Login

A Conceptexpo economiza tempo e aumenta a competitividade graças ao TopSolid'Wood

12 April 2012

A implementação do pacote de software TopSolid permitiu que a Conceptexpo, empresa de displays e estandes de exposição sediada em Wavre, melhorasse sua capacidade de resposta. Graças a esse programa CAD/CAM integrado, a empresa pode produzir seus desenhos de uma só vez e depois transferi-los para a máquina CNC. Desde a implementação desse programa, a Conceptexpo fortaleceu sua posição no mercado. A economia de tempo gerada pelo programa é um fator de grande contribuição. Além disso, o design e a produção estão tão intrinsecamente ligados que os erros são eliminados.


ALTAMENTE REATIVO

A Conceptexpo alcançou altos níveis de profissionalismo ao longo dos anos. Para produzir seus estandes e uma ampla variedade de acessórios, a empresa tem uma divisão de marcenaria e um departamento de metalurgia. "Cuidamos de todos os aspectos internamente, de A a Z", confirma o Gerente de Produção, Pierre Vincent. A empresa tem várias referências impressionantes em seu nome, incluindo a montagem de displays no Museu da Ciência em Bruxelas. A Conceptexpo também é muito ativa no cenário internacional. A diversidade de seus pedidos não apenas permitiu que a Conceptexpo adquirisse o know-how e a experiência necessários, mas também proporcionou à empresa a oportunidade de demonstrar flexibilidade e capacidade de resposta exemplares. Essa diversidade em uma única organização naturalmente exige uma estrutura rigorosa.

ESCOLHA DO SÓLIDO

A Conceptexpo adquiriu recentemente um novo pacote de software TopSolid, comprado da 4D Services. Pierre Vincent explica: "Primeiramente, analisamos o mercado como parte do processo de seleção e o reduzimos a uma pequena lista de sete soluções, optando finalmente pelo TopSolid. O desempenho e a abrangência do programa nos impressionaram desde o início."

A solução em questão é o programa CAD/CAM integrado (TopSolid'Wood e TopSolid'WoodCam) da Missler Software. Ele é o sétimo sistema CAD/CAM mais popular do mundo, com mais de 20.000 licenças vendidas em todo o mundo. O módulo TopSolid'Wood foi especialmente projetado para ser usado no setor de madeira. O software de desenho possibilita a produção de representações em 3D em um piscar de olhos. Não há limites para as formas que podem ser processadas. O software inclui várias ferramentas dedicadas ao trabalho com madeira: perfilamento, contraperfilamento, produção de chanfros e ranhuras, elevação, inserção de cavilhas etc.

DEFINIR BIBLIOTECA E NOVOS PROJETOS

O programa inclui itens de uma biblioteca definida, mas com a possibilidade de integrar novos projetos. Portanto, você pode basear convenientemente cada novo projeto nos anteriores. Isso resulta em um programa econômico, rápido e eficiente. "E era exatamente isso que estávamos procurando em nosso negócio. Isso nos poupa um número considerável de horas de trabalho", afirma Pierre Vincent. O TopSolid é uma solução CAD/CAM integrada e abrangente. Isso significa que o modelo 3D obtido é usado diretamente na produção. Isso garante um vínculo estanque entre o escritório de design e a preparação do trabalho. Pieter Cornelis, da 4D Services, explica: "Tudo o que é desenhado é salvo pelo software. Para oferecer aos designers a liberdade ideal para seus projetos 3D, o TopSolid propõe duas maneiras de criar projetos: design livre e design paramétrico".

PROJETO GRATUITO

No design livre, o TopSolid permite que você crie peças e composições não relacionadas. Isso pode ser muito útil quando o designer não precisa de associatividade ou modelagem paramétrica. Os designers já estão trabalhando dessa forma há anos. Por que trabalhar de acordo com regras paramétricas quando não é necessário? Isso é particularmente útil na divisão de fabricação de estandes, que geralmente trabalha com medidas não padronizadas.

PROJETO PARAMÉTRICO

Com o design paramétrico do TopSolid, o desenhista intuitivo adiciona automaticamente (= implicitamente) regras paramétricas ao modelo. Assim, o programa fornece diretamente as dimensões e restrições corretas e o projetista obtém um modelo paramétrico em um piscar de olhos. As relações podem ser adicionadas ou excluídas a qualquer momento. Como diz Pieter Cornelis, "Você pode adaptar a geometria (forma) do seu modelo de acordo com as variáveis. Em outras palavras, você não está limitado aos modelos da biblioteca e se beneficia de maior flexibilidade."

CONECTIVIDADE COM A MÁQUINA CNC

O TopSolid'Wood controla as serras automaticamente. O pacote de software inclui funções específicas para trabalhar madeira sólida (perfuração, perfilamento, contraperfilamento) e painéis (cavilhas, montagem de cantos de gabinetes, fileiras de furos, etc.). O software é conectado diretamente às serras CNC. Como os diferentes módulos estão todos integrados em um único pacote de software, resultando em um único ambiente de trabalho, não há necessidade de aprender a usar programas adicionais. Uma segunda vantagem considerável está no vínculo direto que existe entre os modelos 3D e 2D. Isso praticamente elimina os erros de interpretação. Portanto, os dados não são apenas processados com eficiência, mas a integração também evita o risco de erros. Além disso, os erros são exibidos na tela e podem ser corrigidos usando o software. O programa pode controlar máquinas 3D (a fresa é sempre vertical) e também máquinas de 5 eixos. A Conceptexpo possui uma Masterwood Project 5, máquina de mandrilamento e fresagem de 5 eixos.

OS PROFISSIONAIS E OS PROFISSIONAIS

Até o momento, o TopSolid só trouxe benefícios para a Conceptexpo. Aqui está um resumo de algumas das vantagens mais significativas.

POSICIONAMENTO COMPETITIVO NO MERCADO

"Anteriormente, usávamos o Autocad", explica Pierre Vincent. "Com o TopSolid'Wood, podemos realizar todas as tarefas e responder rapidamente às demandas do mercado. Fazemos o trabalho duas vezes mais rápido do que antes, o que fortaleceu ainda mais nossa posição no mercado." Antes da chegada das máquinas CNC, tudo consumia muito tempo e as medições eram feitas à mão, usando os desenhos. Hoje, a grande maioria do trabalho de preparação é feita atrás de uma mesa. Esse progresso mostra que a automação intensiva é imprescindível se você não quiser que sua posição no mercado caia.

VISUALIZAÇÃO

Esse software também é um bônus para o cliente. Os designers podem visualizar seus projetos e apresentá-los aos clientes. A força do design está no fato de que os clientes têm uma ideia dos resultados finais que podem esperar obter. Essa visualização também significa que o cliente pode se envolver mais no projeto. Os desenhos são produzidos diretamente em 3D. O software permite que você gire o desenho e veja o projeto de todos os ângulos.

SEM ERROS DE INTERPRETAÇÃO

As vantagens para o designer são muitas. Não faz sentido projetar algo se não for possível fabricá-lo depois. Os erros de projeto são detectados mais rapidamente, o que também economiza tempo. Graças ao vínculo direto entre 3D e 2D (controle da máquina), os erros de interpretação são efetivamente eliminados.

RÁPIDO E INTELIGENTE

O uso do TopSolid'Wood gera uma economia de tempo considerável devido à rapidez e à precisão do programa. As modificações no projeto não são mais demoradas. Não há necessidade de iniciar novos desenhos do zero. Após modificar um item, o próprio programa executa os novos cálculos e, em seguida, adapta automaticamente a montagem. Basta um único desenho, que é então simplesmente adaptado.

TREINAMENTO NECESSÁRIO

O treinamento e a orientação são de suma importância ao implementar um novo pacote de software. É necessário um treinamento adequado para se familiarizar com o software. Para a Conceptexpo, a 4D Services forneceu esse treinamento. Uma semana para desenho e uma semana para programação de máquinas (WoodCam). Pieter Cornelis é categórico: "O treinamento é absolutamente indispensável para aproveitar ao máximo tudo o que o pacote de software tem a oferecer. Portanto, é dada uma atenção muito especial a ele".

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação