz de nos ajudar a determinar e atender às necessidades de nossos clientes. Isso se deve ao fato de ser visual, praticamente tangível. A modelagem de um mockup 3D oferece um resultado que todos podem entender. As barreiras da leitura de projetos técnicos não existem mais. É muito fácil dividir em subconjuntos, e o modo de remontagem é infalível, eliminando qualquer possibilidade de erro de montagem. Tudo o que as oficinas de produção precisam é de montagens que já tenham sido praticamente executadas." Deve-se dizer que a Dabrigeon explora ao máximo os benefícios de projetar tudo em 3D: os modelos digitais podem ser enviados como acompanhamento dos estudos de projeto. "Entregamos o modelo 3D no TopSolid'Viewer e/ou no formato PDF. O cliente em potencial tem então tudo o que poderia precisar para visualizar nossa oferta. É eloquente e eficiente."

Olivier teve apenas alguns dias de treinamento no TopSolid, após os quais conseguiu rapidamente produzir projetos bastante complexos. "Inicialmente, tive quatro dias de treinamento, que complementei com um pouco de autoaprendizagem usando tutoriais e o manual, e tomando as necessidades concretas da empresa como meu objeto de estudo. Mesmo que eu não esteja nem perto de explorar totalmente o potencial do software, sempre consigo o que estou procurando. Eu uso o TopSolid o dia inteiro". Ele explica ainda: "É a melhor maneira de colher os frutos do tempo e do esforço gastos na criação de bibliotecas internas e na construção de montagens predefinidas."

Em média, um estudo consiste em três dias de modelagem e dois dias de redação. Quaisquer imprecisões nos estágios iniciais da compilação do projeto são, portanto, reajustadas e resolvidas. O grau de detalhamento da modelagem dependerá das necessidades do workshop. O método de remontagem, baseado em pontos-chave, parece ser a maneira mais adequada de trabalhar.

Deve-se acrescentar que quase tudo é feito no local: corte, soldagem, trabalho com chapas metálicas, verificações de vedação, testes de qualidade, montagem de acessórios, etc. Somente as peças complexas são cortadas e usinadas externamente. O TopSolid'Fold cuida da dobragem com base nos modelos 3D. Os arquivos de TI são enviados diretamente aos subcontratados para corte a laser e por chama, etc. As trocas de TI também facilitam muito o compartilhamento de modelos entre as diferentes empresas do Grupo.

Olivier Pierric nos diz que: "Os planos que saem do escritório de design também servem, às vezes, como uma vitrine do nosso know-how." É verdade que a Dabrigeon, quando participou do concurso TopSolid Design Contest em 2007, ganhou o prêmio de melhor desenho técnico.

O Sr. Pierric diz, como conclusão, que "O poder do TopSolid é evidente para qualquer pessoa que o utilize. O desenho na prancheta, ou o desenho aprimorado usando um software 2D, pode parecer mais imediato e econômico, mas a geração de imagens em 3D é muito mais impressionante do ponto de vista do cliente. A interconexão com outros sistemas, a usinagem, a análise de resistência... tudo isso é adequado às necessidades atuais. Embora seja possível fazer uma fogueira batendo dois pedaços de pedra juntos, a evolução nos deu o isqueiro. Cabe a nós decidir qual é a nossa posição com relação à tecnologia."

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação