Login

Boursin Pavitub

25 March 2010

"Sem o investimento no software, não poderíamos existir hoje." Equipada com o TopSolid'Wood desde 2003, a empresa Boursin Pavitub desenvolveu a sua atividade, desde o equipamento de farmácias até à criação e conceção de interiores de vários pontos de venda. De uma modesta oficina à criação de uma grande loja, um software CAD/CAM ajuda a ganhar tempo... e negócios.


Com sede em Vitré, perto de Rennes, em França, a empresa Boursin Pavitub emprega 49 pessoas. É especializada no equipamento de pontos de venda. Os seus principais clientes são as farmácias, que representam metade da atividade e do volume de negócios da empresa (4,7 milhões de euros em 2005).

A empresa também adapta vários tipos de distribuidores especializados, como as joalharias, "o que é muitas vezes mais complexo, devido às dimensões e volumes específicos deste tipo de produtos", sublinha Patricia Boursin, diretora-geral da empresa.

A empresa também tem como clientes cadeias de lojas, incluindo ópticas, lojas de máquinas fotográficas, fabricantes de chocolate e boutiques de roupa de luxo. A Boursin Pavitub também trabalhou em boutiques para o aeroporto de Saint-Pierre, na Reunião, e para vários museus, como o Mémorial de Caen e o museu Champs Libres, em Rennes, inaugurado em março.

GANHOS DE PRODUTIVIDADE SIGNIFICATIVOS GRAÇAS À MADEIRA TOPSOLID

Em junho de 2003, a empresa decidiu adquirir um pacote de software de conceção e fabrico que, naturalmente, alterou profundamente os métodos de trabalho em todas as fases de produção. "Atualmente, não poderíamos existir sem este equipamento", explica Patricia Boursin. "Ganhámos em produtividade e em capacidade de resposta: podemos responder muito rapidamente a pedidos específicos. Também pudemos diversificar e alargar a nossa atividade a novos sectores. "

Concebida com base na experiência desenvolvida nos domínios da metalomecânica e da mecânica, a Boursin Pavitub escolheu o TopSolid'Wood por ser uma solução CAD/CAM integrada. "A sua principal vantagem para nós é a ligação direta que permite entre a conceção e o fabrico", explica David Jouault, um dos três profissionais do "departamento de planeamento de processos", todos eles antigos carpinteiros da empresa. "Ter trabalhado anteriormente na oficina é uma vantagem para trabalhar eficazmente com o software", declara.

O recurso a uma solução CAD/CAM permitiu ganhos de produtividade, que são acompanhados por uma otimização das condições de fabrico. A reorganização da produção efectuada assenta agora nas seguintes unidades: o gabinete de estudos, que é o primeiro contacto com o cliente, o departamento de planeamento de processos, que prepara todas as operações de produção, e a carpintaria.

PRODUÇÃO OPTIMIZADA

A otimização que resulta da utilização do TopSolid traduz-se numa economia de tempo em termos de produtividade, através da melhoria regular de uma base de dados de "arquivo", e num aumento significativo da produção.

A título de exemplo, o desenvolvimento de um projeto standard, para o qual certos elementos podem estar na biblioteca, pode ser tratado em duas horas e apresentado ao cliente. Após uma fase de planeamento, avaliada em uma hora neste caso, a fase de fabrico pode ser lançada. Estes prazos dão à empresa uma verdadeira capacidade de reação e abriram novos horizontes em termos de diversificação.

Há quinze anos, o equipamento de farmácias representava 80% da atividade da Boursin Pavitub, mas atualmente a quota deste sector desceu para 50%. Atualmente, a empresa tem entre cinco e sete oficinas em curso, que podem ir desde a criação de um elemento de um balcão para uma boutique até ao equipamento de uma loja inteira.

A Boursin Pavitub trabalha principalmente com madeiras compostas, madeira laminada com melamina ou MDF e, em raras ocasiões, com madeira maciça. Na oficina, onde as colecções de gabaritos desapareceram, o fabrico assenta atualmente numa tupia de controlo numérico (Biesse), numa "velha" Masterwood e numa serra de painel horizontal (Giben). A empresa está a estudar a compra de uma nova serra de painel com controlo numérico.

Os três especialistas da empresa necessitaram de um total de quinze dias de formação para adquirirem conhecimentos suficientes sobre o TopSolid'Wood. "Se precisarmos, pedimos ajuda à Missler Software e somos rapidamente colocados no caminho certo", explica David Jouault. Estes pontos fortes do TopSolid'Wood atraíram as empresas que trabalham com a Boursin Pavitub: O seu principal subcontratante, por sua vez, começou a trabalhar com o TopSolid'Wood ...

 

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação