Login

Procopi, projetista e fabricante de piscinas e spas

14 September 2010

Para fornecer aos instaladores de piscinas e spas exatamente os produtos de que precisam e permanecer na vanguarda da tecnologia, o grupo Procopi, e em particular seu departamento de P&D, depende em grande parte das soluções da Missler Software: TopSolid'Design no departamento de engenharia, TopSolid'Image para documentação, TopSolid'Castor, TopSolid'Cam e TopSolid'Mold para produção, e TopSolid'Pdm para dados técnicos e gerenciamento do ciclo de vida do produto.


Com cerca de trinta anos de experiência, a Procopi projeta, fabrica e distribui equipamentos para piscinas e spas (1) para instaladores profissionais que atendem residências particulares, hotéis ou acampamentos. Os equipamentos da Procopi são produzidos em quatro fábricas, localizadas principalmente na Bretanha. "No setor de piscinas e spas, há muito espaço para inovação nos próximos dez anos, no que diz respeito ao meio ambiente e ao bem-estar", afirma Pierre Le Guilloux, diretor de P&D da Procopi. É por isso que a pesquisa e o design original são tão essenciais para essa empresa. "Lançamos de 5 a 10 novos produtos por ano, em um total de cerca de 50 projetos por ano", acrescenta Pierre Le Guilloux. O design de um novo produto geralmente começa com uma página em branco e culmina em um protótipo, lote piloto ou produção. Os projetos são lançados para atender a uma solicitação do cliente para um produto específico ou adaptação de um produto existente, ou com base em propostas do Marketing, que identifica necessidades emergentes ou novas tecnologias que podem, por exemplo, aumentar a produtividade. "O Marketing é uma fonte de ideias de projetos e de informações para P&D e produção", afirma Pierre Le Guilloux, que dirige o departamento de engenharia, o laboratório de testes e a produção de documentação multimídia especializada - todos os quais usam extensivamente CAD, modelagem computadorizada e soluções de imagem digital.

UMA SOLUÇÃO PERFEITA E UMA PARCERIA EM ESCALA HUMANA

No grupo Procopi, em vista das aquisições e fusões de várias empresas desde a década de 1970 e, em especial, desde 1999, quando o departamento de P&D foi criado, surgiu um impulso para adotar uma solução perfeita para todos os aplicativos de CAD, imagem e produção. "Para o CAD, escolhemos o TopSolid porque o programa correspondia às nossas necessidades e a Missler Software era a empresa do tamanho certo para nós", explica Pierre Le Guilloux. "Ela oferece a vantagem da proximidade geográfica com suas instalações em Cesson e, acima de tudo, a consideração por uma empresa de médio porte como a Procopi: apreciamos sua disponibilidade e o fato de oferecer a possibilidade de desenvolver produtos específicos ou emprestar software em caráter experimental, algo que não encontraríamos em uma grande editora. Além disso, estamos em contato direto com os desenvolvedores da Missler Software, que visitam nosso site uma vez por ano."

O TopSolid'Design é usado para projetar toda a linha de produtos da Procopi e para a produção de revestimentos e tampas automáticas; o TopSolid'Castor, o TopSolid'Cam e o TopSolid'Mold são usados nas fábricas. "A vantagem do TopSolid é também a continuidade da cadeia numérica. Para uma tampa automática, por exemplo, o TopSolid desenha a forma e o TopSolid'Design calcula automaticamente as lâminas e os cortes das lâminas, graças a um desenvolvimento específico produzido para nós pela Missler Software."

Mais recentemente, a Procopi adquiriu licenças do TopSolid'Image para a preparação, formatação e edição de documentos e avisos de marketing, que também podem ser visualizados no programa. Finalmente, para coordenar todos os projetos e servir como base de conhecimento, a empresa escolheu a solução de gerenciamento de dados técnicos, TopSolid'Pdm. Além disso, a Procopi possui uma licença aberta do TopSolid, que foi usada para criar o Aquasoft, um programa fornecido gratuitamente aos clientes para que eles possam calcular suas próprias estimativas de cobertura.

GERENCIAMENTO DE DADOS TÉCNICOS: UM PASSO NECESSÁRIO

O TopSolid'Pdm tem como objetivo atuar como um ponto central para todos os projetos, permitindo assim que um produto seja acompanhado durante todo o seu ciclo de vida, desde a mesa de desenho até a fase de validação. Atualmente usado por todo o departamento de P&D para centralizar informações técnicas, esse programa serve para acompanhar as alterações feitas em um produto e para gerenciar configurações. Todo o registro de projetos anteriores será progressivamente integrado a essa base de conhecimento. "A versão anterior é salva com todos os documentos associados. A nova versão e sua documentação são atualizadas automaticamente, o que minimiza a lista de verificação." No projeto de um liner, por exemplo, que é um produto altamente específico, pois deve se ajustar perfeitamente aos contornos da piscina, o TopSolid'Pdm permite que todas as configurações padrão sejam salvas. Os dados são classificados no TopSolid'Pdm, os dados 2D e 3D são salvos durante toda a duração do projeto, as informações existem em um único local e podem ser acessadas por todos. Quando o projeto é concluído, os conceitos são apagados e somente os dados definitivos são salvos. "O PDM nos dá acesso às informações em registros anteriores, o que nos permite encontrá-las muito mais rapidamente, e não há mais o risco de perder conhecimento com a rotatividade de pessoal", diz Pierre Le Guilloux. O uso do programa facilita o gerenciamento de projetos: uma equipe de projeto inclui uma pessoa que recupera os dados anteriores, uma pessoa responsável pelo ambiente do produto e uma que lida com o processo de design real.

Outro programa que está sendo usado cada vez mais, o TopSolid'Image, permite que os usuários criem documentação comercial, visualizem um produto ou o vejam em um ambiente situacional. Ele pode ser usado para preparar documentação e apresentações de vendas antes mesmo de as peças serem produzidas. Cada vez mais, as imagens criadas com esse programa estão substituindo as fotografias em documentos técnicos e comerciais.

Com o uso dessas soluções, especialmente o PDM, a Procopi também visa acelerar o desenvolvimento de novos produtos. O prazo atual para projetos inovadores é de 2 a 3 anos a partir da página em branco, e uma média de 3 a 6 meses para projetos de design recorrentes. "Projetamos produtos para um mínimo de dez anos, o que implica o desenvolvimento de compatibilidade: quando desenvolvemos um novo produto, a adaptação de um produto existente ou um produto compatível deve ser capaz de substituir um produto anterior. O TopSolid'Pdm também é usado para esse aspecto", diz Pierre Le Guilloux. "O importante é a comunicação interna, o conceito do projeto e a engenharia simultânea. As ferramentas de CAD e PDM nos proporcionam isso."

(1) SPA é o acrônimo de "sanitas per aqua", que significa "saúde através da água"

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação