Login

Moldes RP

-
TopSolid'Mold

Fabricação de moldes de alta precisão para injeção de plástico.


Nome:

Moldes RP

Endereço:

Rua Nova Moinho de Cima
Cumeiras - Embra
PO Box 155
2431-902 Marinha Grande
Portugal

Tel:

+351 244 575 370

Fax:

+351 244 560 643

Web:

www.moldesrp.pt

Atividade: Fabricação de moldes de alta precisão para injeção de plástico
Licenças:

4 TopSolid'Design
4 TopSolid'Mold

Histórico da empresa

A Moldes RP é especializada na fabricação de moldes de alta precisão para o setor de plásticos, principalmente nos mercados automotivo, de utilidades domésticas, elétrico e eletrônico. Em 2006, a empresa começou a projetar todos os seus moldes com o TopSolid'Mold para aumentar a eficiência e a produtividade.

A Moldes RP foi fundada em 1990 pelo seu atual proprietário, o Sr. Rui Pinho. A empresa emprega 40 pessoas e vende para os mercados europeu e americano. A Moldes RP está localizada em Marinha Grande, em Portugal, uma região de Portugal e da Europa com alta densidade de fabricantes de moldes e onde ainda existe uma forte tradição na fabricação de moldes. A empresa está equipada com maquinário de última geração e trabalhadores altamente qualificados, o que lhe permite fornecer moldes técnicos de alta qualidade em prazos de entrega competitivos.

A escolha do TopSolid

A Missler Software visitou recentemente a Moldes RP para ver como a empresa está se saindo um ano e meio depois de ter começado a trabalhar com o TopSolid.

O TopSolid foi escolhido em 2006 após uma análise detalhada das soluções concorrentes no mercado. Alguns dos principais motivos para a escolha do TopSolid foram:

  • O TopSolid é um software bastante conhecido em Portugal e isso foi um fato muito tranquilizador para a Moldes RP, que precisava ter certeza de que o software escolhido tinha boa reputação.
  • O TopSolid é, de fato, um software baseado em CAD com funcionalidades específicas para moldes. Isso significa que o software tem recursos de design muito avançados e é especificamente adaptado ao setor de fabricação de moldes.
  • A TopSolid oferece soluções CAD/CAM/ERP para diversos setores: fabricação de moldes, mecânica geral, chapas metálicas, matrizes progressivas e madeira. Isto dá à Moldes RP a possibilidade de se expandir e progredir, continuando a utilizar a mesma solução de software. De acordo com Rui Pinho, 3 módulos que podem ser interessantes para a empresa no futuro são o TopSolid'Electrode (design de eletrodos), o TopSolid'Wire e o TopSolid'Cam (usinagem de eletrodos e moldes, esses módulos são completamente integrados ao TopSolid'Design e ao TopSolid'Mold).

Ganhos de tempo de 15 a 30% com o TopSolid

De acordo com Helder Cordeiro, projetista de moldes da Moldes RP, "O projeto de moldes agora leva de 15 a 30% menos tempo do que antes, usando o TopSolid. Além disso, no passado, uma pessoa projetava o molde em 2D e uma segunda pessoa criava o projeto em 3D. Graças ao TopSolid, a necessidade de uma segunda pessoa foi praticamente eliminada (mesmo que a segunda pessoa às vezes seja necessária, ainda reduzimos o tempo de projeto em 15 a 30%).

Além disso, mudamos completamente a forma como trabalhamos, o que eu diria que é um grande avanço para a Moldes RP. Antes do TopSolid, eu costumava projetar o molde usando um pacote 2D. O projeto era enviado ao cliente para aprovação. Somente depois de obter a aprovação é que podíamos fazer o projeto 3D das áreas de moldagem e, em seguida, iniciar a fresagem. Com o TopSolid, tudo agora é projetado em 3D desde o início. Depois de obter a aprovação do cliente e mesmo sem ter desenhos 2D, podemos começar a fresar imediatamente (desde que tenhamos aço suficiente em estoque, é claro), também podemos começar a modelar os eletrodos e, assim, não perder tempo. Isso é um avanço para a nossa empresa. No setor de fabricação de moldes, geralmente, os prazos começam quando o cliente aprova o desenho preliminar. Agora tudo está preparado ou pode ser facilmente modificado se o cliente precisar de alterações, de modo que podemos começar a programar o molde para ser usinado muito rapidamente."

TopSolid na prática

Helder Cordeiro projetou cerca de 40 moldes com o TopSolid nos últimos 14 meses. O treinamento foi fornecido pelo revendedor local do TopSolid VAR, a Isicom CAD. De acordo com o Sr. Cordeiro, "Tivemos o suporte de três técnicos da Isicom CAD. Eles não apenas conhecem muito bem o TopSolid, mas também têm experiência em fabricação de moldes (dois deles já trabalharam em empresas de fabricação de moldes), o que é importante para nós. Precisamos de um revendedor que não apenas entenda o software, mas também entenda o setor em que trabalhamos."

Helder também nos deu uma ideia do tempo necessário para fazer os moldes: "Com o TopSolid, eu projeto um molde simples em 25 horas (todos os elementos 3D e 2D incluídos). Para um molde de complexidade média, levo de 80 a 90 horas. Podemos alcançar esses tempos de projeto graças às bases de molde paramétricas que projetamos com a ajuda do Isicom. As bibliotecas do TopSolid incluem várias bases de molde, mas também criamos nossas próprias bases personalizadas com acessórios, etc."

Helder também se refere à redução significativa no número de erros graças ao TopSolid. "A qualidade do nosso trabalho melhorou. Conseguimos eliminar os tipos de erros que costumavam ocorrer regularmente em 2D, como esquecer de desenhar um parafuso e perceber isso somente na montagem do molde. Também é muito positivo o fato de que a mesma pessoa que desenvolve o projeto também define as áreas de encaixe, de modo que não há problemas em termos de comunicação ou mal-entendidos. O aspecto visual de um software 3D também é importante: agora vemos tudo em 3D, não precisamos mais tentar imaginar como é o projeto."

Então, o que o futuro reserva para a Moldes RP? O CEO da empresa, Rui Pinho, está otimista em relação ao futuro: "Apesar do fato de a indústria de moldes ter sofrido na Europa nos últimos anos, estou otimista em relação à minha empresa e a muitos outros fabricantes de moldes como a Moldes RP. Existe um lugar para os fabricantes de moldes de precisão na Europa. Empresas com vantagem técnica, trabalhadores altamente qualificados e excelentes soluções de fabricação de moldes, como a TopSolid, podem ter sucesso no setor de fabricação de moldes de precisão. Pretendo expandir nossas operações investindo em mais máquinas e, muito provavelmente, em mais módulos TopSolid."

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação