Login

Langel

3 September 2010

Especialista na produção de peças mecânicas complexas para engenharia mecânica geral e usinagem de precisão.


A Langel é uma empresa especializada em usinagem de peças mecânicas de precisão, criada em 1947 em Besançon, na França. Desde que a empresa foi adquirida pela família André em 1997, ela evoluiu significativamente (7 funcionários no início, que aumentaram para o número atual de 20) e agora tem como objetivo a produção de peças complexas.

A Langel utiliza máquinas de última geração e um poderoso software CAD/CAM para atingir um nicho de mercado que busca uma produção de alta qualidade. Em um mercado em que a concorrência na usinagem está se tornando cada vez mais acirrada, o foco da Langel na produção de alta qualidade parece ter sido uma decisão estratégica fundamental. De acordo com Pierre André, diretor administrativo da Langel, "tentamos evitar entrar em concorrência direta com outros concorrentes de usinagem que parecem reduzir cada vez mais seus preços para se manterem competitivos. Nosso alvo é um mercado que busca peças complexas, precisas e de alta qualidade, no qual nosso conhecimento técnico superior e nossa produção oferecem uma solução atraente para os fabricantes em termos de preço/qualidade."

LANGEL E TOPSOLID

Há 8 anos, a Langel começou a modernizar suas operações com a compra de suas primeiras máquinas CNC. Para pilotar essas máquinas CNC, a empresa foi em busca de um software CAM. O TopSolid foi a solução escolhida pela empresa. Atualmente, a Langel está equipada com 5 estações TopSolid: 3 TopSolid'Cam, 1 TopSolid'Wire e 1 TopSolid'Pro. Atualmente, o TopSolid'Cam pilota máquinas de última geração como:

  • Centro de fresagem contínua de 5 eixos HSM (DMU)
  • Um centro de usinagem de fresa/torneamento bifuso de 5 eixos (Mazak Integrex)

O TopSolid'Wire, a solução de software integrado da Missler Software para máquinas de eletroerosão a fio, pilota uma máquina Fanuc na Langel.

Paralelamente ao desenvolvimento técnico da empresa, a Langel tem uma equipe de vendas para enriquecer seu portfólio de clientes. Atualmente, a Langel tem clientes na França e no exterior. A criação de seu site www.langel.fr, a participação da empresa em feiras comerciais na França e no exterior, bem como a prospecção contínua, são ferramentas essenciais para o sucesso atual e futuro da empresa.

A Langel possui um sólido know-how em engenharia mecânica de precisão para a usinagem de peças unitárias, protótipos, volumes pequenos e médios, montagens ou subconjuntos usando técnicas de usinagem como: fresamento, torneamento, mandrilamento, retificação linear ou cilíndrica, erosão a fio ou afundamento com diversos materiais, como aço padrão e não padrão, metais não ferrosos e ligas, plásticos, compósitos, ... A Langel trabalha em domínios como aeronáutica, armamento, nuclear, médico, tecnologia de conectores, eletromecânica, robótica, automotivo, agroalimentar, ...

A solução totalmente integrada da TopSolid (integração completa desde o projeto até a produção) permitiu que a Langel oferecesse não apenas uma solução CAM, mas também uma solução CAD/CAM global (estudo, projeto e produção) para todos os projetos. Apesar da presença tradicional da empresa no mundo da usinagem, a Langel está cada vez mais voltada para as necessidades dos departamentos de design: "Ser identificado como uma empresa que oferece serviços de pesquisa e design não é evidente para nós, pois nossa ênfase histórica é a usinagem. No entanto, os empreiteiros estão percebendo cada vez mais as vantagens que se abrem para eles ao vincular diretamente os estágios de concepção e produção. Trabalhar com uma solução totalmente associativa e paramétrica é uma grande vantagem para nós atualmente", afirma Dimitri André, Gerente Técnico da Langel.

A usinagem ainda continua sendo a principal atividade da Langel. O know-how da empresa baseia-se em um sólido conhecimento e experiência em processos de usinagem de materiais convencionais usando máquinas CNC para fresamento, retificação e eletroerosão. O TopSolid'Cam e o TopSolid'Wire são ferramentas indispensáveis utilizadas por todas as oficinas mecânicas: a facilidade de uso, a simulação em tempo real de usinagem complexa, a usinagem trocoidal, etc. são apenas alguns exemplos dos benefícios oferecidos pela linha TopSolid.

A escolha do TopSolid pela Langel em 2000 permitiu que a empresa se concentrasse em peças complexas com um importante valor agregado que agora, de fato, representa o núcleo do trabalho da Langel. "Precisávamos de um software poderoso para pilotar nossas máquinas complexas. O TopSolid'Cam está à altura do desafio e estamos muito satisfeitos", afirma Pierre André.

A Langel continua investindo nas máquinas mais modernas do mercado. A empresa acabou de adquirir uma máquina Integrex da Mazak, que será testada com o TopSolid'Cam. A Langel é claramente um bom exemplo de uma empresa moderna que conseguiu continuar a progredir em uma época em que o setor mecânico está sofrendo cada vez mais. O segredo do sucesso dessa empresa é seu investimento contínuo em máquinas CNC e na solução CAD/CAM integrada da TopSolid, que permite que essas máquinas sejam exploradas ao máximo.

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação