Login

VUE e SEMMIP, uma paixão pela aeronáutica com o TopSolid'Cam

-
Aerospace

A VUE & SEMMIP é um grupo de empresas familiares bem integradas, cuja atividade tem se concentrado em clientes do setor aeronáutico desde o início. Em 1971, o Sr. Vue fundou a empresa de mesmo nome em Sannois, na França, com apenas uma única máquina de retificação tradicional. Em seguida, a empresa foi transferida para Le Plessis Bouchard e a Semmip foi fundada, com um foco maior na micromecânica de precisão. Em 1984, quando a empresa contava com 12 funcionários, uma nova oficina foi construída no mesmo local e o primeiro sistema de usinagem numérica foi adquirido, seguido por um torno HARDINGE QUEST65 SP de dois eixos.


Ambas as empresas cresceram gradualmente e, em 1990, empregavam 35 pessoas e obtiveram a certificação RAQ3 em 1983. Em 1997, foi fundada a ERPRO, com foco no desenvolvimento de protótipos por sinterização de pó. Em 1999, chegou o primeiro centro de usinagem de alta velocidade MCM MP4 e, em 2007, todas as empresas, que estavam em forte expansão, mudaram-se para um novo e moderno prédio industrial no parque industrial de Saint-Leu-la-Forêt, na França. Ao mesmo tempo, as empresas receberam as certificações ISO 9002 EN 9100 e PART 21G. Os meios de produção mais importantes incluem o sistema de alta velocidade de 5 eixos MITSUI SEIKI HU63A-5X paletizado, um centro de medição tridimensional paletizado e tornos de dois eixos com uma unidade de retificação robótica e um torno MORI SEIKI NT4000DCGa com cinco eixos contínuos.

O tecido aeroespacial na região da Grande Paris inclui vários outros subcontratados de alto nível, como a Vue e a Semmip, com seus gerentes e operadores, todos apaixonados por esse campo de atividade.

SERVIÇO À LA CARTE

Assim como muitos outros subcontratados, a Semmip & Vue se adaptou à demanda propondo ferramentas completas que abrangem operações de crimpagem, rebitagem, lapidação e tratamento térmico, e até mesmo pintura, para a qual foi certificada. Uma sala de montagem de 300 m2 é dedicada a essa atividade.

Entre os clientes de longa data estão a EUROCOPTER e a DASSAULT, além de muitos outros, que estão trabalhando cada vez mais com a Semmip & Vue. A M.Vue está procurando diversificar no campo de peças de alto valor agregado, como parte da PART 21, e na capacidade de 500 mm de diâmetro para 900 x 900 mm. Expor na feira aérea de Le Bourget foi uma decisão importante para esse fornecedor de nível 1, oferecendo um meio inestimável de elevar seu perfil aos olhos de compradores importantes. Atualmente, a empresa tem 47 funcionários e opera em dois turnos de 8 horas, ocasionalmente recorrendo a uma equipe fantasma. 25 pessoas trabalham na produção e há três operadores na engenharia de produção, três controladores, três representantes de vendas, além da equipe administrativa e financeira.

A empresa também automatizou todas as suas operações de controle, diante da necessidade de fabricar peças cada vez mais complexas e precisas, como parte da produção em série ou individualmente, mantendo os custos sob controle. Os caminhos das ferramentas são programados internamente.

UM CENTRO DE EXCELÊNCIA EM CAD/CAM COM O TOPSOLID'CAM

A Vue costumava usar o GOelan, antes de mudar para o TopSolid quando o sistema Mitsui Seiki entrou em operação, seguido pelo MCM de 4 eixos. Embora alguns arquivos ainda sejam recebidos em formato com fio, a maioria dos modelos CAD-CAM agora pode ser usada diretamente para DTP. Observe que os arquivos de ferramentas também estão no mesmo ambiente, o que é muito útil para os programadores. Após a definição e a validação, os procedimentos de usinagem são congelados, incluindo as ferramentas, as máquinas e o lubrificante. A simulação do TopSolid'Cam se adapta perfeitamente aos operadores e, em particular, seu excelente gerenciamento das condições da superfície.

Em cada máquina, um sensor RENISHAW integrado controla os desbastes, o material restante e as operações críticas, enquanto um detector de quebra de ferramenta é usado para chamar uma ferramenta semelhante em caso de problema. E tudo isso é feito de forma transparente como parte do processo do TopSolid. Os programas podem ser enviados para as máquinas, e a base instalada e os processos podem ser gerenciados em tempo real pela intranet.

O que os programadores gostam no TopSolid'Cam é o fato de poderem trabalhar em dois a cinco eixos e não serem obrigados a permanecer em 3D. O link com o Excel é usado para fins de gerenciamento. Alguns pró-processadores ainda precisam ser ajustados para as máquinas mais raras, a fim de otimizar totalmente o processo. A HEIDENHAIN é valorizada por sua especialização nas peças usinadas na Vue & Semmip. O serviço pós-venda da Missler Software define o padrão em termos de disponibilidade e desenvolvimentos específicos.

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação