Login

Polugic

30 June 2010

Gerenciamento de ponta a ponta de projetos de design de interiores com o TopSolid'Wood. Localizada em Thonon-Les-Bains, perto das margens do Lago Leman, na França, a Polugic é especializada em design de interiores para lojas, bares, restaurantes e residências particulares. A empresa, com quase 30 anos de existência, depende principalmente de sua equipe interna de design e de sua abertura a novos materiais e tecnologias de fabricação para se manter à frente no mercado.


"Começamos em 1980 como instaladores e adquirimos uma oficina de fabricação vários anos depois. Hoje, podemos oferecer aos nossos clientes um serviço de ponta a ponta para projetos, desde a fase de design até a instalação", explica Michel Polugic, gerente dessa empresa de escala comercial. "Nossa equipe é formada por dez pessoas, incluindo dois engenheiros e dois designers", acrescenta. Localizada em Thonon-les-Bains, perto do Lago Leman e da fronteira com a Suíça, a Polugic não é, de forma alguma, uma multinacional, mas adotou a filosofia de que é melhor evitar várias etapas de fabricação que podem envolver a reinterpretação do projeto inicial. Em outras palavras, é melhor informatizar todas as etapas da criação do objeto para evitar qualquer erro humano. "Com base nesse princípio, investimos no software CAD TopSolid'Wood em 2005, seguido pelo TopSolid'WoodCam do mesmo fabricante para CAM. Soluções de software para madeira totalmente dedicadas são raras; essas soluções mudaram profundamente e melhoraram nossas operações internas." As empresas que trabalham no setor de madeira geralmente estão ligadas à tradição do trabalho manual; portanto, a informatização de suas tarefas pode exigir um certo grau de abertura. As restrições iniciais devidas simplesmente à necessidade de um novo treinamento são rapidamente compensadas em termos de produtividade e qualidade do trabalho.

UMA MUDANÇA NECESSÁRIA

"Toda a nossa linha de produção agora é computadorizada", diz Michel Polugic, "mas, como estamos satisfeitos com o resultado, gostaríamos de levar essa lógica ainda mais longe. Nossas máquinas de controle numérico na oficina podem receber os códigos ISO fornecidos pelo escritório de engenharia, mas, idealmente, gostaríamos que a linguagem fosse menos abstrata e que as máquinas pudessem trabalhar com imagens 3D para que os operadores soubessem exatamente em quais peças estão trabalhando." Esse novo desenvolvimento não deve representar um problema para a equipe da empresa, que está bastante acostumada a ter seus hábitos de trabalho abalados. "Treinamos nossa equipe quando instalamos o TopSolid'Wood. No início, os operadores da oficina tiveram a impressão de que o seu know-how estava sendo substituído. Por outro lado, eles tiveram que aprender coisas que eram novas para eles. Foi uma mudança em toda a filosofia de como trabalhamos em nossa empresa. Isso tornou o trabalho mais intelectual e, no final, mais gratificante", diz ele. Michel Polugic, um marceneiro que aprendeu seu ofício no trabalho, estava determinado a superar quaisquer obstáculos psicológicos e teve sucesso porque acreditava firmemente em sua meta de modernizar a empresa. "Para usar o TopSolid'Wood, que é um programa de software muito abrangente, primeiro precisávamos de treinamento. Depois que isso foi feito, o resto foi tranquilo." Valeu muito a pena o tempo investido. Graças a essa perseverança, a Polugic pode dizer com orgulho que é uma das empresas mais modernas do setor de design de interiores atualmente.

VÁRIOS CLIENTES

De acordo com Michel Polugic, a empresa teve que evoluir para atender às demandas amplamente variadas e, às vezes, indecisas de seus clientes. "Há alguns anos, tínhamos um cliente no setor de montagem de lojas que representava 70% de nossas vendas. Quando esse cliente começou a passar por dificuldades financeiras, tivemos que reagir e entramos no mercado local que, de certa forma, havíamos negligenciado antes. Agora fazemos projetos de montagem para lojas, bares e restaurantes da região, além de decoração de interiores para festas particulares." A Polugic lida com cerca de 20 projetos por ano, do início ao fim. "Nós desenhamos os projetos e depois criamos tours virtuais em 3D que mostramos aos nossos clientes. As imagens em 3D tornam o projeto concreto para eles, o que lhes permite validar os projetos." Além dos aspectos de design, a Polugic fabrica todos os componentes do projeto em sua oficina de 700 metros quadrados. "Temos três máquinas de controle numérico, uma serra de painel, uma coladeira de bordas e um centro de usinagem, além de ferramentas convencionais. Trabalhamos com painéis e madeira que compramos de revendedores especializados. Também usamos resina mineral de três fornecedores, que é trabalhada como madeira, usando as mesmas máquinas." A Polugic também faz o acabamento, ou seja, a pintura, a laqueação ou o envernizamento. Em seguida, a empresa envia sua equipe ao local de trabalho para realizar a instalação. "Todo o projeto é gerenciado, do início ao fim. Mas temos condições de trabalhar com rapidez: 15 dias para fornecer móveis sob medida. É um nicho que somente empresas do nosso porte conseguem preencher, devido à sua flexibilidade", conclui.

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação