Login

Letourneau: o mestre da metalurgia bem organizada

20 July 2017

Especializada no projeto, na fabricação e na instalação de estruturas metálicas, a pequena empresa sediada na Borgonha gerencia, de A a Z, projetos simples e complexos, tanto para pessoas físicas quanto para arquitetos, autoridades locais ou setor industrial. Uma variedade de aplicações, produzidas sob medida por uma equipe profissional e orquestradas com o software TopSolid'Design.


Localizada em Vire (departamento de Saône-et-Loire), perto de Mâcon, a Métallerie Letourneau propõe soluções que são adequadas tanto para um ambiente industrial quanto para um ambiente mais estético para autoridades locais e pessoas físicas.

"Fundei minha empresa em 2010 para oferecer uma resposta global às solicitações de cotações para várias estruturas metálicas", explica Simon Letourneau, o jovem chefe dessa pequena empresa que emprega 10 pessoas. "Escadas contemporâneas e industriais, grades de proteção, portões, coberturas, estruturas metálicas (varandas, claraboias), esquadrias de alumínio e aço: nosso trabalho combina diferentes materiais e é sempre personalizado."

Esse jovem de 32 anos conquistou rapidamente a confiança de seus clientes, o que, por sua vez, permitiu que ele se cercasse de uma equipe de especialistas de alto calibre. Entre eles, um gerente de escritório de engenharia que há dois anos usa a solução TopSolid Design 7 da Missler Software para gerenciar, nos mínimos detalhes, os sucessivos projetos, cada um com suas características específicas. Auxiliado por um aprendiz, o designer está no ponto de partida de cada pedido, garantindo assim que a qualidade dos trabalhos produzidos e seus prazos de entrega sejam gerenciados de ponta a ponta.   A empresa consolidou sua posição ao se tornar membro da Bresse Bâti Confort (BBC), uma cooperativa de construção situada em Viriat (departamento de Ain).

"Trabalhamos regularmente em parceria com todos os setores da construção civil e garantimos mão de obra de qualidade", enfatiza o chefe da empresa, "produzindo itens feitos sob medida para atender às mais variadas necessidades de pessoas físicas, indústrias e autoridades locais". Esses itens incluem, por exemplo, escadas, que nos últimos anos se tornaram muito mais do que apenas uma estrutura prática, pois são um componente decorativo integral de uma casa. "Nos últimos seis anos", diz Simon Letourneau, "fabricamos mais de 100 escadas, todas personalizadas de acordo com os interiores e os gostos de cada um de nossos clientes." Reta, sinuosa ou em espiral, sem tratamento ou laqueada, de madeira ou vidro... a escolha é extensa. Há também uma grande variedade de opções para guarda-corpos. Essas estruturas não são projetadas apenas para proteger, mas constituem um elemento decorativo para um mezanino, uma escada, um pátio ou uma piscina. Seja em madeira, aço inoxidável ou até mesmo alumínio, sem tratamento ou com revestimento em pó, a Métallerie Letourneau é capaz de criar o guarda-corpo que se adapte e esteja em perfeita harmonia com a casa do cliente.

A mesma abordagem se aplica a portões e barreiras, que podem ser novos ou reformados. Sem tratamento ou laqueados, com ou sem motor, cada um é único (deslizante ou de folha, aberto ou sólido, fundo aberto, fundo sólido, curvo, em forma de sobrancelha, reto...). Outra especialidade da pequena empresa é a reforma de ambientes externos, que também costuma ser feita de acordo com a solicitação do cliente. Um dossel (alpendre metálico envidraçado) dará um toque pessoal à entrada, protegendo-a das intempéries. Seja em estilo contemporâneo ou rústico, uma pérgola projetada pela empresa sediada em Vire transformará a entrada em uma área de relaxamento, independentemente do clima.

Uma variedade excepcional, portanto, mas também uma possível dor de cabeça para projetistas e gerentes, mas que foi administrada com perfeição graças às amplas funções da solução TopSolid Design da Missler Software. Então, quais foram os motivos dessa escolha, feita após uma análise profunda do que estava disponível no mercado? "Optamos por uma ferramenta fácil de usar, capaz de lidar com o design de formas complexas e produzida por uma editora francesa capaz de atender rapidamente às nossas necessidades", responde o chefe da empresa. "Equipado com uma interface de usuário intuitiva, esse software tem funções poderosas de modelagem e simulação, além de um layout detalhado e padronizado. Em suma, um conjunto de funções que garante a segurança do projeto e, ao mesmo tempo, facilita o uso." Além disso, os dados de produção de cada aplicativo são gerenciados até os mínimos detalhes por meio do PDM (Product Data Management) integrado, que lida com os vínculos entre as peças, as montagens e todos os documentos do projeto (deslocamentos, mudanças de nome etc.). Com estruturas em árvore de entidades e operações, gerenciamento de cronologia e invalidades, controle de complexidade e assim por diante, os usuários têm acesso a uma infinidade de ações para garantir a segurança do projeto.

Dessa forma, a alteração do nome de uma peça não gerará perda de referências nas montagens que utilizam a peça. O projetista pode reservar peças e montagens para modificação e depois remontá-las, sem ser influenciado por outra modificação simultânea. Os elementos funcionais (desenhos, linhas, referências etc.) são arquivados e classificados automaticamente, graças à possibilidade de criá-los e usá-los em tempo real.

"Isso significa", continua Simon Letourneau, "que podemos retomar facilmente um trabalho, e a reutilização de elementos de design para trabalhar em outros projetos reduz o tempo de estudo". Também é muito útil a função de gerenciamento otimizado para grandes montagens, facilitando o projeto de escadas e outros trabalhos de grande escala, como portões ou pérgulas. A qualidade também não é esquecida. O software TopSolid Design garante que os estudos de engenharia correspondam aos padrões aplicáveis. "Todos os estudos são enviados aos escritórios de controle e certificados para atender a esses requisitos", conclui o Sr. Letourneau. O resultado: um trabalho de alta qualidade que proporciona satisfação a clientes de prestígio, como a SNCF, que recorreu à empresa para seu trabalho de reforma.

Os pontos fortes do aplicativo TopSolid Design 7 na Métallerie Letourneau:

  • A capacidade de lidar de A a Z com uma variedade excepcional de aplicações simples e complexas
  • Design rápido e seguro graças ao PDM integrado
  • Fácil apropriação desse software de fácil utilização
  • A reatividade da equipe local da Missler Software, que mantém um diálogo constante e intenso com a empresa

Opinião de Simon Letourneau: "Com o TopSolid, optamos por um software CAD que é fácil de usar, capaz de gerenciar formas complexas e produzido por uma editora francesa cuja reatividade é um grande trunfo."

Métallerie Letourneur em carta

Número de funcionários: 8 funcionários e 2 aprendizes

Faturamento em 2016: €750.000

Gama de produção: escadas contemporâneas e industriais, guarda-corpos, portões, toldos, estruturas metálicas (varandas, claraboias), esquadrias de alumínio e aço   

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação