Login

Verhofsté, projeto de abrigo simplificado com o TopSolid

-
TopSolid'Design

"Projetar um novo abrigo agora é apenas uma questão de minutos", graças ao TopSolid.


A empresa Verhofsté, sediada em Zele, na Bélgica, tem usado o software para o projeto comercial e técnico de seus abrigos de aço desde 2006. Seu investimento de 60 mil euros - para substituir o antigo software AutoCad pelo TopSolid - acelerou muito o desenvolvimento dos produtos feitos sob medida da empresa. Agora são necessários apenas alguns minutos para projetar um novo abrigo. Esse novo método também deve impulsionar as vendas.
A Verhofsté produz tanto abrigos padrão quanto modelos feitos sob medida para seus clientes.
As dimensões do abrigo são inseridas nas planilhas eletrônicas do TopSolid.Com esse software, é apenas uma questão de minutos para que o cliente receba uma representação em 3D do abrigo solicitado.

UMA EMPRESA FAMILIAR

Mesmo depois de mais de quarenta anos de existência, a Verhofsté ainda é uma empresa familiar. A empresa foi fundada em 1963 como uma empresa de construção metálica em geral. Nos anos 90, a segunda geração entrou no negócio e ele se tornou uma empresa limitada. Desde então, os novos gerentes se especializaram na produção de todos os tipos de abrigos para bicicletas, playgrounds escolares, estacionamentos, plataformas, áreas para fumantes etc.A linha agora se estende ao mobiliário urbano, como bicicletários, lixeiras, vasos de flores e bancos. Recentemente, a Verhofsté formou uma parceria com a MPS, uma empresa de Bordeaux especializada em banheiros públicos autolimpantes. A Verhofsté agora é sua distribuidora exclusiva para a Bélgica e a Holanda. O primeiro contrato já foi assinado com as ferrovias holandesas.

PROJETOS PADRÃO E MODELOS FEITOS SOB MEDIDA

A divisão de "abrigos" fabrica dois tipos de produtos. Primeiro, abrigos padrão produzidos com um design padrão, feitos de material padrão, mas disponíveis em várias dimensões (definidas). Em segundo lugar, abrigos feitos sob medida com base na ideia de um arquiteto ou gerente de projeto.
"Essa era a situação há muito tempo, mas recentemente desenvolvemos uma solução de compromisso", diz o gerente Filip Verhofsté. "Agora também produzimos abrigos com base em um modelo definido, mas com dimensões especificadas por nossos clientes. Isso nos permitiu oferecer uma oferta que fica no meio do caminho entre os dois sistemas definidos (abrigos padrão e trabalho 100% personalizado). É exatamente para essa aplicação que estamos usando o software TopSolid da Missler Softwareés desde setembro de 2006. Anteriormente, usávamos o AutoCad para apresentar projetos feitos sob medida aos clientes. No entanto, isso tinha suas desvantagens: éramos obrigados a começar do zero a cada novo projeto."
Todos os novos modelos tiveram que ser completamente redesenhados e as novas dimensões foram inseridas. Levava várias horas para projetar um novo modelo dessa forma. Assim, Filip Verhofsté foi em busca de uma solução. "O que precisávamos era de um pacote de software fácil de usar, que não exigisse muito treinamento. Acima de tudo, a ferramenta que estávamos procurando tinha que possibilitar a entrega rápida de propostas aos clientes, juntamente com um desenho totalmente técnico. Graças ao novo software TopSolid, agora são necessários apenas alguns minutos para projetar um novo abrigo. Consultamos Luc Cornelis da 4D Services em Ternat como parte do processo."Filip Verhofsté é categórico: "Foram necessários vários meses de trabalho, tanto para nós quanto para o fornecedor do software, mas o resultado valeu a pena. Comunicamos nossos requisitos ao fornecedor e explicamos nossa antiga maneira de trabalhar. O fornecedor, então, desenvolveu o software de acordo com eles. Pode ter demorado um pouco, mas isso se deveu simplesmente ao fato de termos trabalhado em uma cooperação tão estreita."

PROJETOS E DIMENSÕES COM TOPSOLID

O software permite vários modelos padrão. Ao projetar um novo abrigo feito sob medida, primeiro é selecionado um modelo e, em seguida, as dimensões são inseridas na planilha (comprimento, largura e altura livres). Em seguida, são inseridos o formato desejado da coluna, o material necessário e o número de membros estruturais de suporte de carga. Com o toque de um botão, o computador executa os cálculos e retorna o resultado na forma de um desenho 3D do abrigo, um desenho técnico 2D e uma lista de peças. O modelo pode então ser ampliado ou reduzido em um instante.

ASSOCIATIVO E PARAMÉTRICO

O TopSolid é um sistema aberto capaz de ler e gravar todos os tipos de arquivos conhecidos (DXF, DWG, IGES, SAT, ACIS, STEP, etc.). Isso é importante quando se trata de importar e exportar projetos existentes. O software é associativo, o que significa que todos os vínculos estabelecidos durante a fase de desenho são mantidos atualizados. Ele também é paramétrico. Portanto, quando os valores, as figuras e outras configurações são modificados, todo o projeto é adaptado.

BIBLIOTECA E DESDOBRAMENTO DE PEÇAS DE CHAPA METÁLICA

O software inclui uma vasta biblioteca de porcas, parafusos, seções, etc., que é fornecida com o software como padrão. Ela pode ser enriquecida com novos elementos; todas as ferramentas necessárias para fazer isso também são fornecidas como padrão.  O cliente pode, portanto, adicionar seus próprios itens de biblioteca.Além disso, o programa apresenta um módulo de desdobramento/desenrolamento para peças de chapa metálica, que leva em conta a tolerância de dobra. O software também pode gerar desenhos de composição e desenhos detalhados e calcular automaticamente a seção transversal.

MAIS RÁPIDO E MAIS PROFISSIONAL

"O TopSolid nos poupa um tempo considerável", afirma Filip Verhofsté. "Um gerente de projeto agora pode desenvolver e acompanhar facilmente vários projetos. Além disso, ele simplificou o desenvolvimento de novos modelos e, em pouco tempo, os clientes recebem uma representação em 3D do abrigo que desejam construir. Quaisquer modificações que desejem fazer podem ser aplicadas com extrema rapidez.
Os clientes podem ver o resultado recém-adaptado em poucos minutos. Esse método de trabalho nos permite oferecer um serviço muito mais profissional aos nossos clientes. Estou convencido de que isso terá um impacto positivo em nossas vendas. No momento, não estou em condições de fornecer provas tangíveis desse efeito, pois o software está em operação há apenas seis meses. No entanto, se formos até nossos clientes munidos desse software, certamente obteremos resultados."

CONTROLE DA MÁQUINA

O software também não controla as máquinas de produção. "É uma opção, mas optamos por não adotá-la", continua Filip Verhofsté. "Aqui na Bélgica, fabricamos apenas produtos feitos sob medida. Não vale a pena iniciar a produção automatizada se for necessário fazer apenas uma cópia de um modelo específico. A situação é diferente em nossa fábrica na Eslováquia. No entanto, os salários lá ainda são razoáveis o suficiente para permitir uma produção totalmente manual e não automatizada."

TREINAMENTO

A implementação do novo software exigiu treinamento intensivo. Primeiro, seis dias de treinamento básico, seguidos de um longo período prático. "Eu diria que levamos dois meses para dominar completamente o software."

Verhofsté agora está solicitando uma patente europeia para esse software. O conceito foi batizado de "Cameleon".

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação