Login

Panasonic

26 March 2010

Fabricante mundial de produtos elétricos e eletrônicos


Nome: Matsushita Electric Industrial Co. Ltd (Panasonic)
Endereço:

1006, Kadoma, Kadoma City,
Osaka 571-8501
Japão

Phone: +81-6-6908-1121
CEO: President Kunio Nakamura
Web site: http://www.panasonic.com
Equipe: 288,324
Atividades: Fabricante mundial de produtos elétricos e eletrônicos

TopSolid e Panasonic

A Matsushita Electric Industrial Co. Ltd., mais conhecida com os nomes das marcas Panasonic, National e Technics, é o fabricante mundial de produtos elétricos e eletrônicos mais compreensivos em que a linha de produtos desde os componentes eletrônicos até produtos eletrônicos de consumo, aplicações domésticas, equipamentos de automação de fábrica, informação e equipamentos de comunicação, e produtos relacionados a carcaça. Baseado em Osaka, Japão, as vendas consolidadas de $51.70 bilhões (U.S.) para o ano financeiro terminado em 31 de março de 2002. Além do mais, para Tokyo e as outras bolsas Japonesas (6752), a Matsushita ’s shares are also listed on the Amsterdam, Dusseldorf, Frankfurt, New York, Pacific (NYSE/PCX “MC”) and Paris stock exchanges.

Network Business Group da Panasonic AVC Networks Company, que desenvolve, manufatura, e vende e fornece serviços de engenharia de dispositivos AVC, introduzidos no sistema CAD 3D do TopSolid da Missler Software para organizar um ambiente para um novo modo inovador de projetar e manufaturar pela colaboração com peças e porta molde elaboradas.

70% na redução de trabalho e maior custo do porta molde

Em 1996, a Network Business Group (naquele tempo AVC Company Audio Business Group) a Panasonic AVC Networks Company começou a revisar a introdução dos sistemas CAD Sólido 3D. Este grupo era organizado pela unificação de grupos relacionados a radio, stereo, e audio, etc… e desenvolvidos diversos produtos em uma grande variedade de categorias com milhares de empregados. Como a reforma da organização avançou, o número de funcionários teve um redução de 30% do tempo de pico, tornando-o necessário para a eficiência do projeto. Teria também uma outra grande concorrência vinda do custo do porta molde, que pressionam a operação. O custo do porta molde é altamente influenciado pela atividade econômica e a taxa de câmbio, tornando-o um alto risco e um investimento de custo muito alto antes das vendas do produto atual não importando como o registro das vendas anteriores tenham sido feitas. Na Network Business Group, o custo do porta molde se mantém crescentes como o aumento de seus produtos, eventualmente alcançam mais que 4 bilhões anualmente. Por exemplo, o custo da placa de molde para um mini stereo system era mais que 100 milhões. Ele estava se tornando uma sobrecarga nos projetistas que estavam responsáveis pelo custo de porta molde, e a concorrência para o grupo para encontrar uma solução efetiva.

Afim de encontrar esta solução, 4 engenheiros se propuseram a concorrer com o objetivo de “Organizar um sistema que produzisse a placa do molde com o menor tempo e a mínima quantia de dinheiro no mundo”. Desses 4 engenheiros estavam Sr. Yoshiaki Miyazaki, Sr. Yoshio Yamashita, Sr. Toshihiro Kaneo, e Sr. Kohichi Motoyama da Network Business Group. Entretanto com um método convencional de ordenar a placa do molde, que consiste em fornecer dados de superfície CAD 3D para a cavidade e fornecer detalhamentos 2D para o centro da peça, não poderiam ir acima com qualquer solução possível permitindo que elas criem porta molde repidamente com baixo custo. A fim de projetar os dados que os fabricantes base possam confiar , a investigação de sistemas CAD 3D tinha começado.

Introdução do TopSolid

Sr. Yamashita e Sr. Kaneo, que eram as figuras centrais em nossa introdução ao sistema CAD 3D, focado em sistemas CAD mid-range que estavam vindo um após o outro, de preferência focando em sistemas CAD high-end. Dos sistemas CAD mid-range, eles estabelecem uma prioridade em uma capacidade de modelamento para permitir o projeto da peça que podem ser utilizadas no projeto de porta molde. O vencedor foi um sistema chamado TopSolid desenvolvido pela Missler Software na França e distribuído pela KODAMA Corporation no Japão.

No início, Sr. Kaneo tinha 2 preocupações com ele mesmo. Pela introdução de um sistema CAD 3D, tinham uma preocupação que eles poderiam modificar o método de projeção familiar de utilização de desenhos e sistemas CAD 2D. Uma outra preocupação ainda estava no meio de desenvolvimento de sistemas CAD 3D (incluindo o CAD 3D high-end) tem o potencial de tornar satisfatória a melhoria das funcionalidades que valesse a pena no futuro continuar o uso. Porque o TopSolid permite que usuários executem modelamentos por sólidos, superfície, ou arame em um espaço, em um arquivo, para um produto, eles estavam aptos a modelar peça por peça utilizando o design 2D como base, iniciando por onde sabiam como modelar ou onde os dados 3D eram necessários, projetando passo a passo, completando o processo de modelamento. Como para a capacidade de desenvolvimento da Missler Software, eles estavam aptos a visualizar as melhorias examinando o software em seus estágios de desenvolvimento para ver as funcionalidades inovadoras das aplicações do TopSolid mais que um ano em avanço do lançamento atual. Pela introdução do TopSolid, eles também encontram fabricantes de porta molde que compartilham a mesma idéia de “Criar placas de molde que poderiam ainda ser lucrativos mesmo quando cortamos o custo pela metade”. Este era o momento quando um novo modo inovador de projeção e manufatura começou a Network Business Group da Panasonic AVC Networks Company.

Efeito de projeção 3D

Sr. Kaneo relembra, “Uma primeira placa de molde era completada de dados 3D projetados no TopSolid. Mesmo apesar de que nós estávamos aptos a dimninuir um pouco o custo do porta molde, o tempo de execução para a produção se tornou maior que antes. Isto conduz problemas para o planejamento dos produtores e fabricantes de placas de molde. Havia algumas demandas com a Network Business Group para descontinuar o uso do TopSolid. Nós estávamos em uma junção de continuar usando os sistemas CAD 3D ou não.” A contrário, Sr. Kaneo e os outros no grupo tentaram procurar por fora a causa para o longo tempo de execução.

Após discutir com os próprios fabricantes de moldes, projetistas e o pessoal de usinagem, eles entenderam que o maior tempo de execução era feito pelo método de organização dos porta moldes. Eles descobriram que mesmo os dados 3D devem ser fornecidos, a ordem formal dos porta moldes era feita utilizando detalhamentos 2D. Antes de desenhar o porta molde, os projetistas que recebem os dados de detalhamentos 2D e 3D precisam checá-los cuidadosamente. Este era interferido com a redução do tempo de execução para a criação do porta molde. Embora exista alguns pedidos para descontinuar o uso do TopSolid, eles apresentam o detalhamento com o CAD 2D e Sr. Kaneo dá a eles dias de flga para criar os dados 3D para a organização dos porta moldes.

Antes de organizar o porta molde, eles pedem as peças elaboradas, os porta molde elaborados e os dados da fábrica para verificação, e pede por suas opiniões em como criar porta moldes com baixo custo e rapidamente. Primeiro, eles focalizam a redução dos tempos de usinagem modificando a forma para fazer um porta molde rápido, tendo detalhado reuniões para a criação de superfícies de partição, etc…, e tentando minimizar a usinagem de eletrodos. Para o centro da peça, eles ajustam as regras de modelamento para o raio do arredondamento e ângulos de saída para ser capaz de utilizar máquinas e fresas existentes. Também, afim de eliminar a necessidade de modificar os dados localizados nos porta moldes de fabricantes, eles decidiram apresentar o detalhamento utilizando o principal valor da tolerância. Por meio de pojetistas instruídos, a criação do banco de dados consiste de formas e peças comuns de acordo com as regras de modelamento que eles ajustaram, eles estavam aptos a dividir o conhecimento com outros projetistas, organizando um sistema que fornece dados, que pega idéias de parceiros e departamentos relacionados em consideração. Como eles movem do desenho em 2D para o 3D, eles também avisam aos fabricantes de porta moldes, se existe algum erro cometido na usinagem seguindo os dados exatamente, a Matsushita gostaria de pagar por todos os custos para cossigir os erros. O dinheiro reservado para o custo do porta molde era de apenas 8 milhões em 1997, mas ele cresceu gradativamente para 42 milhões em 1998, 100 milhões em 1999, acima de 150 milhões em 2002. O tempo de execução para o porta molde foi reduzido de 55 dias para 29 dias para o painel frontal do pequeno stereo system, e de 45 dias para 24 dias para o CD player portátil. Exceto para casos de erros humanos como a usinagem de eletrodos, não há mais a necessidade de modificar o porta molde feito para os dados incorretos. Atualmente, o número de licenças do TopSolid instalados na Network Business Group é 55 e elas fornecem os dados para fábricas, peças, porta molde, prensas e empresas de moldes de fundição. Sr. Yamashita diz, “No final, a coisa mais importante é o relacionamento humano. Além das empresas e estados, quando nós trocamos opiniões livremente e fornecemos dados que incorpora a opinião, a responsabilidade e a ligação se torna existente. Isto conduz à melhora na qualidade e redução no tempo de execução.”

Progressão do TopSolid junto com projetistas

No TopSolid v6.2, na qual iniciada as vendas no Japão em 1998, as funcionalidades de modelamento paramétrico tinham sido melhoradas, e as funções para modificar automaticamente o modelo usando a tolerância principal a partir da informação da tolerância que era adicionada. Ele também torna possível criar automaticamente os dados que podem ser utilizados na elaboração do porta molde usando uma dimensão existente. No TopSolid v6.3 ele torna possível escolher do “Modo associativo” que mantém a alta associatividade, “Modo Design livre” que não mantém as associatividades entre modelos, e o “Modo não associativo” que não mantém o histórico de informação, permitindo que os usuários escolham os modos de acordo com as suas necessidades.

Também, mesmo que a organização das placas do molde eram agora feitas utilizando dados 3D, eles ainda precisavam verificar a forma da peça utilizando os detalhamentos 2D, entretanto, eles ainda não poderiam eliminar o uso de detalhamentos 2D. O TopSolid não possuia funcionalidades de detalhamento 2D adequadas no início, mas através da colaboração entre a KODAMA Corporation e a Missler Software, o TopSolid tem feito melhorias significantes. Como resultado, o TopSolid agora combinou as funcionalidades de seção e dimensão dos sistemas CAD 2D. Também era possível agora criar um detalhamento 2D que fosse ligado aos dados 3D, tornando o TopSolid mais poderoso na área de detalhamento.

Existem também funcionalidades desenvolvidas através de colaboradores com a Network Business Group, KODAMA Corporation, e Missler Software. A função “Animação da montagem” para simular a montagem e a explosão do produto, e a função “Analisar ângulo de saída” eram adotados como funcionalidades padrões do TopSolid v6.5. TopEpas pega nos dados de produção do circuito elétrico desenhado no CAD e automaticamente posiciona as peças 3D com relação às peças da biblioteca. O TopEpas confirma a condição de montagem e apresenta a checagem de colisão entre peças, executando a ligação entre projetos de circuitos elétricos e projetos de mecanismos. Sr. Yamashita diz, “Olhando para trás em 1997, o TopSolid na ocasião, não possuia funcionalidades suficientes, mas nós estávamos mais focados em aprender como utilizar o CAD 3D porque nós estávamos sujeitos a uma enorme pressão para dominar o uso do CAD 3D. Como a Missler Software e a KODAMA Corporation escutaram e nos responderam, as necessidades dos projetistas, o TopSolid tem passado por diversas evoluções. A diferença mais significante para o TopSolid comparado a outro sistema CAD é que a evolução como um sistema CAD está continuamente próximo às necessidades dos projetistas.”

Promovendo a colaboração utilizando os dados do TopSolid

Na Network Business Group, cada equipamento pessoal possui um dever, e exemplos de sucesso está compartilhado como “Champion Road” entre o grupo. “Claro que pelo fato do Sr. Kaneo e outros, o modelamento estava em seus dias de folga não aceitável pela organização. Entretanto, a realização tem sido reconhecido agora, a organização está expandindo os métodos de de projeção e manufatura utilizando dados 3D.” diz Sr. Motoyama.

Com relação ao protótipo, eles têm utilizado stereo lithography a partir do tempo de entrega e ponto de vista do custo. Entretanto, eles não estavam totalmente satisfeitos porque esses protótipos requerem acabamento e necessitam de durabilidade na aparência das peças assim como botões quando reunidos ou separados, e controle. Utilizando o serviço de criação de protótipos iniciado em 2001 pela KODAMA Corporation, eles estavam aptos a alcançar um tempo de entrega curto similiar ao stereo lithography. Este serviço permite que eles enviem os dados na Quinta-feira e recebam um modelo do trabalho na Terça-feira seguinte com acabamento utilizando o TopSolid e TopSolid'Cam. O material é muito próximo ao produto real e ele permite que eles apresentem o ensaio de flexão no estágio de protótipo. Por exemplo, eles podem visualizar se uma forma elevada quebra ou não, permitindo que eles testem a resistência do produto em um breve estágio. Isto conduz a uma redução significante no remodelamento após o porta molde tiver sido completado. Esta redução do tempo de execução do desenvolvimento era um retorno inesperado desde a instalação do TopSolid.

Também em 2001, eles iniciaram a execução do sistema e-DR (electronic Design Review), que liga o TopSolid instalado na Network Business Group em Osaka e o TopSolid instalado na Panasonic Fukushima Factory a 600 km de distância pela Internet. Este sistema permite que os enegenheiros e projetistas na fábrica apresentem uma revisão do projeto em tempo real utilizando os dados do TopSolid. Ele permite que eles esclareçam os problemas antes da ciração do protótipo e ordenação do porta molde, analisando a colisão entre as peças, investigando aberturas e estrutura da montagem. Na empresa de Fukushima, eles estavam aptos a reduzir o período de preparação solicitado para prdução em massa criando o Detalhamento do projeto e a animação para descrever a montagem utilizando o TopSolid. Hoje, a fim de alcançar a efetividade junto a outros grupos, eles estão empurrando para a projeção 3D de CD players portáteis e mecanismos, etc. Eles continuam a expandir a área de uso dos dados 3D, por exemplo, utilizando o Sistema de Inspeção de Peças que incorpora os dados de instrumentos de medição 3D e dados do TopSolid.

Desde o modelo desenvolvido em 2002 assim como o DVD player “DVD-F85” e outros, introduzidos na CES 2003, houve colaborações com a Asia Pacific Design Center (APDC) da Panasonic AVC Networks Singapore Company (PAVCSG). Para a PAVCSG, as instruções técnicas como métodos de projeção eram determinadas no Japão, mas para empresas estrangeiras com grande fluxo de pessoas, era difícil ter idéias de projeções comuns e melhorar as ténicas de modelamento 3D. A fim de melhorar a projeção de modelos desenvolvidos em empresas estrangeiras, a Network Business Group é fornecedora do banco de dados que compreende os dados do CAD de modelos desenvolvidos no Japão e formas padrões, que é o acúmulo de conhecimentos de projeção, assim como a animação cinemática de mecanismos projetados no TopSolid.

Embora elas sejam pessoas difíceis no projeto e manufatura em aceitar a idéia deles de “Criar os dados que podem ser utilizados na fabricação de porta moldes”, foi difícil convencer a todos. Isto é parcialmente devido ao temperamento dos projetistas que não consideram que ele seja suas responsabilidades para criar os dados úteis na fabricação do porta molde. Também existe uma resistência entre a experiência dos projetistas com relação a troca de sistemas CAD, ou continuam desenhando em 2D, que podem, ser completadas com algumas incertezas. Com esta presente situação em mente, Sr. Yamashita diz, “O que nós temos feito, pode não ser aceito no processo de globalização. Mas se utilizar o CAD 3D como uma ferramenta para realizar o novo modo de projeção e manufatura, especialmente substituindo apenas pelo CAD 2D, ele resultará de forma vantajosa nas operações. Eu gostaria de crescer deste modo pensando como empresas estrangeiras.”

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação