Login

Kalcher Maschinenbau obtém grande sucesso

-
TopSolid'Design

A parte mais difícil é começar? - Na Kalcher não é! Fundada em 1971 em Traunstein, na Baviera, a empresa de engenharia mecânica Kalcher Maschinenbau GmbH teve um crescimento constante desde o primeiro dia. Inicialmente, concentrando sua atividade em máquinas de panificação práticas, desenvolvidas pelo então chefe, Sr. Kalcher, em colaboração com padeiros regionais, a empresa começou a se concentrar em máquinas maiores e mais complexas à medida que as carteiras de pedidos continuavam a aumentar


Novos clientes foram rapidamente conquistados, o que levou, já em 1982, à aquisição da primeira máquina controlada por NC. Até a introdução do TopSolid em 2008, a usinagem era feita com sistemas de programação menores e grande parte da programação tinha de ser feita manualmente. Rupert Steiner, funcionário da empresa, já estava administrando a empresa desde 1998, assumindo-a formalmente três anos depois. "Dirigi a empresa inicialmente por três anos para descobrir se eu era capaz e se funcionava! Descobri que consegui conquistar alguns clientes novos, ilustres e interessantes", diz Rupert Steiner sobre seus primeiros sucessos como chefe da empresa. O foco da empresa não está na produção de grandes séries, mas na produção de modelos exclusivos, especialmente fabricados de acordo com as necessidades do cliente. Para isso, o tamanho do lote - ou seja, a quantidade fabricada de peças e/ou máquinas - pode variar de uma a duas, até um máximo de 10 unidades.

O NOVO SISTEMA TOPSOLID CAD/CAM ABRE NOVAS PORTAS

Após a compra de um centro de fresamento-torneamento, o WFL M40, em 2007, logo ficou claro que era necessário um sistema CAD-CAM moderno para aproveitar ao máximo a máquina, já que o sistema de programação existente não poderia ser usado para programar um fresamento-torneamento de alto desempenho. Entre as muitas empresas que propuseram uma solução de CAD-CAM, a Moldtech, empresa de Rupert Steiner, se destacou das demais, oferecendo uma proposta convincente não apenas pela qualidade de seu software integrado de CAD-CAM "TopSolid", mas também pela competência de sua equipe. "Em nossa WFL, só podíamos programar coisas simples manualmente. Graças ao TopSolid, agora também podemos fabricar peças altamente complexas e atender aos desejos individuais dos clientes", diz Steiner. Duas estações de trabalho TopSolid foram configuradas, a partir das quais os operadores podem programar os centros de usinagem Reiden, bem como o WFL."

A FACILIDADE DE OPERAÇÃO LEVA A EXCELENTES RESULTADOS

"Para mim, o mais importante do TopSolid é a facilidade de operação. Você chega ao resultado rapidamente, sem frescuras. Nossa equipe se sente realmente à vontade com o software. Isso é muito importante para mim", diz o chefe da empresa, Rupert Steiner. Nos últimos anos, houve muitas mudanças no mercado. Com a transição de 2D para 3D, o espectro de peças se tornou muito mais complexo e abriu caminho para novos clientes. A equipe da Kalcher Maschinenbau precisou se adaptar à nova situação de forma correspondente. "Após a introdução do software em 2008, enviei meus funcionários para treinamento na Moldtech", diz Rupert Steiner. "O treinamento foi tão eficaz que pudemos implementar o software na prática depois de apenas algumas semanas. Quatro de meus funcionários foram treinados na Moldtech, inicialmente em fresamento, torneamento e fresamento-torneamento básicos. O treinamento individual final na empresa foi então adaptado com precisão ao nosso espectro de peças. A característica especial do conceito de treinamento sob medida da Moldtech é o avanço individual. Isso permite que você melhore os processos de trabalho e, portanto, aumente a produtividade."

CADA OPERADOR DE MÁQUINA ESCREVE SEUS PRÓPRIOS PROGRAMAS

Graças à excelente preparação fornecida pela Moldtech, a Kalcher aplica um princípio que não é possível em muitas outras empresas: aqui, os dados CAD externos são importados rapidamente e cada operador de máquina escreve seus próprios programas no sistema de programação e, portanto, pode trabalhar independentemente dos outros. "A pessoa que escreve o programa também fabrica a peça. Isso resulta em muito menos erros, pois o funcionário mantém o controle do processo de produção desde o início. O gerenciamento integrado de estoque também aumenta a supervisão e a segurança durante a programação", diz Steiner. Além do fato de que muitas peças complexas agora podem ser programadas, o potencial da máquina agora é aproveitado de forma abrangente, já que o quinto eixo só pôde ser totalmente explorado com a introdução do TopSolid, para resultados que compensam! A carteira de pedidos está mais cheia do que nunca: "Há alguns pedidos que nem sequer aceitamos, pois o gasto não vale a pena. Só os aceitamos quando também são interessantes para nós, como, por exemplo, quando envolvem o corte de peças complexas." A crise econômica de 2008 passou direto por nós! Continuamos a manter uma curva ascendente", diz Rupert Steiner.

OS PRINCIPAIS ESPORTISTAS DO MUNDO CONFIAM NA TECNOLOGIA

O perfil em ascensão da empresa e os altos níveis de satisfação dos clientes geraram uma excelente reputação para a Kalcher Maschinenbau GmbH, que chega até o mundo do esporte. Alguns dos pilotos de bobsleigh mais bem-sucedidos do mundo utilizam a tecnologia da empresa bávara, como o russo Alexander Jurjewitsch Subkow. O várias vezes campeão mundial confia nos patins e chassis da Kalcher e não fica sem eles em nenhuma competição. Eles o ajudaram a vencer muitas corridas. O russo não é o único a depositar sua confiança na Kalcher; o mais conhecido piloto alemão de bobsled, Christoph Langen, também é um fã incondicional. Nesse sentido, as nuances específicas do bobsled são sempre produzidas de acordo com as especificações e os requisitos do esportista com a ajuda da TopSolid. "Há diferenças enormes que devem ser levadas em conta", diz Rupert Steiner. "Para cada condição, há conjuntos de patins adicionais: por exemplo, as diferentes temperaturas do gelo, queda de neve, chuva etc. Desenvolvemos os patins em colaboração com o piloto e, graças ao TopSolid, a implementação é uma brincadeira de criança. Eu particularmente aprecio o fato de que os testes e as modificações podem ser realizados muito rapidamente. No entanto, em última análise, o que é decisivo não é o material, mas o que está acontecendo na cabeça do piloto."

FORTE CRESCIMENTO DA ENGENHARIA MECÂNICA NA BAVÁRIA

As coisas não poderiam estar indo melhor para a empresa sediada em Chieming. Isso também pode estar relacionado aos desenvolvimentos atuais no sul da Alemanha: "Na minha opinião, a Bavária passou por enormes desenvolvimentos tecnológicos. Houve um forte crescimento, especialmente na engenharia mecânica e na fabricação de ferramentas e moldes. Nos últimos anos, a demanda tem aumentado constantemente. A Moldtech está preparada para o futuro, e o mercado deve continuar evoluindo", diz Klaus Spagl, gerente da filial da Moldtech Bavaria. Rupert Steiner e sua equipe estão ativos no esporte de ponta há mais de 10 anos e agora podem contar com muitos esportistas mundialmente famosos entre seus clientes. Hannes Arch, piloto de acrobacias e ex-campeão mundial da Red Bull Air Race Series, incorporou peças da Kalcher em sua aeronave e tem obtido muito sucesso com isso há muitos anos. A Kalcher Maschinenbau Company também é um participante importante no automobilismo. Na Fórmula 1, eles estão envolvidos na produção de links de suspensão e asas traseiras ajustáveis e, regionalmente, também apoiam, com componentes e materiais, a Equipe de Corrida de Fórmula da Universidade Técnica de Munique, onde os alunos desenvolvem e constroem anualmente seu próprio carro de corrida, para competir uns contra os outros em competições internacionais. Tudo isso seria difícil de conseguir sem a ajuda do TopSolid. O software facilitou muito as coisas na Kalcher: "A maior vantagem do TopSolid é o design claro e sistemático do software e a clareza do layout. Depois de dominar o básico, é fácil continuar de onde parou, mesmo que você não esteja sentado e programando diariamente no PC", diz Andreas Steiner sobre a facilidade de operação do TopSolid. Portanto, podemos prever com ansiedade quais mercados a empresa ainda conseguirá conquistar com a ajuda da Moldtech.

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação