Login

BIM.B - ESCRITÓRIO DE MODELAGEM E ENGENHARIA BATUT

25 November 2020

BIM.B domina o projeto de estruturas complexas de madeira Esta empresa de engenharia, sediada em Montauban, França, especializada em projetos complexos, recorre a todo o poder do TopSolid'Design para oferecer a seus clientes um processo industrial genuíno e soluções personalizadas, graças à plataforma ADS (Application Development System).


BIM.B
BIM.B

"A longa tradição de nossa família em carpintaria, a paixão pela madeira e a qualificação em engenharia civil me levaram a fundar esta empresa especializada em engenharia em 1975". As convicções do fundador Bernard Batut foram refletidas pelo desenvolvimento excepcional da empresa, logo desde o início. "O desenvolvimento técnico de nossa empresa de engenharia, que se concentra na disciplina altamente especializada do projeto de estruturas de madeira na indústria da construção, pode ser caracterizado por nossa determinação de permanecer permanentemente na vanguarda das últimas tecnologias da informação", confirma Vincent Batut, o gerente do BIM.B (Bureau Ingénierie Modeling Batut), que assumiu o lugar do fundador.

  

Localizada em Montauban, perto da cidade industrial de Toulouse, França, a empresa adotou logicamente as ferramentas de projeto utilizadas no setor aeroespacial. Esta empresa pioneira investiu em um PC IBM em 1980 para cálculos e substituiu o desenho manual por desenho assistido por computador (CAD) quando adquiriu três licenças HP Me10 para estações de trabalho Unix. Ela entrou no mundo do CAD de alto nível em 2000, com a aquisição de uma licença Dassault Systèmes Catia V5. Graças à combinação desta determinação de permanecer na vanguarda da inovação tecnológica e um domínio da madeira adquirida através de suas criações originais, as habilidades e a experiência desta excepcional empresa de engenharia são reconhecidas até mesmo pelos clientes mais exigentes. "Podemos atender às complexas especificações de inúmeros empreiteiros, arquitetos, carpinteiros e empresas especializadas em construções de madeira", explica Vincent Batut. "Oferecemos pacotes completos de serviços, incluindo projeto, cálculos estruturais e produção de desenhos, para a construção de novas construções, ampliações, ampliações para cima, reformas de edifícios listados e muito mais. Operamos na França continental, nos territórios franceses ultramarinos e em outros países, quando surge a oportunidade".

Vários engenheiros de alto nível projetam as estruturas de madeira cada vez mais complexas. Exemplos incluem estas torres de 12 andares em Paris ou a sede do instituto técnico FCBA em Bordeaux. O especialista observa que, "O crescimento espetacular da madeira está sendo impulsionado pelo movimento ecológico e as soluções estão se tornando mais avançadas e acessíveis". Ele dá um exemplo. "Agora podemos usar painéis de madeira grandes e complexos, como os encontrados nas instalações do Center Parcs. Um verdadeiro desafio". 

  

Um verdadeiro processo industrial 

Esta tendência levou a empresa a optar por novas ferramentas de projeto que se adaptam melhor a esta complexidade e às mudanças que ocorrem nas tecnologias de construção, com a adoção dos padrões BIM (Building Information Model). "Catia não seguiu esta tendência e não oferece a funcionalidade específica para nosso comércio", explica Nicolas Dunet, engenheiro de projeto da BIM.B. Em 2017, após examinar de perto as soluções CAD existentes no mercado, a empresa com sede em Montauban optou pelo TopSolid'Design

"A solução TOPSOLID SAS pode fazer tudo isso. É uma verdadeira solução para as especificidades do comércio de madeira", continua o especialista, que prossegue listando suas vantagens. "Este software atende às nossas necessidades, permitindo-nos desenvolver um processo industrial genuíno, que agora se tornou essencial na construção de estruturas de madeira". O poder de suas configurações facilita o desenvolvimento de programas adaptados às nossas áreas de atividade e a fácil integração nas soluções recomendadas no processo BIM. Sem mencionar a funcionalidade de gerenciamento de documentos, que é um verdadeiro bônus quando se trata de acompanhar as iterações do projeto de um modelo CAD complexo. Fazemos economias econômicas significativas ao encurtar a duração do processo de design". Outro bônus que ajudou a convencer os experientes engenheiros de projeto do BIM.B foi a ampla gama de ferramentas TOPSOLID SAS disponíveis como parte da plataforma ADS (Application Development System). "Uma base sólida para o desenvolvimento de nossas próprias rotinas de programação", aponta Nicolas Dunet, que também aprecia o espírito de verdadeira parceria com os especialistas da filial local da TOPSOLID SAS. "Eles são sempre rápidos a reagir e disponíveis quando precisamos de uma mão amiga", conclui ele.

  

Os pontos fortes do TopSolid’Design:

  • Uma solução econômica e de fácil utilização, bem adaptada às aplicações complexas da madeira e à integração no processo BIM.
  • Com suas amplas opções de configuração, o software cobre cada passo de um projeto e contém uma ferramenta de gerenciamento de dados de produto (PDM) que acompanha de perto quaisquer mudanças. O resultado é uma redução significativa do ciclo de projeto e, portanto, dos custos.
  • A plataforma ADS (Application Development System) constitui um verdadeiro bônus para esta empresa de engenharia na vanguarda da tecnologia da informação, pois permite o desenvolvimento de programas personalizados complexos.

Nicolas Dunet resume: "A solução TOPSOLID SAS pode fazer tudo isso. É uma verdadeira solução para as especificidades do comércio da madeira que nos permite desenvolver um verdadeiro processo industrial, que agora se tornou essencial na construção de estruturas de madeira".

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação