Login

A Montupet racionaliza suas operações de usinagem com o TopSolid

4 April 2014

Em 2010, a Montupet abriu uma unidade de desenvolvimento de processos de usinagem de produtos em Laigneville, na França, a fim de otimizar a produção de cabeçotes de cilindros e outras peças de fundição para a indústria automotiva. A jovem equipe, que cresceu de duas para dez pessoas nesse meio tempo, optou pela Missler Software como o parceiro ideal para racionalizar os processos nas fábricas do grupo. A funcionalidade CAD e CAM do TopSolid é usada para sistematizar os processos de usinagem e documentar com precisão cada um deles.


"Reduzir um processo de usinagem em 30 segundos significa comprar uma máquina a menos", explica Arnaud Crolet, Gerente de Processos de Usinagem de Produtos do grupo Montupet. Não apenas na fábrica de Laigneville, na França, onde sua equipe trabalha, mas também nas outras fábricas do grupo em Châteauroux, na França, na Espanha, na Irlanda, no México e na Bulgária, onde a mesma máxima tem impulsionado a racionalização de processos desde 2010 por uma equipe de jovens profissionais, que são bem versados em computação e software CAD/CAM. O grupo Montupet fornece peças de alumínio, incluindo 4,5 milhões de cabeçotes de cilindro por ano, para várias montadoras de automóveis. Como o cabeçote é a parte do motor do carro que mais trabalha, ele exige sempre produtos de fundição de alta qualidade. Todas as peças são inspecionadas quando saem da fundição e depois de serem usinadas. No processo de pré-usinagem, as peças brutas são preparadas para as próximas etapas na fábrica do cliente, e certas falhas de fundição também são reveladas.

SISTEMATIZAÇÃO DA USINAGEM

Assim, a unidade de Processo de Usinagem de Produtos enfrenta uma série de desafios: definir os processos de usinagem mais rápidos possíveis para economizar tempo de programação e harmonizar os métodos de produção em todo o grupo, documentar os procedimentos, programas, máquinas e ferramentas correspondentes, usar quaisquer defeitos de fundição detectados para ajustar os processos anteriores, etc. Um centro de desenvolvimento completo, equipado com recursos próximos aos usados na produção em série, foi criado para produzir protótipos de peças fundidas que são usadas para ajustar os processos, por um lado, e para usinar as peças o mais próximo possível da situação na linha de produção real. Um investimento de 550.000 euros em um centro de usinagem PCI e em um software CAM, destinado a integrar e capitalizar seu know-how em usinagem, que ilustra a intenção do grupo Montupet de desenvolver esse departamento em benefício de suas três atividades principais: fabricação de núcleo, moldagem e usinagem.

DESENVOLVIMENTO DO KNOW-HOW

No final de 2011, os desenvolvedores começaram a usar os recursos do TopSolid 7 da Missler Software para orquestrar as plantas de produção, as equipes de fabricação e os alvos. "Eles estavam entre os primeiros a usar essa nova geração", explica o presidente e CEO do grupo, Christian Arber, com orgulho. Cada item - peças, máquinas, ferramentas especiais - foi modelado, vários programas de usinagem foram retrabalhados, as diversas ações de usinagem foram sistematizadas e cada uma delas foi inserida em um banco de dados de usinagem de blocos de construção que pode ser usado imediatamente para criar programas futuros de forma rápida e fácil. O TopSolid também produz a documentação associada, de modo que o guia de fabricação completo de um processo pode ser enviado para a fábrica para criar tutoriais em francês e inglês, juntamente com vídeos que facilitam o treinamento das equipes de produção nos novos procedimentos. Uma vez concluídos os esforços para capitalizar os materiais e as condições de corte, incluindo a geração dos caminhos das ferramentas e a detecção de colisões, a equipe se concentrou na qualificação dos pares de ferramentas/materiais usando a nova funcionalidade do TopSolid 7. "É muito raro um escritório de engenharia de produção explorar o potencial do software nesse grau. Essa equipe usa o TopSolid de A a Z para P&D!", insiste Christian Arber. Assim, os parceiros da empresa desenvolveram um método específico para visualizar e manipular modelos computadorizados complexos de cabeçotes de cilindros, com cerca de 25.000 facetas, como se fossem peças simples. Os impactos de todo esse trabalho logo foram sentidos. "Todos os anos, levantamos cerca de 30 cotações, das quais aproximadamente sete são aceitas. Cotações precisas são muito importantes e o ciclo de usinagem conta muito", explica Arnaud Crolet. 

AUTOMAÇÃO DE PROCEDIMENTOS

"Automatizamos tudo o que pode ser automatizado. Dessa forma, nossos desenvolvedores podem se concentrar no essencial", resume o gerente de CAM, Yann Dodin. Foi assim que a equipe usou o link entre o TopSolid e o Excel para criar automaticamente montagens de usinagem. O desenvolvedor insere as posições e as dimensões dos pontos de apoio funcionais no Excel. Como as peças de montagem são padronizadas, o TopSolid pode gerar a montagem. Todos esses processos automatizados, em especial pelo pós-processador, têm outra consequência prática. "Os programas e, em particular, as repetições de ciclo, são mais fáceis de gerenciar, porque agora procedemos da mesma forma em todos os lugares." E não para por aí. As próximas etapas consistem em implantar esse método nas fábricas da Bulgária, compartilhar todos os dados do grupo em um único servidor PDM seguro, continuar a capitalizar os processos existentes por meio da engenharia reversa etc. Outro projeto de P&D consiste em usar o TopSolid para gerar caminhos de ferramentas ou geometrias que limitarão a formação de rebarbas na usinagem, acoplando um algoritmo ao software. A equipe aguarda ansiosamente a versão prevista para março de 2014, que exibirá os caminhos de usinagem nas folhas de dados do processo. Por fim, as capacidades de previsão e automação desse escritório de engenharia de produção "4.0" serão aprimoradas em breve por um aplicativo de software de simulação de usinagem independente. A usinagem pode esperar por um futuro brilhante em Montupet!

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação