Login

Ciclos de projeto mais curtos para a Ipsam graças ao TopSolid'Design.

-
TopSolid'Design

A Ipsam é uma empresa belga que está na vanguarda da fabricação de veículos de limpeza industrial, soluções de transporte de lama e máquinas móveis inovadoras. A empresa sediada em Flandres desenvolve projetos sob medida, a maioria deles móveis, para clientes exigentes dos setores ambiental, de limpeza industrial e agrícola. A Ipsam, que usa o TopSolid'Design desde 2002, migrou para o TopSolid'Design 7 em 2010.


A Ipsam desenvolve produtos para o setor de manufatura usando três técnicas principais: construção de tanques, alta pressão e aspiração. A Ipsam constrói tanques de até 3 metros de diâmetro e 16 metros de comprimento em suas próprias oficinas. Essa empresa belga líder de mercado também integra técnicas de bombeamento em seus tanques. A Ipsam seleciona a bomba de entrada ou a bomba de alta pressão certa para cada aplicação, para desenvolver o chamado sistema "combi" que atende às necessidades específicas. A agricultura representa a segunda categoria de produtos da Ipsam. Foi no mercado agrícola que a Ipsam obteve seus primeiros sucessos. A Ipsam propõe uma ampla gama de tanques de chorume para transporte e aração, espalhadores de chorume e tanques contêineres. As máquinas inovadoras são desenvolvidas para a última categoria, em aplicações para os setores ambiental e de limpeza. Elas utilizam técnicas de bombeamento e sucção que a própria Ipsam desenvolveu no passado.

A atividade da Ipsam abrange todas as operações de projeto e fabricação. A empresa compra componentes como o chassi, as bombas de alta pressão e de vácuo, as válvulas, etc.

USANDO SOFTWARE PARAMÉTRICO

A introdução de um aplicativo de software CAD paramétrico em 2002 permitiu que a Ipsam acelerasse seu processo de design. Ao usar as peças configuradas no TopSolid'Design, a Ipsam pode reutilizar peças que já foram criadas para reduzir o ciclo de projeto.  A Ipsam usa com frequência o TopSolid'Viewer para apresentar projetos a seus clientes. O TopSolid'Viewer pode ser baixado gratuitamente e exibe projetos, desenhos e planos cinemáticos de vários produtos baseados no TopSolid, mesmo que o aplicativo em si não seja usado. O TopSolid'Viewer pode ser usado para trocar documentos em formatos nativos com empresas externas que não tenham o TopSolid, sem precisar convertê-los primeiro em um formato neutro, como IGES ou STEP, usando uma interface.

A MIGRAÇÃO PARA O TOPSOLID'DESIGN 7

Em 2009, Luc Cornelis, do revendedor TopSolid 4D Services, que trabalhava com a Ipsam, apresentou o TopSolid'Design 7 a Paul Van Moerbeke, do escritório de design da Ipsam. O Sr. Van Moerbeke ficou imediatamente muito impressionado com a nova geração do software e passou muitas noites em casa conhecendo o software e fazendo planos para a migração da Ipsam para o TopSolid'Design 7. O Sr. Van Moerbeke explica: "Entendi rapidamente que tínhamos que migrar para o TopSolid 7, pois os benefícios para a empresa seriam significativos. Mas as migrações de software não são simples, e nossa carga de trabalho não permitiu que eu tivesse tempo suficiente para preparar a migração durante o horário normal de trabalho. Tive que recuperar as bibliotecas do V6, configurar as peças, preparar as bibliotecas do TopSolid 7 e pensar em como tudo funcionaria, pois não se trabalha da mesma forma com o TopSolid'Design 7. A 4D Services nos apoiou durante todo o processo e nos ajudou a resolver qualquer problema que surgisse, porque, naquela época, éramos um dos primeiros clientes do TopSolid a migrar para a versão 7." Em 2010, o escritório de design da Ipsam mergulhou de cabeça e migrou para o TopSolid'Design 7. Nos meses seguintes, a empresa também instalou o PDM Server para se beneficiar de uma das principais vantagens do TopSolid 7: um PDM nativo, integrado e transparente que está embutido no software.  O CEO da 4D Services, Luc Cornelis, explica: "Algumas empresas relutam em instalar o PDM Server, porque nem sempre percebem os benefícios. Paul compreendeu imediatamente as vantagens significativas de trabalhar com um PDM integrado: trabalho mais estruturado, métodos de trabalho colaborativos que gerenciam usuários e alterações para que várias pessoas possam trabalhar no mesmo projeto, pesquisas rápidas de dados sobre as montagens, etc."

COMO A IPSAM SE BENEFICIOU DA MUDANÇA PARA O DESIGN 7 DA TOPSOLID

Ainda é muito cedo para a Ipsam quantificar com precisão os benefícios da migração para o TopSolid'Design 7. Paul Van Moerbeke explica que os ciclos de projeto foram reduzidos e que a empresa constrói mais caminhões hoje do que há três anos. "Também devemos levar em conta o fato de que as leis e os padrões europeus se tornaram mais complexos. Temos que atender aos diferentes padrões nacionais e, como vendemos nossos sistemas em toda a Europa, essa exigência torna todo o processo mais longo." Paul aponta imediatamente uma série de benefícios do software TopSolid'Design 7 para a Ipsam:

  • Uma interface amigável e inteligente que é fácil de usar
  • O PDM integrado e a noção de trabalho colaborativo, que é nova para a Ipsam
  • A velocidade com que grandes montagens podem ser projetadas. A Missler Software alega ganhos de desempenho de cerca de 30% em comparação com a versão 6 do TopSolid
  • Modo de projeto funcionando. O Ipsam funcionava parte por parte com a versão 6. Com o TopSolid'Design 7, a Ipsam trabalha no modo de projeto. Isso permite que a empresa crie modelos de projeto que possibilitam economizar ainda mais tempo. A Ipsam ainda não desenvolveu os modelos de projeto para seu negócio específico, mas acredita que eles permitirão que a empresa economize ainda mais tempo
  • A possibilidade de a Ipsam realizar pré-estudos precisos para fins de vendas, por exemplo, usando o TopSolid'Viewer para apresentar projetos aos fornecedores. E depois que o contrato é assinado, o pré-estudo atua como ponto de partida para o processo de design

A Ipsam ainda não aproveitou ao máximo todas as possibilidades oferecidas pela nova geração do TopSolid. O escritório de design precisa continuar a enriquecer suas bibliotecas com a introdução de novos componentes que otimizarão totalmente o processo de design.

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação