Login

Waidele GmbH - projeto de chão de fábrica facilitado com o TopSolid'Wood

4 November 2011

Até mesmo os gerentes de cadeias de lojas apreciam acessórios personalizados para seus projetos, o que significa mais programação CAM e trabalho de design para os montadores de lojas. Por isso, a empresa Waidele Shop floor design GbmH investiu no TopSolid'Wood da Missler Software, a fim de dar uma resposta rápida e flexível às demandas dos clientes. O aplicativo 3D não apenas reduz os prazos de entrega, mas também economiza dinheiro na compra de peças de fornecedores.


A sede da empresa Waidele GmbH &Co KG está localizada no coração da Floresta Negra alemã, em Rippoldsau-Schapbach. Originalmente criada em 1920 como uma empresa de carpintaria, ela se especializou em design de chão de fábrica desde 1991. Com 32 funcionários, a empresa certamente não está entre os principais participantes do setor, embora seus negócios estejam crescendo internacionalmente: cerca de um terço de suas vendas é exportado. De fato, a empresa Waidele GmbH fornece de 40 a 50 projetos de drogarias para a França e fornece às principais redes de supermercados francesas Leclerc ou Supermarché U balcões refrigerados para produtos de padaria. A empresa também projetou instalações para provedores de comunicação móvel na Alemanha e as grandes padarias Sternenbäck e Sehne (com 100 a 200 subsidiárias) também são clientes da Waidele no mercado alemão.

A empresa se posiciona como fornecedora de sistemas de projetos de chão de fábrica para o setor de produtos frescos, como uma estratégia de diferenciação de seus concorrentes. A empresa desenvolve balcões completos, incluindo refrigeração, eletricidade, iluminação, envidraçamento, requisitos de pedra, bem como peças de metal, e coordena a fabricação dos componentes dos fornecedores. Os balcões e componentes são então montados e testados na sala de usinagem em Schapbach, antes que os balcões prontos para instalação e os projetos montados sejam entregues ao cliente.

Rapidez e flexibilidade são os dois principais ingredientes para o sucesso nos mercados internacionais, afirma Roland Waidele, que gerencia o destino dessa empresa de médio porte, juntamente com seus irmãos Lothar e Herbert. "Atualmente, os departamentos de planejamento fazem licitações em toda a Europa e, muitas vezes, concedem contratos a empresas estrangeiras devido a restrições de custo. No entanto, quando o tempo é um problema, eles sempre nos procuram porque sabem que podemos fazer a entrega em 15 dias. Graças aos nossos equipamentos modernos e à nossa estrutura plana, podemos atender às demandas dos clientes de forma muito flexível e em curto prazo."

CONEXÃO DO CAME AUSENTE

O desafio para o designer de lojas é que os clientes exigem soluções com crescente personalização. A construção de balcões de lojas varia de uma subsidiária ou de um cliente para outro e também com base em critérios como com ou sem autoatendimento etc. "Antes, tínhamos dois ou três tipos de balcões e sempre entregávamos balcões padrão. Até agora, fizemos até 15 tipos especiais de balcões neste ano, diz Roland Waidele. É por isso que temos que criar mais desenhos e fazer mais programações.

O que Roland Waidele quer dizer com desenhos são, na verdade, modelos 3D, já que a empresa vem usando um sistema CAD 3D integrado em um software OSD específico do setor há muito tempo. Mas o software era bastante inconveniente e não tinha conexão CAM, de modo que, ao preparar o trabalho, os funcionários tinham que refazer os programas NC quando ocorriam alterações adicionais na geometria do contador. Mudanças adicionais de última hora são a base diária do setor, como afirma Roland Waidele: "Com a confirmação do pedido, vem um plano que exige mudanças já no dia seguinte".

Os projetistas do chão de fábrica precisavam, portanto, de um sistema 3D novo e fácil de usar que atendesse aos seguintes critérios: design rápido e sem falhas, fácil reutilização dos designs disponíveis e suporte ideal para um processo CAD/CAM. Graças a uma feliz coincidência, uma solução adaptada foi rapidamente encontrada e, após um breve teste, a Waidele decidiu optar pelo TopSolid'Wood da Missler Software.

PARCEIROS DE IMPLEMENTAÇÃO COMPETENTES

No início do ano, a Waidele instalou duas licenças de CAD e CAM em cada uma das estações de trabalho eficientes de PC, todas equipadas com processadores Quadcore de 2,67 GHz, 3 GB de memória e placas gráficas GeForce da NVIDIA. O TopSolid'Wood está sendo usado paralelamente aos aplicativos 3D mais antigos, a fim de continuar e concluir os projetos atuais para evitar a coleta de todos os dados e o treinamento de toda a equipe de uma só vez.

A AdeQuate Solutions provou ser um parceiro competente no processo de implementação e instalação, tendo trabalhado com vários clientes do setor madeireiro e, portanto, conhecendo os requisitos específicos do setor.

O fornecedor de sistemas com sede em Lahr não só treinou os usuários finais com um suporte reativo de linha direta do qual eles podem se beneficiar, mas também cuidou da conexão com os dois centros de operação de 4 eixos da Homag. Esse trabalho incluiu, por um lado, a adaptação do pós-processador às especificações e aos ciclos da máquina e, por outro lado, a representação da cinemática 3D, a fim de programar e simular de forma confiável todo o tratamento de dados NC com o TopSolid'Wood.

