Login

TRUMPF Maschinen Austria GmbH + Co.KG

20 February 2017

O TopSolid'CAM ajuda a obter precisão de centésimos de milímetro


"Condições estruturais"

A subsidiária austríaca do Grupo TRUMPF desempenha um papel de liderança na corporação, com a TRUMPF Maschinen Austria servindo como um centro de habilidades para a tecnologia de dobra. O novo centro de usinagem horizontal de grande porte ELHA de 6 eixos é usado para produzir as estruturas e as barras de pressão para as dobradeiras a serem enviadas. Essas peças podem ter até quatro metros e meio de comprimento, o que exige a observância de tolerâncias de fabricação de até centésimos de milímetro. A TECHSOFT forneceu suporte na configuração das condições de estrutura do software para esse exigente processo de fabricação.

No início de 2015, o parque de máquinas da TRUMPF Maschinen Austria GmbH & Co KG em Pasching, perto de Linz, foi reforçado. Um centro de usinagem ELHA SMX 5239 foi introduzido para a fabricação de estruturas, que podem medir até 3 m de altura e 4,5 m de comprimento, para as dobradeiras TruBend. Esse tipo de centro de usinagem foi projetado para a fabricação de componentes de estrutura para máquinas-ferramenta. A estrutura básica consiste em uma coluna maciça e móvel (eixo W) para posicionamento secundário, com uma unidade dinâmica de dois eixos (eixos Y/Z) para os principais movimentos de usinagem. "Produzimos 48 modelos diferentes nesse centro de usinagem, em uma base just-in-time. Isso significa que os tempos de ciclo devem ser curtos, mas a precisão deve ser muito alta. Mesmo para estruturas de quatro metros e meio de comprimento, só permitimos uma tolerância de dois centésimos de milímetro", afirma enfaticamente Manuel Mayrhofer, responsável pela fabricação mecânica e pintura na TRUMPF Maschinen Austria. "O aspecto central da máquina, o eixo Z, acelera a 6 m por segundo ao quadrado e pode ser girado simultaneamente", acrescenta o funcionário da TRUMPF, referindo-se a uma especialidade particular da ELHA SMX 5239, cujo comissionamento foi mais uma vez apoiado pela TECHSOFT, uma empresa especializada, entre outras coisas, em soluções CAD/CAM. "Conhecemos muito bem as pessoas com quem lidamos na TECHSOFT há muitos anos. Temos um histórico de colocar as coisas em funcionamento em colaboração intensiva, como programas de simulação, por exemplo, por meio dos quais é possível simular não apenas em 3D, mas também em 5D", disse o Sr. Mayrhofer. Para o projeto ELHA, no entanto, a TECHSOFT teve que superar um obstáculo específico: a programação já havia sido feita, com a reprodução virtual no TopSolid'CAM, mesmo antes de o centro de usinagem a ser simulado ter realmente tomado forma. "As primeiras verificações de colisão já estavam em andamento antes mesmo de o próprio ELHA SMX chegar a Pasching", lembra Daniel Plos, gerente de vendas de soluções de produção da TECHSOFT. Consequentemente, durante toda a fase do projeto, havia permanentemente adaptações, reajustes e modificações a serem feitas. "Isso às vezes nos impunha exigências consideráveis", reconhece Daniel Plos. O maior desafio, de acordo com Daniel Lovrenovic, gerente de projeto/técnico da TECHSOFT, foi simular a troca da unidade do cabeçote ou do cabeçote da ferramenta. "Na TRUMPF, até três cabeçotes/unidades angulares podem ser usados durante um processo de usinagem, com dimensões variadas e, às vezes, com geometrias e possibilidades de alinhamento totalmente diferentes. E essas capacidades de troca de máquina precisavam ser reproduzidas na simulação. Felizmente, o TopSolid oferece a opção de levar em conta várias unidades e/ou cabeçotes em um único documento", explica Lovrenic.
 

O TopSolid ajuda a economizar tempo

O centro de usinagem horizontal de grande porte de 6 eixos ELHA já está funcionando em três turnos na TRUMPF. Enquanto uma peça está sendo usinada, duas outras montagens soldadas (principalmente) estão sendo equipadas ao mesmo tempo. Ao todo, 360 ferramentas diferentes são usadas na produção das estruturas de máquinas e barras de pressão desejadas. Dependendo da complexidade e do tamanho das peças individuais, o tempo de fabricação pode variar de uma a sete horas. Graças ao TopSolid'CAM, os tempos de execução envolvidos nesse processo podem ser reduzidos em até 50%. "O TopSolid'CAM é uma ferramenta de software extremamente útil para nós, com a qual trabalhamos diariamente. "Manuel Mayrhofer elogia a solução, e seu homônimo e colega de trabalho, Andreas Mayrhofer, um dos usuários mais ativos do TopSolid'CAM na TRUMPF em Pasching, acrescenta: "Graças ao suporte do software, preciso de no máximo 3 a 4 dias para a programação de nossos componentes, incluindo a simulação. Se eu tivesse que fazer tudo isso manualmente ou copiá-lo de outros programas, certamente levaria o dobro do tempo, se não mais"

Andreas Mayrhofer é o funcionário da TRUMPF que, de 2013 a 2015, trabalhou de forma particularmente intensa em cooperação com a TECHSOFT, juntos para criar, como ele chama: "um sistema CAM sensato, incluindo simulação e pós-processador". O que foi particularmente importante para ele nesse sentido foi o design mais amigável possível para o pós-processador: "Porque, como interface entre o programa CAM e o formato CNC, por exemplo, como tradutor de informações geométricas em códigos G, isso é de extrema importância no processo de engenharia de produto".

Duplicação de usinagem como um recurso favorito

Hoje, Andreas Mayrhofer é um "profissional do TopSolid'CAM". Ele agora sabe quais opções podem ser utilizadas em "seu" sistema de programação CAD/CAM e onde elas podem ser encontradas. Há três anos, esse não era o caso. Naquela época, o funcionário da TRUMPF estava experimentando o TopSolid pela primeira vez em um curso de treinamento básico de vários dias na TECHSOFT, com resultados bem-sucedidos. "Para mim, pessoalmente, aprender a usar esse software foi relativamente fácil. No curso de aprendizagem, eu já tinha experiência de programação em controles CNC da Heidenhain e da Siemens e, em geral, sou uma pessoa que se adapta rapidamente a novos sistemas", diz Andreas Mayrhofer sobre si mesmo.

No treinamento básico do TopSolid'CAM proposto pela TECHSOFT, ele descobriu como configurar e fresar componentes, prestando atenção, ao determinar os ciclos de usinagem, em como a simulação e o teste de colisão funcionam, além de muitas outras coisas. O que ele diz ter achado mais agradável na época foi a breve introdução à fresagem 3D, embora essa seja uma funcionalidade que raramente ou nunca é necessária em sua posição na TRUMPF. Em vez disso, o que acabou se tornando, com o passar do tempo, seu recurso favorito no TopSolid'CAM foi a duplicação de usinagem. "Com essa funcionalidade, posso transferir programas de fresamento já existentes da máquina WALDRICH COBURG, com apenas alguns cliques do mouse, para o centro de usinagem ELHA. Eles podem ser adotados 1:1 com os ajustes, a ferramenta e a estratégia de abordagem. Isso evita que eu tenha que reescrever um novo ciclo completo", diz Andreas Mayrhofer, muito satisfeito, referindo-se a uma função do TopSolid'CAM que, para ele, economiza muito trabalho.

Automação fácil de usar

Atualmente, mais de 10.000 clientes em todo o mundo confiam na família de produtos TopSolid da Missler Software. Um dos motivos para isso é que essa solução CAD/CAM totalmente integrada para o setor de usinagem oferece funções abrangentes para a programação econômica de máquinas de processamento complexas, uma vez que grande parte é totalmente automatizada com esse software. Em conjunto com o reconhecimento topológico de componentes, o TopSolid(CAM pode, por exemplo, calcular diferenças/concordâncias entre dois componentes. Os caminhos da ferramenta são então adaptados à nova ferramenta. Em combinação com o gerenciamento inteligente de espaços em branco, isso significa uma programação praticamente automática.

Além disso, quaisquer erros de programação também são reconhecidos automaticamente. Por exemplo, o software emitirá imediatamente um aviso em alto e bom som se for feita uma tentativa de usinar diferentes profundidades de rosca em um ciclo. "Se várias roscas M6 tiverem 10 mm de profundidade, mas uma estiver fora de sequência com uma profundidade de 10,25 mm, serei imediatamente notificado sobre essa diferença de topologia se tentar executar todos os furos em um único ciclo", diz Andreas Mayrhofer, falando por experiência própria. O que ele também usa com bastante frequência como usuário do TopSolid'CAM é a geração de "métodos de fresamento", quando determinadas combinações de etapas de usinagem precisam ser transferidas para componentes de tamanhos diferentes. "Com isso, posso preparar modelos para vários componentes e, por exemplo, combinar ferramentas de desbaste e acabamento em um único método", explica. Por último, mas não menos importante, o funcionário da TRUMPF está muito impressionado com as possibilidades de simulação no TopSolid'CAM, embora na TRUMPF eles tenham um software específico para isso (VERICUT): "Ao fazer a programação CNC, eu preciso, antes de tudo, posicionar o eixo Z corretamente para poder fresar um componente. Nessas situações, eu sempre mudo por um curto período para o modo de simulação, a fim de verificar se a orientação escolhida realmente funciona", declara Andreas Mayrhofer. É assim que ele resume sua apreciação do TopSolid'CAM: "É um super sistema e, em combinação com o VERICUT, é absolutamente indispensável para nós." O funcionário da TRUMPF elogia a TECHSOFT da mesma forma: "A equipe de suporte sempre foi muito rápida em dar uma resposta", ele diz, e o chefe de produção mecânica da TRUMPF, Manuel Mayrhofer, afirma: "De acordo com nossa experiência, esse é o fator crucial quando se trata de projetos mais complicados: conhecer as pessoas envolvidas e poder confiar umas nas outras. Com a TECHSOFT, esse é definitivamente o caso. A empresa sediada em Linz nos apoiou de forma abrangente e competente na elaboração do briefing técnico, na adaptação do pós-processador, no comissionamento do centro de usinagem ELHA e muito mais ainda."

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação