Login

O TopSolid'Cam oferece um valioso suporte inicial no desenvolvimento de um modelo em escala detalhado de uma Puch Haflinger

-
TopSolid'Cam

Domínio de qualquer terreno! Seja areia, pedra, gelo, pântano ou até mesmo um lance de escadas, o Steyr-Puch Haflinger, originalmente projetado principalmente para uso militar, pode enfrentar qualquer tipo de terreno. Ele pode realmente se mover. Seus dois bloqueios de diferencial separados, suspensão independente e tração nas quatro rodas o tornam extremamente versátil, seja qual for o terreno.


O mesmo pode ser dito do TopSolid'Cam. Esse software também pode lidar com todos os tipos de circunstâncias diferentes. Na fabricação de uma versão mini-modelo da Puch Haflinger com controle remoto, essa solução CAD/CAM mostrou-se tão versátil quanto o veículo lendário que foi usado para reproduzir.

O espírito de invenção e o amor pela Puch Haflinger estão no sangue da família Kretz há três gerações. Primeiro foi o avô, o cervejeiro, que em 1959 se tornou o primeiro indivíduo que pôde chamar de seu um desses veículos de culto da Steyr-Puch. Depois, o pai, inventor do dispositivo de ultrassom, e agora o neto, que fabrica em sua oficina peças de reposição para o original e um modelo em escala miniaturizada 1:1. "Eu sempre quis ter um modelo como esse, e ele agora oferece uma demonstração impressionante do que meu colega Bernhard Degelsegger e eu somos capazes de fazer", diz Paul Kretz, diretor administrativo homônimo e proprietário de uma empresa pequena, mas distinta, especializada em levar peças únicas inovadoras à maturidade da produção em série. A subcontratação pura é coisa do passado: hoje, na oficina da empresa na cidade de Schörfling, na Alta Áustria, a fabricação se concentra predominantemente em pequenas séries e protótipos. Quanto mais exigente é o trabalho, mais claramente os verdadeiros pontos fortes de Paul Kretz vêm à tona: longos anos de experiência em metalurgia, imenso prazer em experimentar a seleção de materiais e o planejamento de uma peça e, por último, mas não menos importante, uma paixão extrema por detalhes, como provavelmente é investida em todo modelista entusiasta. O principal exemplo disso é o modelo em escala 1:5 da Puch Haflinger. Ele corresponde ao original nos mínimos detalhes. "Até mesmo o número de pneus é idêntico", ressalta Paul Kretz.

PERFECCIONISMO NASCIDO DA PAIXÃO

Atualmente, cada vez mais pessoas estão buscando combinar hobby, profissão e paixão no que fazem. Paul Kretz e Bernhard Degelsegger já conseguiram fazer isso.  Ambos conseguem ganhar a vida colocando em prática seus verdadeiros talentos e interesses. Como criadores de modelos entusiastas, eles sabem exatamente o que precisa ser feito para projetar uma peça especial e ficam satisfeitos em poder usar esse conhecimento em seu trabalho. Os clientes percebem a diferença. Eles percebem que, por trás das propostas de desenvolvimento e design da empresa Paul Kretz, há muito mais do que apenas a noção de realizar um trabalho. Independentemente de ser alguém pedindo um suporte de mesa sob medida para um jato particular de um milhão de euros, ou um amigo cirurgião ligando desesperadamente em uma tarde de sexta-feira para pedir um molde em branco para uma operação na coxa que ele fará na segunda-feira seguinte, ou uma empresa vizinha em busca de novas variantes de bicos para sua impressora 3D, eles sabem que sempre podem recorrer à Paul Kretz. "Muitos clientes não sabem que tipo de material ou que tipo de método de usinagem é mais adequado para uma determinada peça. Temos uma enorme experiência nesse sentido e ficamos felizes em dar nossa consultoria", explica Paul Kretz. Somente com a Mini Puch Haflinger, ele e seu colega tiveram que trabalhar com alumínio, plástico, aço, aço inoxidável e latão. "Conhecemos os parâmetros de fresagem e torneamento e, graças ao TopSolid'Cam, podemos projetar de forma totalmente livre de inibições. Anteriormente, eu tinha que me contentar com as geometrias e formas mais fáceis possíveis, porque sempre tinha em mente quanto tempo a programação manual levaria", reconhece Bernhard Degelsegger. Ele está muito satisfeito com o fato de que, com a introdução do TopSolid'Cam no processo de fabricação da Paul Kretz, muitas limitações foram eliminadas. Foi possível até mesmo expandir o portfólio de clientes, exatamente como Daniel Plos, o funcionário da Techsoft designado para a empresa de Schörfling, havia prometido.

GRANDES VANTAGENS TAMBÉM PARA PEQUENAS EMPRESAS

Paul Kretz refletiu bastante e dormiu mais de uma vez sobre a questão de se ele, como chefe de uma pequena empresa de dois funcionários, deveria ou não mergulhar de cabeça no TopSolid'Cam. Inicialmente, esse software parecia simplesmente poderoso demais para sua oficina de usinagem CNC, configurada apenas para produzir protótipos ou, no máximo, pequenas séries. No entanto, ele acabou sendo conquistado. Daniel Plos tinha A isca perfeita para ele. Ele simplesmente previu o seguinte: "Sr. Kretz, o senhor verá que, com esse software, conseguirá uma gama totalmente nova de clientes." Ele provou que estava certo. Agora, em Schörfling, muito foi possível, o que nem sequer foi contemplado na época da programação puramente manual, pois era muito complicado.  A carroceria do modelo Puch Haflinger, por exemplo, agora pode ser fresada para toda a produção planejada de 50 unidades a partir de blocos de alumínio sólidos, e não "simplesmente" prensada a partir de chapas de metal, como foi planejado originalmente. "Caso contrário, não teríamos conseguido atingir o grau de perfeição que estávamos buscando nesse modelo em escala da Puch Haflinger", diz Bernhard Degelsegger, elogiando uma solução CAD/CAM que lhe oferece todo tipo de espaço de manobra. "Nunca teria sido possível produzir a carcaça do motor na seção traseira do veículo, com suas curvas e contornos complicados, sem o TopSolid'Cam", continua ele. À luz desse elogio, não é de surpreender que a abordagem cautelosa inicial de Paul Kretz ao TopSolid'Cam tenha se transformado rapidamente de um pacote introdutório em uma série de extensões. Primeiro veio um pós-processador de 3 eixos para uma máquina, seguido por um pós-processador para uma máquina de 5 eixos, juntamente com várias possibilidades de simulação. No momento, a instalação da usinagem 3D aprimorada está em andamento.

"Meus recursos favoritos no momento são o manuseio de contornos e o desbaste 3D, pois isso permite que você execute muitas etapas de usinagem com muito pouco esforço. O que também é muito bom é todo o processo de perfuração. O programa reconhece automaticamente todos os furos idênticos. Isso significa que não preciso mais me preocupar com as coordenadas ou posições individuais", diz Bernhard Degelsegger. O TopSolid'Cam também o ajuda a economizar tempo valioso de programação graças a inúmeras outras funções úteis. O resultado desse suporte técnico de software, que pode ser medido em estatísticas concretas animadoras, permite que Paul Kretz exclame com triunfo: "Agora podemos desenvolver ou projetar uma nova peça pelo menos três ou quatro vezes mais rápido do que antes."

CUMPRIMENTO DE PROMESSAS

Apesar de estar no mercado apenas desde o início de 2010 na área de usinagem CNC, Paul Kretz já pode se orgulhar de ter uma base de clientes leal e significativa, principalmente porque seus parceiros de negócios sabem que ele sempre cumpre sua palavra. Ele entrega pontualmente e com altos padrões de qualidade. E qualquer novo pedido só é aceito com o máximo de comprometimento: "Não somos uma subcontratada tradicional, pois tendemos a trabalhar mais em projetos de desenvolvimento. Para 99% de todas as peças que fabricamos, sabemos exatamente como elas devem ser instaladas. Visitamos os clientes, inspecionamos suas máquinas e levamos tudo isso em consideração ao determinar uma solução", diz Paul Kretz, descrevendo o que torna sua empresa tão especial. A TECHSOFT age de maneira semelhante. Os especialistas em TI baseados em Linz têm uma reputação de pacotes de software feitos sob medida que ajudam a alavancar aumentos consideráveis de produtividade em todo o processo de geração de produtos, desde o design até a programação NC e a organização da manufatura. Essas certamente não são promessas vazias, como confirma Paul Kretz: "Passei quase três anos fazendo cálculos e reflexões intensivas antes de decidir, como chefe de uma PME, optar pelo TopSolid'Cam. Mas nunca me arrependi nem por um momento. Pelo contrário, gostaria de dizer a qualquer pessoa que esteja pensando nisso: faça isso! Invista no pacote básico, encontre um colega que compartilhe a carga de trabalho da fase inicial de aprendizado e, com certeza, você terá sucesso!" Uma dica importante em uma economia de altos salários como a Áustria, onde a produção em massa tradicional sem o desenvolvimento de tecnologia especial que não é tão fácil de copiar, trabalhando em segundo plano, é pouco competitiva.

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação