Login

AERONAUTICS - ULM DESEMPENHO HUMANO E TÉCNICO EXCEPCIONAL

15 September 2020

Jean-Claude Quenault e Blaise Bouchet, dois amantes dos esportes aeronáuticos, bateram o recorde mundial de um vôo pêndular ULM ao percorrer mais de novecentos quilômetros. Este foi um feito sem precedente, patrocinado pela TOPSOLID, cujo software lhe permitiu adaptar a aeronave.


ULM World Distance Record - TopSolid
ULM World Distance Record - TopSolid
ULM World Distance Record - TopSolid
ULM World Distance Record - TopSolid
ULM World Distance Record - TopSolid
ULM World Distance Record - TopSolid
ULM World Distance Record - TopSolid
ULM World Distance Record - TopSolid
ULM World Distance Record - TopSolid
ULM World Distance Record - TopSolid

Sábado 11 de Julho das 2020 às 5:45 da manhã, duas aeronaves ultraleves motorizada, ou ULM para conhecedores, decolaram do clube “Les Moëres” em Dunkerque, França.

Uma operação validada pelo prefeito da cidade com a pesagem regulamentar da aeronave, que não deve exceder um peso vazio de 120 kg. Jean-Claude Quenault, um grande esportista e entusiasta da aeronáutica desde os 12 anos de idade, decolou e seguiu para Oloron-Sainte-Marie, a 907 km de distância. Ele foi seguido por seu amigo e parceiro Blaise Bouchet, que também foi colocado no trapézio de um trike pendular monoposto fabricado pelo fabricante francês Ellipse, projetista e fabricante de equipamentos aeronáuticos há mais de trinta anos. O objetivo desses dois experientes pilotos era quebrar o recorde mundial de Patricia Taillebresse em 1987, que percorreu uma distância de 811 km com uma aeronave ULM de um só lugar. O recorde tinha 32 anos, 10 meses e 21 dias. Uma aposta ousada iniciada por Jean-Marc Rousselet, o gerente da Ellipse, que incentivou os dois campeões a realizá-la. "Estou pensando nessa façanha há dois anos", confirma Jean-Claude Quenault. Então, em 2019, quando conheci Blaise Bouchet, que tinha a mesma paixão que eu, o sonho que compartilhamos se tornou realidade.

Assim, nasceu uma equipe que facilitou o desenvolvimento do voo. Porque um teste de resistência como esse exige condições excelentes, clima, físico e experiência mecânica. E, claro, uma preparação impecável". Depois de uma primeira tentativa em junho de 2019, mas abandonada após 443 km devido a pequenos problemas humanos, as duas aeronaves e seus pilotos, desta vez, cumpriram perfeitamente sua missão. 12 horas e 3 minutos após a decolagem, as duas ULMs aterrissaram no campo de aviação de Oloron. "Usamos dois ULMs padrão, Alizés com asas MysticCX e movidos por um motor Swissauto de 4 tempos de 250 cc e 35 hp acoplado a uma hélice E-Props", explica Blaise Bouchet. "A única pequena modificação foi a adição de dois tanques auxiliares para transportar os 55 litros de combustível necessários para o voo. Porque nosso medo era ficar sem combustível, etc."

A travessia da França, com uma velocidade de cruzeiro econômica de 75 km/h em média, também teve como objetivo criar o recorde mundial de consumo de combustível.

 

  

 

Ferramentas TopSolid utilizadas

Acostumada a projetos complexos, a TOPSOLID não poderia faltar na festa com seu versátil know-how. "Estou perfeitamente familiarizado com o desempenho das soluções de software da editora francesa, que usamos todos os dias para projetar layouts personalizados", explica Jean-Claude Quenault, designer do escritório de design do grupo Dubois, especialista em carpintaria de alta tecnologia. Um grupo versátil que trabalha em todos os tipos de projetos para profissionais e particulares, como contratos de manutenção e renovação, layout, renovação, decoração, planejamento de espaço, etc. "TopSolid'Design, TopSolid'Cam e TopSolid'Wood provaram seu valor no design e na fabricação de unicórnios, móveis feitos sob medida para cada novo projeto", destaca Jean-Claude Quenault. "Uma abordagem que aproveita os recursos excepcionais de visualização, as modificações em tempo real, as ricas bibliotecas de componentes e as ferramentas de programação de software fáceis de usar. Portanto, para mim, foi completamente normal associar a TOPSOLID à nossa conquista, que a empresa aceitou naturalmente."

  

O software TopSolid foi obviamente usado para aprimorar as duas ULMs." O TopSolid'Design tornou possível projetar especificamente as carenagens e os consoles de suporte de instrumentos para essas máquinas", explica Jean-Claude Quenault. "Esse software de fácil utilização, com sua modelagem poderosa, é uma ferramenta ideal para o setor mecânico. O desenho padronizado rápido, bem como as bibliotecas ricas e variadas de componentes padrão, facilitaram a escolha da solução certa para formas complexas, como as carenagens da ULM. Sem mencionar as modificações, inevitáveis durante o processo de design, que estavam sob controle permanente graças a um sistema nativo de gerenciamento de dados técnicos." Esses recursos também foram usados para projetar os dois tanques laterais perfilados adicionais. "Capaz de levar em conta os diferentes projetos de peças de chapa metálica (curvas, flanges, flanges laminadas, relevos de borda, relevos de canto, etc.), o software TopSolid'Design permitiu a criação de um todo coerente em termos de aerodinâmica, ao mesmo tempo em que melhorou a estética do ULM. E a comunicação direta entre o TopSolid'Design e o TopSolid'Cam garantiu um processo de fabricação sem problemas."

 

O resultado dessa façanha, que foi apenas um aperitivo, promete ser igualmente emocionante. Porque mesmo que tenham voado até as nuvens, os dois parceiros não estão descansando sobre os louros. "Agora temos como meta os 1.000 km, para os quais teremos de pedir autorizações no exterior para poder atravessar a fronteira", asseguram em uma só voz. Uma meta ao alcance de dois campeões. Será que uma das duas aeronaves tinha 15 litros de combustível não utilizado, o suficiente para voar mais 4 horas, quando aterrissou em Oloron?

 

 

 

O recorde mundial em números

  • Distância percorrida: 907 km
  • Velocidade de cruzeiro: 75 km/h em média
  • Características do motor: um motor Swissauto de 4 tempos de 250 cc e 35 hp acoplado a uma hélice E-Props.
  • Tempo total de voo: 12 horas e 3 minutos
  • Capacidade do tanque: 55 litros

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação