Login

Crouzet Agencement: especialistas em design de interiores sob medida

24 November 2015

Criada em torno de uma cadeia digital formada pelos softwares CAD/CAM TopSolid'Wood e TopSolid'WoodCam, a abordagem original adotada por essa PME envolve os clientes no design de seus móveis. Uma fonte de satisfação para os clientes e uma prova da capacidade de resposta dessa empresa do norte da França.


CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS SOB MEDIDA E QUE MUDAM A VIDA DAS PESSOAS

Praticando o que pregam diariamente, o princípio orientador da empresa, que tem suas raízes em uma oficina de marcenaria fundada em 1948 em Roubaix, tem sido um grande sucesso entre seus clientes: "Somos especializados em criar móveis sob medida para varejistas, hotéis, restaurantes, o setor de saúde, o setor de serviços... mas também para pessoas físicas", explica Jean-Maurice Morque, que assumiu a direção da marca em 2009 para trazê-la para o século XXI. Com pensamento livre e mente aberta, essa pequena empresa emprega cerca de 30 profissionais; uma equipe entusiasmada e constantemente motivada por uma preocupação com a eficiência que combina habilidades sociais com conhecimento tecnológico. "Chamamos nossos clientes de 'beneficiários', pois eles estão ativamente envolvidos na criação de seus móveis", ressalta o especialista. "Especialistas em suas vidas diárias, nossos clientes chegam com um projeto e uma série de ideias sobre o uso futuro dos móveis. É nosso trabalho dar vida a essas ideias e propor soluções inovadoras que reflitam as tendências atuais, como essas peças de mobiliário conectadas ou essa parede colorida gravável de 400 m2 ou ainda essa brasserie com a atmosfera de uma boate..."

Os objetivos da Crouzet Agencement são muitos: agregar valor aos clientes, recompensar o trabalho dos funcionários e parceiros, fazer mais usando menos recursos, continuar aprendendo e melhorando, padronizar as melhores práticas e compartilhar e proteger o conhecimento da empresa. "Em nossas instalações, não há escritórios, apenas espaços de trabalho colaborativos onde o cliente é recebido como um especialista", explica Jean-Maurice Morque. "Eles se sentam como parte da equipe com o escritório de design, a oficina e a instalação. Eles explicam o que querem, nós ouvimos e eles constroem o projeto com nossos especialistas e também com os da nossa rede para alcançar o resultado esperado. Os visuais 2D e 3D falam mais alto do que as palavras quando se trata de serem compreendidos."

A peça central dessa organização em estilo de "projeto": Os softwares TopSolid'Wood e TopSolid'WoodCam CAD/CAM (projeto e manufatura auxiliados por computador) da Missler Software, instalados desde 2008. Os planos desenhados com o TopSolid'Wood são transformados em um piscar de olhos em um programa de usinagem com o TopSolid'WoodCam, que é então transferido para as máquinas CNC na oficina. Dessa forma, é possível criar rapidamente um modelo físico do futuro mobiliário, permitindo que o cliente ande em volta do objeto e decida conscientemente sobre quaisquer modificações. Em outras palavras, "podemos desenhar à mão e, em seguida, sair da esfera da imaginação para entrar na esfera do concreto". Essa abordagem reduz significativamente os preços e os prazos. "Com a abordagem tradicional, o cliente lança uma licitação e um arquiteto faz um primeiro esboço, mas sem saber se os planos são viáveis. Isso desperdiça um tempo valioso antes da produção", diz o gerente da Crouzet Agencement. "Nossa abordagem digital permite que os clientes trabalhem em todas as funções de seus móveis, desde a fase de projeto." Dessa forma, o futuro proprietário de um bar pode aperfeiçoar os vários usos de sua ferramenta de trabalho, melhorando os componentes e o layout dos móveis para eliminar o tempo de inatividade. Tudo o que precisa ser feito, então, é revisar essas alterações no TopSolid'Wood para elaborar o plano final do mobiliário, de modo que os suprimentos necessários possam ser adquiridos e a fabricação no TopSolid'WoodCam possa começar. Portanto, o cliente tem uma documentação precisa das fases de produção, com uma melhoria significativa na qualidade e na capacidade de resposta. Outra vantagem da solução da Missler é a segurança dos dados, um ativo inestimável para a empresa, pois os planos são armazenados em servidores externos acessados pela nuvem. Sem mencionar a relação de confiança que foi imediatamente estabelecida com os especialistas da editora de software francesa: "Nosso contato regional da Missler Software, Matthieu Bourdier, não é apenas um vendedor para nós, mas um verdadeiro consultor, com quem ainda mantemos contato regular. Ele nos ajuda a tomar as melhores decisões para a empresa", diz Jean-Maurice Morque.
 

Ativos essenciais neste período de crise econômica em que os clientes têm dificuldade para decidir e em que a empresa se vê constantemente confrontada com a falta de visibilidade. "Os projetos são decididos no último minuto e precisamos estar equipados com as melhores ferramentas para podermos responder quase que instantaneamente", diz o especialista. Um desafio constante para a equipe, que deve sempre esperar o inesperado e ser capaz de dominar peças complexas de mobiliário que estão ficando cada vez mais inteligentes: incorporando dispositivos eletrônicos, iluminação com eficiência energética, sensores de alta tecnologia, telas, etc. Elas se tornam elos importantes no sistema de informações do usuário, capazes de capturar e reproduzir mensagens. Uma equipe formada por homens e mulheres com uma ampla gama de habilidades versáteis e complementares que fazem toda a diferença, capaz de dominar uma variedade de formas e materiais trabalhando em conjunto. Além disso, a igualdade no local de trabalho não é um conceito vazio na Crouzet Agencement; o toque feminino aqui é um ativo importante. 

Uma cadeia digital de alta qualidade combinada com uma equipe eficiente e apaixonada é o que permite a essa empresa olhar para o futuro com tranquilidade. Estabelecida na Europa, ela agora está de olho em mercados mais distantes, como o Oriente Médio, entre outros.      

 TOPSOLID'WOOD E TOPSOLID'WOODCAM: OS PONTOS FORTES DA CADEIA DIGITAL

- O desenho de planos e a fabricação rápida de um modelo físico inicial permitem que os clientes andem pelo móvel, visualizem-no e analisem seu projeto em detalhes

- A empresa pode abordar com confiança projetos de móveis inteligentes cada vez mais complexos

- Documentação extremamente precisa das operações de fabricação

- Proteja os arquivos armazenados em servidores externos acessados pela nuvem

Opinião de Jean-Maurice Morque: "Capacidade de resposta e qualidade: os benefícios das ferramentas de software da Missler são essenciais neste período de crise econômica em que os clientes têm dificuldade para decidir e em que nos deparamos constantemente com a falta de visibilidade."

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação