Login

KMB

3 September 2010

Quando os trabalhos realmente precisam ser feitos de forma rápida e econômica.


Nome

kmb Metalltechnik GmbH

Endereço

Feldham 49
A-4655 Vorchdorf
Austria

Phone +43 (0) 7614/7785-0
Web Site

http://www.kmb-technik.at

TopSolid seats TopSolid’Cam
Atividade principal Subcontratada para o setor automotivo

A kmb Metalltechnik GmbH, em Vorchdorf, conseguiu lucrar imediatamente - e de muitas maneiras - com o uso do TopSolid'Cam. Tempos de ferramental comprovadamente mais curtos, eliminação do risco de colisão de máquinas e economia de custos na fabricação de ferramentas são três argumentos convincentes que reforçam a convicção da kmb de que tomou a decisão certa ao escolher uma solução CAM.

A kmb Metalltechnik GmbH, fundada em 1987 por Hermann Kempinger, é uma típica e bem-sucedida empresa austríaca de médio porte que trabalha em parceria com o setor de suprimentos automotivos. Somente nos últimos cinco anos, o número de funcionários da empresa mais do que dobrou, passando de 60 para 130. A empresa usina e fornece protótipos, pré-produção e produção em série de peças fresadas, torneadas, estampadas e flexíveis para fornecedores automotivos e para o setor de eletrônicos.

Por meio de sua fabricação mecânica interna, um parque de máquinas de última geração e processos abrangentes de controle de qualidade, a entrega pontual de componentes de alta qualidade é garantida, com os custos de fabricação também sendo consistentemente levados em consideração. A produção eficiente começa com o ferramental e a fabricação de ferramentas. Por último, mas não menos importante, o preço de produção também é determinado pelo projeto do sistema de fixação. O projeto e a fabricação interna de ferramentas são a garantia de soluções eficientes. No desenvolvimento da produção própria da empresa, as soluções de usinagem e montagem são concebidas para a produção em volume mais econômica.

Dois funcionários da kmb que trabalham com programação NC são responsáveis pelo desenvolvimento de programas para ferramentas e para produção em série. Até 2006, no entanto, ainda havia um potencial significativo de otimização nessa área. A solução CAM em uso na época estava desatualizada e não oferecia, por exemplo, a possibilidade de fresamento simultâneo. Isso significava que a máquina-ferramenta tinha que ser programada diretamente na máquina, o que se mostrou extremamente ineficiente no caso de peças recorrentes. O tempo de inatividade da máquina resultante desse fato, tendo em vista o estado extremamente saudável das carteiras de pedidos da empresa, tornou-se cada vez mais inaceitável. Os tempos de retorno das máquinas precisavam ser reduzidos para garantir o cumprimento dos prazos dos trabalhos.

A escolha da solução CAM pela kmb: testes em condições reais

Por todos esses motivos, portanto, decidiu-se que era necessária uma nova solução CAM, e três fornecedores foram convidados a fazer sua apresentação. Juntamente com o TopSolid'Cam da Techsoft (revendedor TopSolid na Áustria), outra ferramenta foi selecionada e foi a primeira a ser testada em condições práticas durante dois meses. No entanto, verificou-se que essa solução não atendia aos requisitos da kmb Metalltechnik. Foi então a vez do TopSolid'Cam passar pelo mais rigoroso dos testes.

"Nada supera os testes em condições reais: trabalhar em trabalhos concretos retirados da rotina diária de trabalho", explica Thomas Geigenberger, gerente de CAM da kmb Metalltechnik. "Isso logo separa o joio do trigo".

Durante o período de teste de quatro meses, no qual os dois funcionários envolvidos receberam treinamento em seus requisitos específicos de trabalho e as adaptações iniciais do pós-processador para as fresadoras foram implementadas, o fresamento de 3 e 5 eixos, juntamente com o fresamento simultâneo de 5 eixos do TopSolid Cam, entraram em operação. Foram fabricados quatro gabaritos de ferramentas completos, compostos por cerca de 70 peças individuais, e os resultados foram conclusivos para os operadores da kmb. Dois meses após o término da fase de teste, a produção total foi iniciada.

"O TopSolid'Cam é um programa abrangente que oferece, somente para a fresagem, uma série de possibilidades, mantendo-se cerca de 20% mais econômico do que os produtos da concorrência, mas isso não é tudo", diz o Sr. Geigenberger, ao resumir suas experiências. "Pouco tempo após o início da implantação produtiva, os benefícios de custo já eram bastante evidentes."

Benefícios de custo na operação produtiva

Um modelo 3D serve como base para a maioria dos trabalhos. A equipe analisa, em termos de projeto e fabricação, todas as estratégias de usinagem possíveis, o tipo de aparelhamento e a escolha das ferramentas. Assim que o gabarito necessário é projetado, ele é programado em todos os seus detalhes no TopSolid'Cam e, em seguida, fabricado na própria oficina de ferramentas da empresa. Ao mesmo tempo, o programa é desenvolvido para a produção em série. Em seguida, é feita a pré-produção e, depois da amostragem e dos testes de aceitação, a produção em série.

"Enquanto no passado encontrávamos continuamente colisões e problemas com os porta-ferramentas, a ponto de a ferramenta ser destruída, não temos mais esses problemas desde que começamos a usar o TopSolid'Cam. Você vê a máquina na tela em 3D e pode realizar verificações de colisão diretamente on-line", diz Geigenberger. "Ao mesmo tempo, ficamos mais rápidos na programação NC dos gabaritos. Calculo que podemos realizar um terço a mais de trabalhos do que conseguíamos antes."

E não foi apenas a programação que ficou mais rápida. O tempo de uso das ferramentas nas máquinas também diminuiu consideravelmente graças à programação do TopSolid Cam. Mesmo com as estimativas mais conservadoras, a empresa economiza 100 horas de tempo de inatividade da máquina, o que equivale a custos de aproximadamente 7.000 euros por semestre!

"Desde o início da produção, nos últimos seis meses, construímos 10 gabaritos com aproximadamente 200 peças individuais. O tempo gasto na programação da máquina costumava ser de meia hora a um dia inteiro por peça. Tomando esse valor mínimo como base - 200 x 1/2 hora, portanto - isso já dá 100 horas nesse período de seis meses", diz o Sr. Geigenberger, calculando a economia obtida.

Além de tudo isso, o TopSolid'Cam também oferece os benefícios de novas possibilidades de fresamento na produção em série. Os gabaritos complexos com muitas superfícies de forma livre não precisam mais ser fundidos em resina, mas podem ser fresados diretamente em 3D. Os gabaritos são mais duráveis, o que resulta em mais economia de custos na produção em série.

Otimizando o potencial ao máximo em conjunto com a TECHSOFT

Com base nas experiências positivas da colaboração até o momento com a TECHSOFT, a kmb agora está trabalhando em estreita cooperação com a empresa sediada em Linz para aprimorar ainda mais seus processos de fabricação. A fresagem com o TopSolid'Cam foi apenas o primeiro passo para a otimização de sua programação NC. O iFactory iDNC da TECHSOFT já foi testado com sucesso para a automação extensiva da ligação entre o sistema CAM e a máquina. Os programas NC existentes são mais fáceis de encontrar, evita-se a dispendiosa programação múltipla e as configurações específicas da máquina e as informações da ferramenta não precisam ser inseridas repetidamente do zero. A próxima etapa envolverá a programação de tornos e dispositivos de medição usando o TopSolid'Cam.

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação