Login

SET, o mestre do componente submicrônico

4 April 2018

A PME sediada em Haute Savoie projeta e comercializa máquinas para a fabricação de componentes eletrônicos ultraprecisos. Uma especialidade com alto risco tecnológico, gerenciada de ponta a ponta com o TopSolid'Design e o TopSolid'Erp. Resultados: projetos micro-medidos e custos perfeitamente controlados.


A Smart Equipment Technology Corporation emprega cerca de cinquenta pessoas em Saint-Jeoire, um vilarejo situado nas montanhas de Haute Savoie. A empresa é mundialmente conhecida por suas máquinas de montagem de precisão submicrônica, que vem projetando, fabricando e comercializando desde 1975.

Ela exporta 95% de sua produção. Seus usuários, fabricantes de componentes microeletrônicos de diferentes origens (militar, aeroespacial, telefonia, diodos a laser, etc.), podem encontrar exatamente o que procuram na panóplia de processos e aplicações dominados pela SET. Chip-on-chip, chip-on-wafer, termocompressão, ultrassom, colagem UV e empilhamento 3D para optoeletrônica, memórias, sensores e MEMS, e muito mais: ela certamente tem mais de uma corda em seu arco. Ela também tem uma forte presença em soluções de soldagem de componentes de ponta e nanoimpressão. Essa PME excepcional produz, portanto, cerca de vinte máquinas sofisticadas e personalizadas, com valores que variam de 100.000 euros a mais de 1 milhão de euros.

"Trata-se de uma linha completa de coladeiras de precisão Flip-Chip, que cobrem todas as necessidades de colocação submicrônica de componentes em substratos ou wafers e que se destinam a uma ampla variedade de aplicações de soldagem. Essas máquinas realizam o manuseio e a montagem de componentes pequenos e frágeis em substratos de até 450 mm", explica Joseph Macheda, gerente técnico, juntamente com sua colega Virginie Boimond, da organização e da cadeia de suprimentos da empresa.

 

Uma cadeia digital eficiente

Uma especialidade de alta tecnologia, o projeto e o gerenciamento desse tipo de produção exigem ferramentas de alto desempenho. Depois de pesquisar o mercado, a empresa decidiu, há dois anos, equipar-se com as ferramentas de software da Missler Software: TopSolid'Erp Design para o CAD (Computer Aided Design) de máquinas e TopSolid'Erp para gerenciamento.

"A escolha do Topsolid'Erp foi feita em duas etapas", diz Joseph Macheda. "Em primeiro lugar, nos concentramos em produzir um conjunto completo de especificações". Com vários critérios de seleção: ter um único ponto de contato para implementar, monitorar e manter o software; ter uma ferramenta adaptada ao projeto de máquinas especiais com funções comerciais (monitoramento de projeto), de compra e de fabricação subcontratada; fornecer um link com nossas outras ferramentas de software (Topsolid'Design para CAD mecânico, ePlan para projeto elétrico, etc.); ter um gerenciamento baseado em projeto; um banco de dados aberto para projetar máquinas especiais. ); ter um gerenciamento baseado em projetos; um banco de dados aberto para acessar informações fora do software do editor (criação de indicadores e software de escrita específico para a SET); custo do software e sua manutenção por 3 anos, 5 anos e 10 anos e sua durabilidade; assistência do editor; abertura para a nuvem e thin client para poder evoluir e dar às subsidiárias no exterior acesso ao ERP, etc. Essas perguntas foram enviadas a vários editores do mercado. "Em seguida, nos reunimos com esses editores e criamos uma matriz de decisão, que nos ajudou a fazer nossa escolha", destaca o especialista.

O resultado: uma correspondência completa entre os critérios de seleção e a aclamada solução da Missler Software. "O TopSolid'Erp foi adotado coletivamente, de modo que todos na empresa estavam prontos para fazer a mudança. Isso permitiu que a empresa obtivesse rapidamente resultados mais do que animadores. "O Topsolid'Erp aumentou nossas vendas em mais de 12% em menos de um ano", confirma Joseph Macheda. "Assim, o monitoramento e o aumento da produção foram alcançados sem um aumento perceptível na folha de pagamento. "

 

Mudanças refletidas em tempo real

O segredo desse sucesso é simples. "Antes, trabalhávamos manualmente, uma atividade tediosa que era uma fonte permanente de erros", diz Virgine Boimond. "Agora, todos os departamentos da empresa contam com a cadeia digital do TopSolid e têm acesso às informações armazenadas no banco de dados central." Uma ferramenta de software abrangente com um design poderoso, o TopSolid'Design facilita as modificações durante as fases de projeto dos vários módulos que compõem as máquinas.

"Antes, não havia vínculo entre o CAD e o gerenciamento da produção e tínhamos que editar manualmente as ordens de produção (PO), um trabalho titânico", acrescenta Joseph Macheda. "Um dos principais objetivos da implementação da cadeia TopSolid era minimizar ou até mesmo eliminar a intervenção humana no processo de projeto e fabricação." Portanto, as atualizações são refletidas constantemente. "A menor alteração na lista de materiais feita no CAD é registrada em tempo real no pedido", acrescenta o especialista. "Uma vantagem para a empresa, quando você sabe que cada máquina tem de 4.000 a 5.000 peças."

A solução digital de gerenciamento de CAD, parte do processo do Industry 4.0, está trazendo um efeito dominó de benefícios. "Antes, no final da fabricação, acabávamos com muitas peças encomendadas, mas não utilizadas, que eram adicionadas ao estoque da empresa", diz Virginie Boimond. "Dinheiro que estava parado na prateleira. Com o gerenciamento altamente detalhado fornecido pelo TopSolid'Erp, buscamos exatamente o que é necessário para cada projeto. Em alguns casos, a situação poderia se transformar em uma verdadeira dor de cabeça, prejudicial à empresa.

"Percebemos, durante o processo de fabricação, que faltavam peças porque havíamos esquecido de encomendá-las", explica Joseph Macheda. "Isso não só aumentava os custos da máquina, como também atrasava significativamente sua entrega. Com o TopSolid'Erp, essas situações são coisa do passado e trabalhamos com muito menos pressa. Agora, na SET, tudo é programado com antecedência até os mínimos detalhes e o custo do projeto é totalmente controlado. Assim, a empresa pode calcular com precisão suas margens, definindo o preço certo para cada máquina. Longe de descansar sobre os louros, o fabricante com sede em Saint Jeoire está pronto para enfrentar outros projetos este ano para explorar totalmente o potencial das ferramentas TopSolid.

"Em 2018, lançaremos o módulo de programação do TopSolid'Erp, cujo treinamento já foi fornecido pela equipe da Missler Software", concluem os dois especialistas. Com o benefício adicional de um gerenciamento preciso dos recursos e do planejamento da produção!

               

Pontos fortes do aplicativo TopSolid'Erp

  • Uma cadeia digital completa graças ao link com o TopSolid'Design
  • Intervenção humana reduzida ou eliminada no processo de projeto e fabricação
  • Alterações na lista de materiais refletidas em tempo real
  • Pedido de peças para produção enxuta

 

 Opinião de Joseph Macheda: "A solução da Missler Software foi adotada coletivamente, de modo que todos na empresa estavam prontos para fazer a mudança. Isso permitiu que a empresa obtivesse rapidamente resultados mais do que animadores. O TopSolid'Erp contribuiu para aumentar nossas vendas em mais de 12% em menos de um ano.”

 

SET em números

  • 1975: criação da empresa SET para desenvolver e fabricar equipamentos para o setor de semicondutores
  • 1981: a empresa entrega seu primeiro Flip-Chip Bonder
  • 14 milhões de euros: vendas projetadas em 2018
  • Número de funcionários: 50 funcionários

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação