Login

A Couach aprimora o design de seus super iates

5 April 2017

No implacável mundo da construção naval, a empresa sediada em Arcachon se saiu bem com suas constantes inovações e com os elegantes designs de interiores de navios militares e iates que atraem seus clientes. Uma abordagem baseada especialmente no software TopSolid'Wood da Missler Software, uma ferramenta que acrescenta inteligência à personalização de cada um desses barcos excepcionais.


Criada por Albert Couach para fabricar motores marítimos, este ano a empresa com seu nome está comemorando seu 120º aniversário. A paixão da família Couach pela navegação está, portanto, viva e bem viva em um dos estaleiros mais antigos da França. Desde 1897, essa pequena empresa vem perpetuando a tradição náutica e conduzindo o estaleiro em direção à excelência, e 120 anos de valores atravessaram o tempo com os mesmos princípios orientadores: compromisso, discrição, confiança, honestidade, orgulho e coragem.

Desde a sua criação em sua base em Gujan-Mestras, na Baía de Arcachon, uma inovação foi seguida por outra. Em 1946, o estaleiro familiar começou a fabricar barcos em série e, com o passar dos anos, a empresa, que hoje emprega 300 pessoas, ganhou fama na construção de iates graças às suas excepcionais qualidades marítimas.

No início dos anos 2000, o estaleiro foi modernizado e passou a se dedicar à construção de super e mega iates de luxo. O artesanato autêntico e a potência incomparável dos iates são o know-how especializado que a Couach oferece, juntamente com um diálogo constante com seus clientes. Essas unidades, que medem de 11 a 50 metros e são feitas inteiramente de material composto, sempre foram construídas de mãos dadas com seus clientes. Por exemplo, o construtor naval concebeu seus iates de luxo "Taylor-made" em estrita conformidade com os padrões de luxo do estilo francês. E alguns de seus iates mais recentes são ultra-rápidos. Eles são uma alegria para os amantes do mar e para os fanáticos por velocidade. Além da construção de iates, o estaleiro também projeta navios militares: embarcações de interceptação, barcos de patrulha e navios de vigilância feitos com materiais compostos e o casco em forma de V que se tornou uma marca registrada da marca Couach. Trabalhando com marinhas e governos de todo o mundo, o estaleiro oferece barcos de alta velocidade e serviços relacionados. Ele já equipou mais de 20 países com seus navios. Mais de 280 embarcações foram vendidas para governos franceses e estrangeiros. 

Nenhuma dessas façanhas teria sido possível sem o know-how incomparável desses "artistas" de iates, que usam poderosas ferramentas de projeto e fabricação assistidas por computador (CAD/CAM), perfeitamente adequadas a esse tipo de trabalho meticuloso. Há cinco anos, o design de interiores desses barcos de luxo, adaptados aos gostos de cada cliente, são criados pelo departamento de design usando o software TopSolid'Wood da Missler Software. "Dedicado a aplicações de "madeira", ele nos permite nos destacar da concorrência acirrada no setor de construção de iates", explica Benoît Llomedet, um dos dois designers que fazem os "designs de interiores" no departamento de design especializado da empresa. O casco vazio do barco é rapidamente equipado com uma versão 3D dos móveis, dos acabamentos em madeira e metal e dos sistemas de isolamento e elétrico. Com base no poderoso modelador Parasolid, o aplicativo da Missler Software libera os limites do design. Além disso, seus recursos industriais permitem que os problemas de usinagem sejam levados em conta no modelo 3D desde o estágio de modelagem.

Projetar mais rápido e melhor... Essa meta foi alcançada com sucesso graças, entre outras coisas, às bibliotecas padrão arquivadas pelo software. "Esses poderosos recursos de configuração e associatividade facilitam o gerenciamento do nosso know-how diário", diz Pierre Castel, o outro especialista em design de interiores de navios da Couach. "Tudo foi feito para facilitar o trabalho do designer e aumentar a produtividade." Capaz de lidar com projetos multimateriais, o TopSolid'Wood oferece aos designers posicionamentos predefinidos e pilotos geométricos, além de componentes que o software comunica com as outras ferramentas de TI da empresa. Assim, ele pode enriquecer constantemente o modelo digital do futuro barco projetado com outro aplicativo CAD/CAM. "Graças à comunicação com nossos clientes. Eles podem visualizar uma versão 3D do design de interiores de seu futuro iate", exclama Benoît Lhomedet. Por fim, vem a fabricação dos itens de design de interiores. Reconhecimento automático da geometria para operações de usinagem, associatividade do modelo CAD com a preparação CAM, vários processos de usinagem disponíveis, pós-processadores apropriados, etc. Na rica caixa de ferramentas do TopSolid'Wood, nada foi deixado de lado. E esses recursos serão postos à prova ao projetar e fabricar os futuros iates de vanguarda que a Couach já está planejando...

 

Pontos fortes do aplicativo TopSolid'Wood na Couach:

  • Recursos avançados de configuração e associatividade que facilitam o gerenciamento do know-how diário de design por meio de bibliotecas padrão 
  • Capaz de lidar com projetos multimateriais, o software tem posicionamentos predefinidos e pilotos geométricos, além de componentes com suas máquinas.
  • O software se comunica com a ferramenta usada para projetar o barco, enriquecendo de forma constante e confiável o modelo digital do navio

Opinião de Benoît Lhomedet:

"O TopSolid'Wood facilita a troca de dados com nossos parceiros e a comunicação com nossos clientes. Estes últimos podem visualizar uma versão 3D do design de interiores de seus futuros iates."

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação