Login

Os investimentos são vitais para se manter à frente da concorrência

-
Sheetmetal

Selecionar um nicho de mercado específico, produzir em pequenos lotes e atender às exigências específicas dos clientes locais - essa é a chave para o sucesso das PMEs belgas.


Selecionar um nicho de mercado específico, produzir em pequenos lotes e atender às exigências específicas dos clientes locais - essa é a chave para o sucesso das PMEs belgas. Para nós, "local" significa, obviamente, "europeu". Portanto, as PMEs são forçadas a investir em novas tecnologias que lhes proporcionem uma vantagem competitiva no mercado e lhes permitam enfrentar a concorrência que surge nos novos países da UE com salários mais baixos e, portanto, custos de produção reduzidos.

Essa, pelo menos, é a visão de Nathalie Celis, diretora administrativa da Garnimetal. A Garnimetal, uma empresa familiar tradicional sediada na cidade belga de Wavre e especializada na fabricação de chapas metálicas, está prestes a comemorar seu 80º aniversário em 20 de dezembro de 2004. Há alguns meses, o departamento de CAD da Garnimetal foi atualizado quando a empresa adquiriu um conjunto de soluções do fabricante francês de software Missler Software: TopSolid, TopSolid'PunchCut (composto pelo TopSolid'Punch, um software CAM para pilotagem de ferramentas de puncionamento que também inclui os pós-processadores necessários para a preparação da máquina, e pelo TopSolid'Cut, uma solução CAM para corte a laser). Outro item da agenda de investimentos da Garnimetal em 2004 é a compra de uma nova máquina de corte a laser para permitir o processamento em uma velocidade maior, mas a empresa ainda está aguardando a oferta certa. Um requisito essencial para a Garnimetal é a integração de seu ambiente de produção com a linha de soluções da Missler Software: TopSolid'PDM (Product Data Management, para o gerenciamento de projetos, desenhos, documentação e outros arquivos) e TopSolid'Erp (gerenciamento de todas as atividades da empresa usando um banco de dados Oracle e um feedback definido dos dados de produção). A revista francesa "Industrie Technique et Management" conversou com Nathalie Celis, diretora administrativa da Garnimetal, e com Luc Cornelis, da 4D Services, parceiro de distribuição das soluções CAD/CAM/ERP da Missler Software.

FABRICAÇÃO DE CHAPAS METÁLICAS

A Garnimetal é uma empresa pequena: 25 de seus 30 funcionários trabalham no chão de fábrica e outros quatro no departamento de design. Em 2003, a empresa faturou cerca de 2,5 milhões de euros. A Garnimetal foi fundada em 1924 como uma marcenaria industrial, fabricando principalmente assentos para navios de passageiros e trens. As estruturas originais de madeira foram posteriormente substituídas por uma estrutura de alumínio mais leve. Consequentemente, a usinagem de metais tornou-se cada vez mais parte do portfólio da Garnimetal. Em 1974, a empresa abandonou totalmente seu ramo de marcenaria e se concentrou exclusivamente na usinagem de metais. A gerência investiu sistematicamente em maquinário adequado, primeiro em máquinas de perfuração e, mais tarde, em uma máquina de corte a laser e nas prensas de dobra e estações de solda necessárias para o processamento posterior. Atualmente, a Garnimetal oferece produtos feitos sob medida ou em pequenas quantidades de aço, aço inoxidável, alumínio, cobre, latão, tântalo ou titânio com espessuras que variam de 0,2 a 15 mm. Os clientes da Garnimetal vêm de diversos setores: montagem de eletrônicos, equipamentos ferroviários (por exemplo, carcaças de motores, gabinetes de controle), dispositivos de segurança (por exemplo, barreiras, catracas para controle de acesso), medicina, tecnologia de sala limpa, cozinhas industriais em inox. A maioria dos clientes da Garnimetal se concentra na montagem final e, portanto, terceirizou a fabricação de chapas metálicas para fornecedores externos.

3D PARA 2D

As peças são derivadas de desenhos ou desenvolvidas em cooperação entre o cliente e os projetistas da Garnimetal. A empresa prefere e procura ativamente nichos de mercado com trabalhos feitos sob medida ou personalizações que exijam que o fornecedor esteja localizado próximo às instalações do cliente. Os pedidos de produção em lote, por outro lado, são cada vez mais terceirizados para países da UE com níveis salariais mais baixos. Essa tendência tem se tornado cada vez mais evidente nos últimos anos. A empresa investiu em máquinas NC, e uma solução especial de software CAM para projetos de chapas metálicas, o 3D Catalpa (que desde então se tornou o TopSolid'PunchCut), está em uso no departamento de projetos há mais de 10 anos. Um requisito essencial para o projeto de chapas metálicas é a inclusão de funções que permitam a criação de padrões planos 2D a partir do modelo de peça 3D e a geração rápida e eficiente de programas CAM para uso em máquinas de puncionamento e corte a laser. A Catalpa forneceu essa funcionalidade: os projetistas da Garnimetal podem criar os desenhos de produção 2D a partir do modelo 3D e usá-los para configurar a solução CAM para controlar as máquinas de puncionamento e corte a laser. Muitos dos pedidos atuais - supostamente repetitivos - são, na verdade, uma sequência de lotes individuais de pequeno porte: As peças a serem fabricadas são semelhantes, mas cada pedido de acompanhamento exige modificações. As alterações necessárias às vezes são pequenas: um diâmetro de furo diferente para facilitar a montagem, uma borda um pouco maior ou mais fina e assim por diante. Uma das desvantagens do Catalpa na época era a repetição de tarefas caso fosse necessário realizar alguma modificação. Cada modificação de peça exigia a geração de um novo desenho 2D do zero e as operações subsequentes necessárias para a geração do código ISO. Após a fusão da Missler Software com a Catalpa, nasceu uma nova geração de software CAM integrado para chapas metálicas, o TopSolid'PunchCut. O TopSolid'PunchCut é uma solução totalmente integrada que otimiza o processo de fabricação de chapas metálicas e, em particular, melhora a criação de padrões planos a partir do modelo 3D para chapas 2D para puncionamento e corte a laser. Além de ser uma solução totalmente integrada, o TopSolid oferece uma arquitetura com total interdependência. Isso significa que qualquer alteração em um parâmetro (por exemplo, um diâmetro de furo diferente) aplicada em qualquer uma das três fases de desenvolvimento (3D, 2D ou CAM) pode ser facilmente aproveitada para as outras fases sem trabalho adicional. Isso elimina a repetição desnecessária de tarefas, permitindo que o operador continue trabalhando em um projeto em vez de recomeçar várias vezes.
 

UM PROCESSO DE APRENDIZADO

A solução já está sendo usada há três meses, e é claro que é difícil quantificar exatamente os benefícios. Cada projeto ainda requer a criação do banco de dados e dos componentes, alguns dos quais podem ser reutilizados posteriormente graças à parametrização. A familiarização com o TopSolid geralmente requer um treinamento de 5 dias para usuários iniciantes. A Garnimetal decidiu realizar um treinamento de três dias, com mais dois dias de duração, quando os usuários já tivessem adquirido alguma experiência real de projeto com o software. Os treinamentos de acompanhamento já foram programados. Os operadores do TopSolid'PunchCut receberam um treinamento inicial adicional de 8 dias sobre as soluções CAM da Missler Software. Eles também receberão mais 2 dias para otimizar ainda mais o uso do software. A Garnimetal recebe suporte da 4D Services e diretamente da sede francesa da Missler Software, quando necessário. Um exemplo dessa cooperação perfeita é a ajuda da Missler Software na seleção da máquina de corte a laser correta. O teste de tais máquinas normalmente requer uma variedade de programas CAM, mas a compra de todos os pós-processadores estava fora de questão. A Missler Software pôde ajudar fornecendo à Garnimetal o código ISO de várias máquinas de corte a laser, o que permite um benchmarking fácil e a comparação subsequente do desempenho de cada máquina. Os programas foram solicitados em uma quinta-feira e já estavam disponíveis na segunda-feira seguinte.

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação