Login

A Brouillet Production combina qualidade e reatividade

5 March 2015

Essa PME familiar é especializada no design e na fabricação just-in-time de móveis feitos sob medida que atendem às exigências do cliente final. Sua abordagem baseia-se em uma organização dinâmica e no uso de recursos eficientes, como o TopSolid'Design da Missler Software e máquinas controladas numericamente.


Em 1973, Lucien Brouillet abriu sua oficina em Martigne-Briand, perto de Angers, na França, que produziu móveis de carvalho em estilo rústico por cerca de 20 anos. A empresa ganhou uma nova dimensão na década de 1990, quando Lucien Brouillet decidiu mudar de rumo e produzir móveis para decoração. A empresa investiu em máquinas com controle numérico e passou dos métodos tradicionais para uma organização semi-industrial genuína. O know-how da empresa e sua capacidade de atender às demandas de projetos cada vez mais criativos conquistaram gradualmente novos clientes de todos os lugares. Hoje, essa PME de 35 funcionários é igual até mesmo às oficinas mecânicas mais avançadas. Os seis projetistas do escritório de design usam o software CAD (projeto assistido por computador) TopSolid'Design de alto desempenho da Missler Software, enquanto os centros de usinagem, as serras e as coladeiras de bordas Homag com controle numérico estão nas mãos de cerca de 20 operadores experientes. "Todos os nossos especialistas trabalham diretamente com nossos clientes. Os exemplos incluem a produção de móveis usados para equipar cinemas, o que representa 30% do nosso faturamento, mas também lojas de luxo, pontos de venda, barcos de recreio e muito mais", explica Yohann Choletais, que gerencia o escritório de design. A prioridade máxima é oferecer a cada cliente um serviço completo. Desde os desenhos produzidos no escritório de design até a supervisão das operações de fabricação, o cliente sempre tem um único ponto de contato, desde o pedido até o recebimento dos produtos acabados. Os móveis são instalados na França e em toda a Europa, de Londres a Moscou, por equipes de especialistas.

Em 2009, a empresa optou pelo TopSolid'Design para atender às suas necessidades crescentes e melhorar sua reatividade. "Obviamente, analisamos com muita atenção todas as soluções do mercado, mas foi a ferramenta da Missler Software que melhor atendeu às nossas necessidades", explica o especialista. "Esse software fácil de usar e poderoso é ideal para uma estrutura pequena como a nossa, que precisa atender a pedidos cada vez mais complexos." A empresa precisou treinar sua equipe em novas técnicas, como o CAD 3D. Os seis projetistas do escritório de design foram treinados pelos especialistas da Missler Software e agora são capazes de explorar todo o potencial do software. E eles certamente têm muito o que fazer! A Brouillet Production precisa produzir as formas mais excêntricas e processar uma ampla variedade de materiais, além da madeira: resinas sintéticas, metais, vidro, eletricidade, sinalização, estofamento, mármore, plexiglas etc.

O TopSolid'Design tornou-se essencial em todos os estágios, antes de as unidades entrarem em produção. "Os clientes podem ver uma visualização em 3D do layout de suas futuras unidades no local, além da cor, da instalação do equipamento de computação e assim por diante. E eles podem decidir em tempo real se querem fazer alguma alteração", explica Yohann Choletais. "Graças ao aplicativo da Missler Software, podemos propor uma solução bem adaptada ao projeto e ao orçamento do cliente, ao mesmo tempo em que recorremos ao nosso conhecimento técnico para aprimorá-la ainda mais."

Com vistas de todos os lados, cortes e perspectivas em 3D, os móveis não guardam mais segredos para o cliente. Os desenhos precisos e claros produzidos com esse software CAD facilitam o trabalho da oficina e aceleram a produção. E os clientes agora exigem cada vez mais desenhos em 3D que sejam mais fáceis de ler. E não há mais necessidade de modificações manuais que podem resultar em erros.

Reduzir os tempos de projeto e construção tornou-se uma verdadeira obsessão, no sentido positivo do termo, para os especialistas da Brouillet Production. "Quanto mais cedo pudermos detectar uma falha de projeto, mais tempo poderemos economizar", observa Yohann Choletais.

O TopSolid'Design também melhorou a comunicação com os fornecedores da empresa, que se encarregam de parte das atividades de produção. "Podemos modelar uma peça e enviá-la aos nossos parceiros muito rapidamente", explica o especialista, que insiste na importância da integração das bibliotecas de elementos padrão configuráveis (unidades, hardware, acessórios). Outro ponto forte significativo que reduz consideravelmente os tempos de projeto. "Simplesmente alterando as dimensões, podemos adaptar rapidamente uma unidade ao projeto do cliente", conclui Yohann Choletais. Ele sonha em adicionar o software TopSolid WoodCam aos meios de produção da empresa.

PRINCIPAIS FATOS

O problema:

  • Economize tempo e reduza o número de falhas de projeto e construção
  • Melhorar o diálogo de marketing com os clientes

 A solução:

  • Implementar um software avançado de CAD 3D que seja bem adaptado às necessidades da empresa

Os benefícios:

  • Visualize a unidade de todas as perspectivas
  • Usar uma biblioteca de componentes padrão
  • Detectar quaisquer defeitos o mais rápido possível
  • Reduzir os prazos de entrega dos pedidos por meio do aumento da eficiência do escritório de design

Produção de Brouillet em números

  • Número de funcionários: 35
  • Número de usuários do TopSolid'Design no escritório de design: 6
  • Receita de vendas: 4 milhões de euros
  • Área de superfície: 3.500m2 com possibilidade de ampliação

Voltar à lista


Compartilhar :

Precisa de mais informações

PERGUNTA SOBRE NOSSO
PRODUTOS OU SOLUÇÕES?

Encontre o ponto de vendas mais próximo Contate-nos Obter uma cotação