A AdeQuate Solutions também programou a conexão com o sistema OSD do setor, com o qual os projetistas da loja calculam suas cotações, compilam listas de peças e fazem conexões para a adaptação da serra de painel. Waidele queria uma integração tão boa quanto a do sistema 3D anterior, a fim de deduzir a lista de peças do modelo 3D e fornecer essa lista automaticamente ao OSD para a criação de listas de peças. "Enquanto explicávamos nossas necessidades ao nosso ponto de contato da AdeQuate Solutions, ele estava desenvolvendo a interface ao mesmo tempo, foi incrível!", diz Waidele, que ficou profundamente impressionado com a competência da equipe da AdeQuate Solutions.

DESIGN MAIS RÁPIDO

O TopSolid'Wood está sendo operado por dois usuários em Schapbach, que não apenas projetam com o software, mas também geram programas NC. Stefan Rauschenbach foi treinado como carpinteiro e se familiarizou com o software em 3 dias. Depois de 2 a 3 meses, ele já conhecia o software o suficiente para se tornar produtivo com ele. "Se mais usuários trabalhassem com modelagem, teríamos que automatizar ainda mais nossa maneira de trabalhar. É por isso que planejamos fazer um treinamento adicional para nos aprofundarmos mais na parametrização, diz Rauschenbach, que está muito satisfeito com as funcionalidades do TopSolid." O único problema a ser otimizado no momento é a qualidade das vistas geradas, quando impressas diretamente do TopSolid'Wood, de modo que os gráficos precisam ser convertidos em bitmaps antes da impressão.

A base do trabalho de um designer de loja são as visões e os esboços do planejador de piso, que normalmente ainda são construídos em 2D e, portanto, nem sempre coincidem com o que agora pode ser determinado rapidamente graças à construção em 3D. As plantas são então importadas como dados DXF para o TopSolid'Wood e colocadas em segundo plano para obter alguns raios, por exemplo, para deslizamentos de bandejas. Os balcões são então modelados a partir dessas formas 2D. Roland Waidele acredita que o TopSolid'Wood é mais fácil de operar em qualquer projeto de design do que o sistema 3D que eles vinham usando até agora, no qual era necessário criar cada peça individual seguindo especificações precisas e posicionar a peça em cada grupo de montagem. "Antes, não modelávamos determinadas peças, como peças de encaixe, porque isso levava muito tempo. Agora, com o TopSolid'Wood, isso toma apenas um terço do nosso tempo", afirmam os gerentes da empresa, que lamentam o fato de os fabricantes de peças compradas não trabalharem com modelos 3D, que poderiam ser usados no projeto.

Embora o design dos balcões exija cada vez mais personalização, algumas peças individuais, como suportes para janelas ou suportes com poucas alterações em outros projetos, podem ser reutilizadas. O corpo principal dos balcões geralmente também é muito semelhante. Waidele conta, portanto, com uma redução do trabalho de design com peças já existentes em 3D: "Não podemos modelar tudo de uma vez em 3D, pois a carga de trabalho seria excessiva; esse é um processo de longo prazo, ao longo dos anos."

Os projetistas da oficina economizam tempo não apenas no projeto, mas também na programação CAM, embora ainda haja muito espaço para melhorar a economia de tempo.

De fato, com o TopSolid'Wood, é possível desenvolver componentes de design, como perfurações ou cavidades, para definir ciclos de tratamento consistentes, que permitem uma ampla automatização da programação CAM. "Agora só usamos propostas que fazem o sistema CAM para tratamento de perfuração", diz Rauschenbach, e Waidele continua: "os ciclos para tratamento de cavidades não correspondem totalmente às necessidades de tratamento de madeira, onde se mergulha lentamente no material a partir do meio da cavidade. Há espaço para melhorias".

TAXA DE ERRO QUASE ZERO

Até o momento, a Rauschenbach projetou principalmente balcões especiais com o TopSolid'Wood - balcões que, às vezes, são redondos ou ultrapassam o canto, onde há um grande risco de que as ferragens não se encaixem ou as janelas não abram corretamente. Esses problemas de colusão são detectados com a modelagem 3D muito melhor do que com um esboço 2D com vistas em corte, como afirma Waidele: "Observamos que a taxa de erro agora é muito próxima de zero e que os diferentes componentes se encaixam perfeitamente; a pedra com a camada, a janela de vidro com a peça de metal. Isso supera os tempos de usinagem, que certamente foram reduzidos em dez por cento. Um elemento importante é que todos os colegas veem nos esboços as representações em 3D ao lado das vistas em corte durante a usinagem e a montagem.

Os subcontratados também podem se beneficiar dos projetos em 3D, já que os projetistas de chão de fábrica agora fornecem dados em 3D, que podem ser usados para programar a usinagem sem muita adaptação. "Projetamos as peças de metal e fornecemos os dados juntamente com os esboços para o metalúrgico, que pode trabalhar com eles diretamente", diz Waidele. "A usinagem de nossas peças é, portanto, muito mais rápida, mas também custa muito menos dinheiro porque nossos metalúrgicos não precisam de tanto tempo para preparar o trabalho."

Os prazos dos projetos agora são muito mais curtos graças ao TopSolid", afirma Wood Waidele: "agora somos quase três vezes mais rápidos porque encomendamos a usinagem de peças subcontratadas de tempo crítico com base em nossos esboços. Anteriormente, só podíamos encomendar peças críticas em termos de colusão, como janelas de vidro em esquadria de um balcão circular, após um trabalho de esboço caro e preciso. Agora podemos aceitar projetos com prazos de entrega mais curtos, o que nos torna ainda mais competitivos."

 

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação