Login

Produção de peças sofisticadas graças a uma cooperação optimizada

22 June 2010

Uma empresa de maquinagem ambiciosa necessita de três coisas: Software eficiente, máquinas eficientes e funcionários eficientes. Uma empresa não consegue atingir a sua capacidade de desempenho total sem as outras duas. O trio Missler Software/Moldtech (um revendedor TopSolid VAR na Alemanha), Index e Airbus provou ser uma colaboração muito bem sucedida para a Airbus, que beneficiou de ganhos de tempo e de custos de 30% graças a esta colaboração.


Airbus é um nome que representa viagens aéreas seguras com o mais alto nível de conforto. Desde a sua fundação em 1970, esta empresa tornou-se num líder tecnológico exemplar. Atualmente, os mais elevados padrões de prática garantem o rendimento e o bem-estar de dezenas de milhares de trabalhadores na Europa. Destes, 1.200 encontram-se na fábrica da Airbus em Varel, perto de Oldenburg. Para salvaguardar este estatuto, a Airbus continua a investir nas mais recentes tecnologias e processos de produção. Por esse motivo, a fábrica da Airbus em Varel utiliza apenas as máquinas mais modernas para a produção de peças torneadas. A Index G 400, a WFL M 120 e M 35, a Hermle C 40 U e a DMF 360 Linear da DMG fazem as cabeças dos especialistas virarem-se! Com estas máquinas de alta qualidade, a empresa tem como objetivo produzir peças complexas para a indústria aeronáutica na sua totalidade e sem transformação. Segundo Werner Martens, Diretor de Subconjuntos de Maquinação de Peças Rotativas da Airbus: "A utilização da mais recente tecnologia é imperativa para nós, de modo a produzir economicamente peças complexas para a indústria aeronáutica, estando assim um passo à frente da concorrência. É por isso que utilizamos tecnologia e máquinas, que não podem ser encomendadas por catálogo, para manter o local de produção no seu melhor, apesar dos elevados custos de mão de obra."

AS VANTAGENS DO TOPSOLID'CAM

Há quatro anos, foi efectuada uma análise de mercado para encontrar um sistema 3D eficaz, capaz de facilitar a produção de componentes e os programas para estas máquinas sofisticadas. O TopSolid'Cam, do fabricante francês Missler Software, foi classificado como o software que satisfazia todos os critérios importantes para a Airbus. Só este sistema era capaz de controlar corretamente os tornos, tirando assim o máximo partido da sua capacidade. Heinrich Hilbers, programador da Airbus, explica: "Agora, é possível programar com base em modelos 3D. No passado, só era possível programar a partir de desenhos. A utilização do TopSolid'Cam significa, portanto, uma poupança de tempo significativa."

O TopSolid funciona em qualquer PC Windows sem hardware especializado e fornece tudo o que é necessário para a construção e o acabamento de peças sofisticadas numa única interface de utilizador. Tanto a construção CAD como a produção imediata de programas NC a partir dos dados CAD têm sido exemplares. O eficiente módulo CAM já permite o processamento em 2D, 2 ½ D, 3D, cinco eixos e acciona máquinas multifunções complexas. A cadeia de processos fechada, resultante da construção exclusiva em 3D, permite à Airbus dar um grande passo em direção à produção de aeronaves sem papel, planeada para todos os futuros novos tipos de aeronaves. Os dados, que são produzidos com a ajuda do CAD 3D, não são apenas utilizados para a produção, mas também para operar máquinas de medição por coordenadas CNC para verificar a estabilidade dimensional das peças fabricadas. Os dados das máquinas de pré-ajuste de ferramentas também são importados diretamente para a biblioteca de ferramentas abrangente e integrada.

A interação associada entre o CAD e o módulo CAM constitui uma grande vantagem do sistema Missler Software. Isto implica um recálculo imediato do programa NC se os dados CAD forem alterados. Desta forma, é assegurado que apenas peças sem defeitos são produzidas em todos os momentos.

O TopSolid'Cam contém muitas funções personalizadas úteis e úteis. Por exemplo, todo o programa de processamento é apresentado como uma estrutura de árvore clara. Assim, é possível obter uma visão geral de todos os pontos importantes num relance. Os programas de fresagem-torneamento, que são produzidos e transferidos para a máquina através do DNC, já não podem ser verificados quanto a erros por um especialista em tempo razoável. É aqui que o TopSolid'Cam oferece soluções práticas. Este sistema é capaz de simular antecipadamente o processo de maquinação. Para este efeito, todos os dados relevantes para a máquina, incluindo a cinemática correspondente, são armazenados no sistema. Todos os movimentos de uma mesa, componente, rebarbadora, etc. são tidos em conta na simulação e são testados quanto a colisões.

Desta forma, um técnico pode iniciar o programa de forma descontraída, com a mão no potenciómetro de avanço, optimizando os valores de corte. Os fabricantes de máquinas também reconheceram este problema - equipam cada vez mais as suas máquinas com monitorização de colisão. Segundo Heinrich Hilbers: "a M35 da WFL não precisa de mais um ensaio. Em caso de ameaça de colisão, a máquina simplesmente pára de funcionar".

A última aquisição - um Index G 400 - foi também o resultado de uma análise de peças com vista à produção interna de peças complexas para otimizar ainda mais os custos. (As peças elaboradas e complexas continuam a ser produzidas pela Airbus, sem exceção. Apenas as peças mais simples são produzidas por fornecedores externos). A análise das peças produzidas internamente revelou que apenas cerca de 20% eram produzidas por processos de torneamento. As restantes foram produzidas através de processos de fresagem e perfuração. Como o Index G400 tem as suas próprias cabeças de fresagem para trabalhos de fresagem, a escolha foi feita rapidamente.

O novo terreno técnico, que tem de ser pisado de vez em quando por razões de competitividade, torna necessário que a Airbus invista tempo suficiente para dominar uma nova tecnologia. A fim de explorar plenamente as possíveis vantagens de processamento do Index G400 e limitar ao mínimo o tempo despendido neste domínio, foi iniciada uma estreita cooperação com a Moldtech para os produtos da Missler Software. Como resultado da estreita cooperação da Moldtech com a Index e a Airbus, foi desenvolvido um pós-processador, que foi sintonizado no Index G400, capaz de suportar todas as opções de torneamento e fresagem de forma optimizada. Heinz Josef Schmitz, Diretor de Vendas da Moldtech GmbH, declarou: "A eficiência dos nossos programadores, aliada à nossa vasta experiência prática acumulada ao longo de muitos anos, permite-nos oferecer soluções eficazes e práticas.

"Uma cooperação exemplar entre parceiros iguais conduziu a resultados notáveis. Por exemplo, foi conseguida uma redução significativa dos custos de produção de várias peças sofisticadas para aviões. Werner Martens acrescenta: "Como resultado do Index G 400 e do TopSolid, conseguimos, em média, uma redução de 30% nos custos e no tempo, em comparação com os tempos de produção anteriores."

Mas a tecnologia pura não é nada sem técnicos motivados e eficientes. De acordo com Werner Martens: "Bons técnicos são uma importante condição prévia para a inovação. O manuseamento destas máquinas e a produção das nossas peças sofisticadas requerem uma boa perceção espacial e o mais alto nível de concentração. É por isso que acreditamos que um bom ambiente de trabalho é muito importante. É suposto as pessoas sentirem-se bem aqui. É por isso que também consideramos coisas como cores agradáveis perto das máquinas e nos corredores da fábrica. Para além disso, valorizamos muito a limpeza e a arrumação, pois são condições básicas importantes para produzir qualidade." Esta qualidade, criada pela interação perfeita de software, hardware e capital humano de alta qualidade, é a base que faz com que a Airbus se mantenha no topo. O Airbus A380 - o produto de topo do sector da aviação - marca o atual pico da tecnologia de ponta europeia, que provém deste triunvirato. Outros se seguirão certamente.

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação