Login

B.P.L SRL

22 September 2020

B.P.L. prática trabalhos de usinagem de precisão em Altedo, na província de Bolonha, no coração da Emilia-Romagna, Itália. O trabalho de usinagem de precisão inclui protótipos, pequenas e médias séries, a fim de atender às necessidades de seus clientes.


História e origens

Fundada em Bolonha em 1974 por três sócios, a empresa é especializada na fabricação de peças mecânicas para ferramentas, componentes para tornos automáticos e ferramentas especiais.

Em 1982, um dos sócios, Puttomatti Luigi decidiu assumir a empresa e incluiu seus filhos, Dimer e Susi.

Fresadoras horizontais e verticais, mandriladoras, tornos paralelos, furadeiras de coluna são utilizadas para criar cruzetas de argamassa, alavancas, cames, elementos de projeção de filmes e muitos outros componentes.

A capital Emilian é o coração do "vale da embalagem", uma concentração de indústrias que produzem máquinas de embalagem.

A pequena empresa está ganhando a confiança dos clientes nesse setor e no setor da mecânica de precisão. Entre 1990 e 1993, a empresa compra dois centros de usinagem CNC Hitachi para complementar sua tradicional ferramenta de máquina. O forte crescimento da frota de máquinas tem liderado por um espaço adicional.

Tal em 1995, o pai e seus filho decidiram mudar-se para Altedo (BO), Perto da saída 13, mas a logística não foi suficiente. As máquinas CNC foram incialmente programadas manualmente. Portanto, a necessidade de um sistema mais rápido para acelerar a programação das operações de usinagem levou a compra do primeiro software CAD/CAM bidimensional 1996.

A demanda pela montagem e fornecimento de grupos completos levou à chegada de Rossi Roberto em 1997, que se tornaria um parceiro nos anos vindouros. A fim de satisfazer os clientes, a frota de máquinas foi ainda mais ampliada e entre 1999 e 2006, entraram na oficina centros de usinagem adicionais, um torno e uma máquina EDM de fio, todos controlados digitalmente.

 

Atualmente

Em 2013, a empresa teve um novo começo com uma mudança geracional.

A tocha é completamente passada para as mãos de Dimer, Roberto e Susi.

Entretanto, o mercado mudou: lotes cada vez menores e variados, com formas complexas e precisão dimensional e geométrica significativa e prazos de entrega curtos. Estas necessidades exigem novas ferramentas e metodologias.

O primeiro passo foi colocar em prática uma solução CAD-CAM moderna, com o objetivo inicial de reduzir drasticamente o tempo de produção e evitar qualquer intervenção de programação na máquina.

 

B.P.L. e TopSolid

A escolha foi para o TopSolid graças à sua capacidade de integrar os ambientes de projeto e definição de usinagem, a interface e a simulação realista de todos os aspectos da máquina para verificar a existência de colisões. Após seu treinamento inicial, os benefícios foram particularmente apreciados.

Em particular, a solução CAD permite importar e estudar os modelos tridimensionais dos clientes, definir a peça bruta mais adequada e o melhor sistema de suporte, modelar o desenho bidimensional ou em papel. Para usinar peças fundidas, muitas vezes é necessário projetar um equipamento de suporte dedicado para fixar adequadamente a peça. O TopSolid tem sido muito útil neste processo.

A solução CAM permite programar caminhos de ferramentas enquanto ainda mantém a associatividade com o modelo geométrico. Ao fazer alterações na parte CAD, o caminho da ferramenta no ambiente CAM também é atualizado. Esta funcionalidade provou ser estratégica para fazer as mudanças solicitadas pelos clientes e gerenciar as revisões em um curto espaço de tempo. A onda de renovações da empresa também afetou as frotas de máquinas-ferramenta, o layout e a logística.

O departamento de programação da B.P.L. e TopSolid é responsável pelo gerenciamento dos novos centros de usinagem contínua de 5 eixos Kitamura Mytrunnion 5 e Mori Seiki NMV5000 DCG e do centro de usinagem vertical de 4 eixos WELE AA1565, que surgiram no período de 2015-2018.Ferramentas, magazine de ferramentas e estoques são gerenciados por um grande armazém vertical automatizado. Um grande número de investimentos em um curto período de tempo para atender às necessidades dos clientes.

No final de 2019, cabia ao departamento de programação expandir e assim, o servidor TopSolid PDM foi adotado para ter um único banco de dados centralizado e duas estações de programação, completando assim a integração de todas as máquinas-ferramenta da empresa.

Atualmente, os setores nos quais a empresa está ativa vão desde máquinas de controle automático (farmacêutica e alimentícia) até projetos e automóveis.46 anos de experiência, paixão e muita "graxa de cotovelo", como dizem em Bolonha, têm guiado a B.P.L. em seu caminho.

 

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação